Os motoristas da Transportes Sul do Tejo (TST) decidiram suspender a greve marcada para esta quarta-feira, depois de uma reunião que durou mais de duas horas onde os trabalhadores discutiram uma nova proposta feita pela empresa na semana passada, avança a TVI24. Os motoristas aceitaram um salário de 700 euros, informou fonte sindical.

“O plenário decidiu aceitar a proposta da empresa, ou seja, 685 euros em julho e agosto, e depois 700 euros a partir de setembro e até ao final do ano”, adiantou à Lusa João Saúde, da Fectrans — Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações. Segundo o sindicalista, a rodoviária da península de Setúbal deu também a garantia de se iniciarem já as negociações sobre outros pontos, como o trabalho extraordinário, as diuturnidades e o subsídio de alimentação.

“Com base nessa garantia do senhor administrador, os trabalhadores deram aval aos sindicatos para suspender a greve”, referiu, acrescentando que a paralisação vai manter-se neste primeiro dia (hoje) e só está suspensa na quarta-feira.

A proposta com o novo valor salarial foi feita aos sindicatos na semana passada, mas só esta terça-feira, no primeiro dia de greve, foi comunicada aos cerca de 500 trabalhadores que estiveram reunidos em plenário, na sede da empresa, em Almada, no distrito de Setúbal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os sindicatos estão desde as 13 horas reunidos com o novo administrador da TST, José Pires Fonseca, que iniciou funções a 3 de junho. A agência Lusa tentou contactar a administração da empresa, mas não foi possível obter declarações.

Os motoristas da TST iniciaram esta terça-feira uma greve de 48 horas, pelo quarto mês consecutivo, a qual está a registar uma adesão de 95% e a causar supressão de carreiras em toda a península de Setúbal, incluindo as ligações a Lisboa.

O aumento salarial para 750 euros tem sido a principal reivindicação destes trabalhadores, que dizem receber os “ordenados mais baixos” no setor rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa.

A TST, detida pelo grupo Arriva, desenvolve a sua atividade na península de Setúbal, com 190 carreiras e oficinas em quatro concelhos: Almada, Moita, Sesimbra e Setúbal.