Uma tartaruga a pôr ovos no asfalto de uma pista de aviões não é um gesto natural mas é real. A fotografia foi tirada nas Maldivas, na Ilha de Maafaru, e mostra uma tartaruga verde a desovar longe daquele que costuma ser o cenário habitual para o fazer: a praia a poucos metros do aeroporto. O animal não se enganou, fez como sempre milhares de quilómetros, tal como outras centenas de tartarugas o fazem anualmente, para pôr os ovos no sítio do costume, só que a construção de um aeroporto diminuiu a extensão da praia.
A Ilha de Maafaru é conhecida por ser um dos lugares mais utilizados pelas tartarugas para desovarem. Esta espécie em concreto, a tartaruga verde, está na lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e uma das causas para estar em risco de extinção é precisamente o desaparecimento das áreas de desova mais habituais.
Here's the same stretch of atoll in Maafaru in 2002 vs 2019 pic.twitter.com/ncISb3e84J
— George Roff (@JezRoff) 12 de abril de 2019
De acordo com fonte autárquica da Ilha de Maafaru citada pelo La Vanguardia, as construções nas Maldivas parecem não estar a contribuir para que as tartarugas deixem de procurar a ilha: “Apesar da pista, a frequência com que as tartarugas visitam a ilha para desovar não diminui”.
Nas redes sociais foi partilhada uma imagem que põe em evidência o que se passa nesta ilha das Maldivas. Em 17 anos, os animais perderam a maior parte da área que usavam para a desova, graças às construções, que têm cortado o areal . A diminuição do habitat das tartarugas verdes da Ilha de Maarafu já levou a que várias organizações ambientais pedissem alternativas ao poder local para que a espécie não seja afetada.