Rádio Observador

Acidente Nuclear

10 comparações entre a série ‘Chernobyl’ e as fotos reais do desastre nuclear

237

Trinta e três anos depois do pior desastre nuclear a que o mundo já assistiu, a HBO lança 'Chernobyl' e conta a história ao detalhe. Compare as 10 cenas da série com outras 10 fotos reais do acidente.

“Chernobyl”, o mais recente lançamento da plataforma HBO e uma das séries mais seguidas da atualidade, conta a história do pior acidente nuclear a que o mundo já assistiu. A produção está a causar incómodo junto dos comunistas russos, que chegaram mesmo a apelar  às autoridades do país que proíbam a exibição da série: “Se tivermos sentimento de dignidade como povo e como Estado, a Rússia deve dar uma resposta aos criadores da série. Devemos mover causas penais contra o diretor, o argumentista e o produtor executivo da série por calúnias públicas”, reagiu Serguei Malinkovich, um dos dirigentes do Partido Comunista russo.

Se já tinha prometido tomar as atenções de assalto com relatos pormenorizados sobre a atuação do regime soviético após o acidente — que de tão tardia terá resultado em milhares de mortes pela Europa fora –, a reação russa a ‘Chernobyl’ ainda adensou mais a curiosidade do público. Neste momento, a produção HBO — que tem apenas uma temporada de cinco episódios — conta com uma classificação de 9,6 no IMDB — que avalia filmes, séries e documentários conforme o parecer nos espetadores.

Foi precisamente no IMDB que o Observador recolheu algumas das cenas mais icónicas da série para as comparar com as fotografias reais tiradas durante e depois do acidente nuclear de Chernoyl. Encontrámos imagens dos engenheiros envolvidos no acidente, o momento em que Pripyat se tornou uma cidade fantasma e como é que os hospitais socorreram as vítimas às primeiras horas da manhã daquele fatídico 26 de abril de 1986.

Veja tudo na fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Politicamente Correto

Os filhos do Vasco Granja /premium

Helena Matos

O reitor proibiu a carne de vaca. Os alunos se pudessem proibiam toda a carne. Em Portugal, eles são os filhos e netos do Vasco Granja. Gerações que, entre muita animação, estão a impor uma ditadura.

Turismo

A turistificação da economia algarvia

António Covas

Não é tarefa fácil falar de diversificação da base económica regional quando a atividade turística é aquela que remunera mais rapidamente as pequenas poupanças e os pequenos investimentos realizados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)