A Lua esteve na sombra da Terra, esta terça-feira, devido a um eclipse parcial que pode ser visto em Portugal. O fenómeno ficou visível a partir das 21h01, hora em que a Lua ficou parcialmente na zona de sombra da Terra.

9 fotos

Se não teve oportunidade de ver o eclipse pode revê-lo aqui, mas não exatamente como se passou em Portugal.

Rui Agostinho, astrónomo e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, explicou à Agência Lusa que se vai poder ver “uma sombra com uma superfície arredondada a entrar pela Lua e a Lua a ficar escura”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E foi isso mesmo que alguns internautas dizem ter registado em Portugal.

Segundo Rui Agostinho, às 22h31 “o eclipse estará no máximo da sua parcialidade”, terminando à 1h20 de quarta-feira, momento em que a Terra vai deixar de fazer sombra no seu satélite natural. “Duas vezes por ano, a Lua passa nessa zona de sombra”, perdendo a iluminação do Sol, explicou o astrónomo à agência Lusa, a propósito do eclipse da Lua.

As imagens do eclipse que fez do dia noite na América do Sul

No CIAPS — Centro de Interpretação Ambiental da Pedra e do Sal, no Estoril, no concelho de Cascais, decorreu uma sessão aberta ao público de observação do eclipse com recurso a telescópios. Também o Planetário do Porto, o Centro de Ciência Viva e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço organizou uma sessão de observação.