Ainda faltavam três quartos de hora para o início da partida quando os memes começaram a pingar nas redes sociais. O primeiro de todos os grandes especialistas do assunto — dos memes, leia-se — a ceder à tentação das piadas online foi a página “JJ Bóce”, uma conta no Instagram que caricatura os momentos de Jorge Jesus. E a grande protagonista foi Dolores Aveiro, a mãe de Cristiano Ronaldo.

“JJ Bóce” aproveitou as instastories — uma ferramenta do Instagram em que se publicam conteúdos que desaparecem ao fim de 24 horas — para brincar com Dolores Aveiro e com a chegada de Jorge Jesus ao clube brasileiro Flamengo. A página pegou numa fotografia da mãe do atacante português, que está vestida de vermelho a assistir ao Portugal-Holanda no Estádio do Dragão, e comentou: “Até a Dolores já usa as cores do Flamengo”.

A acompanhar a fotografia, em que também surge uma irmã de Cristiano Ronaldo, Elma Aveiro, estava uma votação em que os seguidores da página podiam exprimir o quanto gostaram da imagem. E uma canção como banda sonora: “Careless Whisper” de George Michael. Veja uma captura de ecrã desse meme aqui em baixo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aos 32 minutos da primeira parte, nada fazia pender o marcador para nenhum dos lados. Portugal não era capaz de marcar, mas os holandeses nem sequer se aproximavam da baliza vermelha e verde. O motivo foi explicado pela GoalPoint através de um meme: a Holanda está a seguir uma estratégia chamada “Tiki Taka”, um nome que nasceu dos tempos de Guardiola no Barcelona, em que a bola é distribuída entre cinco atletas. Mas dali para a frente… nada.

Futebol à parte, até o Twitter, um dos maiores berços de memes em dias de jogo, foi alvo de brincadeiras desta vez. Tudo por causa de uma das hashtag que tem sido utilizada para fazer referências ao Portugal-Holanda: #PORNED. Ora, “POR” é a parte que diz respeito a “Portugal” e “NED” é (Netherlands) a da Holanda. Mas tudo junto faz lembrar outra palavra: “PORN” ou “pornografia”, em português. E o Twitter está a ter tanto cuidado com o assunto que, clicando nessa hashtag, não se encontra uma única imagem.

A segunda parte do Portugal-Holanda chegou com outras emoções, mas as vermelhas e verdes levaram a melhor. Com a Holanda a uma distância segura das redes de Rui Patrício, Portugal conseguiu conquistar a vantagem aos 60 minutos de partida. Cinco minutos antes disso, mesmo antes de Guedes desfazer o empate a zero, o Goal Point encontrou o gif que melhor espelha a posição holandesa.

Ainda não se sabia, mas Portugal acabaria por ganhar contra a Holanda por 1-0. E a laranja acabaria mais espremida ainda:

A seguir ao golo português, “JJ Bóce” teve mais alguma coisa a dizer. Gonçalo Guedes, o autor desse golo, “curiosamente foi treinado por mim, atenção”, sublinhou a página dedicada a Jorge Jesus. É que, quando JJ treinava o Sport Lisboa e Benfica, Gonçalo Guedes era da formação benfiquista. Mais: foi Jorge Jesus que o levou para a equipa principal, antes de o jogador ir para o Paris Saint Germain e ser emprestado ao Valência.

Talvez por isso, no final da partida, tenha nascido este meme.

O que faz Lionel Messi, o eterno rival de Cristiano Ronaldo no lugar de melhor do mundo do futebol, quando Portugal e Holanda disputam o primeiro lugar da primeira edição da Liga das Nações? Para este internauta, interrompe uma sessão de Teletubbies. Mas a muito custo, acredita ele.

Lembra-se quando, na ressaca de Portugal ter ganho o Euro 2016, Éder ter pedido feriado para celebrar a vitória? O “Um Azar do Kralj” lembrou o momento. A melhor parte? Amanhã, segunda-feira, é mesmo feriado: 10 de junho, que é, tão apropriadamente, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“JJ Bóce” também se lembrou da feliz coincidência.

Embora não tenha marcado qualquer golo na final da Liga das Nações, foram os três golos de Cristiano Ronaldo na meia final contra a Suíça que trouxeram a Seleção Portuguesa até aqui. O esforço do capitão português valeu uma ilustração do atleta a juntar a taça da Liga das Nações a uma estante já recheada de prémios. Ainda havia um espaço à espera de ser preenchido ao lado do caneco do Euro 2016.

https://twitter.com/dyablaRt/status/1137822704453718016

A Control também se juntou às celebrações.

O Bola na Rede compara a vitória de este domingo à do Euro 2016 frente à França.

Quase três anos de diferença, mas a mesma sensação!Parabéns, Seleções de Portugal! ???

Posted by Bola na Rede on Sunday, June 9, 2019