Rádio Observador

Lançamentos

Agustina. Duas novas edições em junho e dois novos livros até ao final do ano

A Relógio d'Água, que tem vindo a disponibilizar a obra completa da autora, vai publicar neste mês "Vento, Areia e Amoras Bravas" e "O Sermão do Fogo". Até ao final do ano, deverão sair dois inéditos.

Agustina Bessa-Luís morreu esta segunda-feira, aos 96 anos

Neste mês de junho, a Relógio d’Água, editora que tem vindo a republicar, desde 2017, a obra completa de Agustina Bessa-Luís, vai lançar novas edições de Vento, Areia e Amoras Bravas O Sermão do Fogo. O primeiro, a segunda parte da história de Dentes de Rato, conta com ilustrações da filha da autora, Mónica Baldaque; o segundo, trata-se de um romance originalmente publicado em 1962 e há muito esgotado.

As novas edições surgem no mês da morte de Agustina. Um dos nomes maiores da literatura portuguesa contemporânea, morreu esta segunda-feira, aos 96 anos, na sua casa na Rua da Gólgota, no Porto. A escritora estava, há muito, afastada da vida pública por motivos de doença. Num comunicado enviado às redações, a Relógio d’Água recordou-a como “a maior romancista portuguesa e um dos nossos principais escritores de sempre” e garantiu que tudo fará “para que a obra de Agustina esteja acessível aos leitores, o que inclui os livros esgotados ou há muito inacessíveis e também inéditos”.

Capa da nova edição de Vento, Areia e Amoras Bravas, que vai chegar este mês às livrarias. As ilustrações são de Mónica Baldaque

É nesse sentido que deverá sair, até ao final do ano, um volume com a correspondência da autora com o jornalista e escritor britânico Juan Rodolfo Wilcock. Em declarações à Agência Lusa, Francisco Vale, editor da Relógio d’Água, colocou também a hipótese de se publicar, ainda em 2019, um volume de contos inéditos.

A editora começou a republicar a extensa obra da autora — que inclui romances, peças de teatro, contos infantis e ensaios biográficos — em 2017. Nesse ano, saíram alguns dos livros mais famosos de Agustina, como A Sibila e Fanny Owen, acompanhados por novos prefácios. A edição das obras completas da autora pela Relógio d’Água vai continuar nos próximos anos. Desde 2017, já saíram 15 títulos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)