O designer Miguel Vieira vai participar pela primeira vez no calendário oficial da Semana da Moda Masculina de Milão, evento que decorre entre 14 a 17 de junho, anunciou esta segunda-feira fonte oficial.

“Foi uma total surpresa para mim, mas era um patamar que há muito tempo queria atingir. Esperei 15 anos para que isto acontecesse”, avançou à agência Lusa o designer Miguel Vieira, 53 anos, depois de saber que vai apresentar a sua coleção primavera/verão 2020 no dia 17 de junho, pelas 14:00, no calendário oficial da Semana da Moda Masculina de Milão (Itália), evento onde vai desfilar ao lado de marcas como Versace, Prada e Gucci, entre outras.

O designer natural de São João da Madeira, condecorado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República Jorge Sampaio, assume que, para um português, estar no calendário oficial de uma semana da moda em Itália, onde desfilam marcas como a Fendi ou Armani, é “muito complicado”, pois “todos os meses em Itália saem milhares de jovens designers das escolas”.

“É uma grande vitória da moda portuguesa”, afirmou congratulando-se também pelo jovem ‘designer’ David Catalán ter sido igualmente escolhido para apresentar a nova coleção no mesmo evento, mas num espaço dedicado aos talentos emergentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

David Catalán estreou-se além-fronteiras em janeiro de 2018 na Semana de Moda da Altaroma (Itália), no âmbito do BLOOM, a plataforma que o Portugal Fashion dedica exclusivamente aos novos designers e em que o jovem criador entrou em 2016.

A designer portuguesa Alexandra Moura apresentou a colecção outono/inverno “Bestiário”, na semana da moda de Milão (feminina) em fevereiro, e foi a primeira criadora nacional a integrar o calendário oficial daquele evento. Para o Portugal Fashion, o ano de 2019 está a revelar-se um “grande ano para a moda portuguesa”.

“Depois da estreia de Alexandra Moura, em fevereiro, é a vez de Miguel Vieira (…) e também David Catalán”, que ganha uma oportunidade na semana da moda italiana e apresenta a nova coleção numa “‘slot’ dedicada aos talentos emergentes”.

O Portugal Fashion, um projeto da responsabilidade Associação Nacional de Jovens Empresários desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.