820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Acidente Nuclear

Fact Check

Os Simpsons previram morte de Biden?

Uma publicação com várias imagens alega que "Os Simpsons" previram a morte de Joe Biden, a guerra na Ucrânia e um desastre nuclear. Contudo, todas as imagens da publicação foram adulteradas.
Ucrânia

Ucrânia avisa que Chernobyl pode repetir-se

Num discurso proferido no 38.º aniversário da catástrofe nuclear de Chernobyl, Zelensky alertou para a probabilidade de um novo desastre em Zaporijia, "mantida refém" por "terroristas russos".
Guerra na Ucrânia

OMS pede que evitem "perigoso incidente nuclear" 

Diretor-geral da OMS alertou para o perigo de um incidente nuclear "que podia representar enormes ameaças imediatas e a longo prazo para a saúde humana e o ambiente".
Sismo

Japão: sismo de magnitude 6 perto de Fukushima

A empresa que opera a central desativada de Fukushima não detetou "nenhuma anomalia" no complexo da central, provocada pelo abalo, nem na central nuclear de Onagawa, na região vizinha.
Fukushima

Japão e China discutem água de Fukushima

Decisão do Governo japonês de começar a libertar a água radioativa armazenada no seu interior foi aprovada Agência Internacional de Energia Atómica. Acidente na central data de 2011.
Japão

Sismo de 5,8 suspende descargas em Fukushima

Não tendo resultado num tsunami ou causado danos, o sismo que teve o epicentro a 50 quilómetros no fundo do mar levou a central de Fukushima a parar com as descargas de água radioativa tratada no mar.
Fukushima

Fukushima regista e contém fuga de água radioativa

A central nuclear de Fukushima registou uma fuga de 5,5 toneladas de água radioativa, mas que foi contida no interior do complexo. Operadora garante que não teve repercussões no exterior da central.
A História do Dia

Como um filme nos pôs novamente a falar do nuclear

O filme sobre Oppenheimer, considerado o "pai da bomba atómica", teve 13 nomeações para os Óscares. Oito décadas depois do "dia que mudou o mundo", há mais riscos ou vantagens na energia nuclear?
Fukushima

Central tem de indemnizar deslocados de Fukushima

O tribunal ordenou à TEPCO o pagamento de um total de 23,5 milhões de ienes (149 mil euros) a 44 dos 47 queixosos e isentou o governo de responsabilidade.
Guerra na Ucrânia

Agência alerta para centrais nucleares ucranianas

O diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atómica, Rafael Grossi, revelou preocupação por estarem "a multiplicar-se" os perigos em torno das centrais nucleares ucranianas.
Fukushima

4 trabalhadores atingidos por água contaminada

Quatro trabalhadores de Fukushima foram atingidos por água contaminada. Dois deles foram hospitalizados, mas o seu estado é estável. A Tepco está a analisar medidas para evitar que se repita.
Japão

Fukushima. Arrancou 2ª fase de descarga da água

A descarga começou às 2h18 em Lisboa, disse um porta-voz da Tokyo Electric Power. A Tepco tinha anunciado há uma semana a conclusão das inspeções à primeira fase de descarga.
Fukushima

Arranca a 2ª fase de descarga da água de Fukushima

A descarga no mar foi aprovada pela Agência Internacional da Energia Atómica, mas o projeto provocou uma crise diplomática entre o Japão e a China, que suspendeu as importações de produtos do mar.
Fukushima

Japão. China contrasta com apoio internacional

Japão confirma que a libertação de água é conduzida de acordo com as normas de segurança internacionais. País planeia descarregar mais de 1,3 milhões de m3 de água de Fukushima no Oceano Pacífico.
Japão

Japão apresenta queixa contra China na OMC

Tóquio garante que as descargas de água residual da central de Fukushima são inofensivas e por isso contesta o fundamento às restrições chinesas que impuseram restrições às importações nipónicas.
Fukushima

Fukushima. Japão pede para travar assédio à China

"Devo dizer que é lamentável", afirmou Fumio Kishida, sobre as reações da população chinesa à libertação de águas residuais da central nuclear de Fukushima.
Fukushima

Japão liberta águas radioativas. O que significa?

Especialistas dizem que a contaminação será mínima, mas os pescadores estão preocupados o negócio e as pessoas com a segurança alimentar. Ambientalistas dizem que o oceano já tem pressão suficiente.
Fukushima

Fukushima. Protestos e China proíbe marisco

O Japão está "obrigado a enfrentar a condenação internacional durante muitos anos", aponta o governo chinês face à descarga de águas contaminadas que já motivou três manifestações.
Fukushima

Descarga. Primeiro-ministro visita Fukushima 

O primeiro-ministro do Japão anunciou que irá visitar Fukushima no domingo, antes de decidir uma data para libertar no mar água tratada da central nuclear, algo que deve começar no final do verão.
Coreia do Sul

Oposição quer fim das descargas de Fukushima

"O governo japonês deve parar com esse plano, pois a descarga será mortal para os oceanos e isso vai afetar-nos a todos", disse Seong Gon-wi, membro do Partido Democrático da Coreia do Sul.
Energia Nuclear

Oposição alerta para descargas de Fukushima

Líderes do Partido Democrático estiveram reunidos com o diretor da AIEA para alertar para o impacto negativo na região que decorre do plano de descarga de água tratada da central.
Fukushima

Coreia do Norte critica medida aprovada pela AIEA

O regime norte-coreano opõe-se à descarga de água de Fukushima sublinhando que esta vai ter "um impacto negativo fatal sobre a vida humana, a segurança e o ambiente ecológico".
Coreia do Sul

Manifestação contra descarga de águas de Fukushima

Manifestantes exibem cartazes em que acusam a Agência Internacional de Energia Atómica de agir "sob influência do Japão" quando redigiu relatório que permite descargas.
Fukushima

AIEA divulga plano para águas de Fukushima

O governo japonês pretende descarregar a água no oceano depois de a tratar com um sistema de descontaminação que elimina todos os elementos radioativos. O tsunami levou à fusão de três reatores.
Noticiário

19h. Zaporíjia. Falta água para arrefecer reatores

Além da situação sanitária e humanitária, há agora o alerta para o nível do reservatório de água da barragem de Kakhovka. Em causa, está a maior central nuclear da Europa.
Guerra na Ucrânia

Zaporíjia. Técnicos alertam para desastre nuclear

Dois funcionários que falaram à Sky News sob anonimato mostraram-se muito preocupados com as falhas de energia que têm afetado a central e também com a falta de técnicos especializados. 
Guerra na Ucrânia

Nuclear. AIEA fala em "consequências desastrosas"

O diretor da AIEA afirmou que a segurança nuclear e a situação de proteção da central continuam "extremamente frágeis e perigosas", durante o Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Acidente Nuclear

Fukushima. Japão marca 12 anos de sismo e acidente

Com epicentro no oceano Pacífico, ao largo da costa nordeste do Japão, o abalo desencadeou um tsunami, principal causa da morte ou desaparecimento de quase 18.500 pessoas.
Espanha

Espanha. O risco tóxico que dura há 60 anos 

Uma colisão entre dois aviões em pleno voo. Quatro ogivas nucleares a bordo e uma fuga de plutónio que contaminou milhares de hectares. 60 anos depois, o lixo continua por limpar em Palomares, Espanha
Acidente Nuclear

Cães de Chernobyl apresentam diferenças genéticas

Um estudo genético com 302 cães selvagens da Zona de Exclusão de Chernobyl (ZEC) identificou populações caninas geneticamente diferentes entre si e de cães de outras partes do mundo.
Noticiário

15h. Túrquia e Síria com mais mortes que Fukushima

Ainda há muitos desaparecidos, os capacetes brancos sírios alertam para o "momento crucial que se vive no terreno". Ainda, 10º pacote de sanções à Rússia deve ser aprovado nas próximas semanas.
Japão

Governo japonês: águas de Fukushima "são seguras"

No início do mês foi autorizada a descarga no oceano Pacífico de água contaminada e tratada, acumulada na antiga central de Fukushima. O governo japonês afirma que as águas "são seguras".
União Europeia

UE cria reserva para emergências na Finlândia

Comissão Europeia cria reserva estratégica de medicamentos na Finlândia. Financiamento também será usado para formação de pessoas. Em caso de necessidade, reservas servirão toda a União.
Guerra na Ucrânia

AIEA não deteta riscos em Zaporíjia após ataques

Agência da ONU confirmou que "o estado das seis unidades do reator é estável" após os bombardeamentos dos últimos dias, que considerou serem os mais fortes em meses.
Guerra na Ucrânia

Russos usam central como arma, diz Zelensky

Presidente ucraniano alertou uma vez mais para o perigo de um desastre nuclear. Moscovo e Kiev acusam-se mutuamente de efetuarem ataques à central nuclear de Zaporíjia.
Guerra na Ucrânia

Central nuclear. Moscovo e Kiev trocam acusações

Rússia e Ucrânia têm trocado acusações sobre quem tem bombardeado a central nuclear de Zaporíjia. Rússia diz que Ucrânia vai provocar incidente nuclear. Kiev exige a saída das tropas russas.
Noticiário

12h. Incêndio em Abrantes. Meios foram reforçados

Estão cerca de 600 operacionais e quase 190 viaturas no terreno. Ainda, em Viana de Castelo, está a decorrer um referendo local sobre a desagregação de uma união de freguesias: "adesão é positiva".
Noticiário

11h. Félix da Costa é o novo piloto da Porsche

O piloto de 30 anos, que foi campeão mundial de Formula E em 2020 assinou o contrato com a empresa Alemã, por pelo menos 3 anos. Ainda, meios reforçados no combate ao incêndio em Abrantes.
Gabinete de Guerra

"Zaporíjia passou de objetivo a alvo militar"

Tensão em Zaporíjia "serve para obrigar a comunidade internacional a pressionar a Ucrânia". Análise do Major-general Arnaut Moreira, e do Professor António José Telo, aos avanços militares na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Zaporíjia "podia ser mais grave" do que Fukushima

Zhang alerta o Conselho de Segurança e pede que evitem tomar medidas que comprometam a segurança nuclear, pois "os atuais riscos" podem desencadear um desastre "mais grave que Fukushima em 2011".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos