Uma criança descobriu nas margens do rio Acre, no Brasil, um fóssil de um réptil gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos, informaram na quinta-feira várias fontes científicas. O paleontólogo Jonas Filho, da Universidade Federal do Estado do Acre (Ufac), está desde terça-feira no município de Brasiléia para acompanhar uma equipa de pesquisadores para extrair a mandíbula e o que parece fazer parte do crânio de uma purussaurus, um réptil gigante que se assemelha aos crocodilos de hoje.
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10212249112617966&id=1682415901
A mandíbula do animal pré-histórico foi encontrada em 11 de julho por uma criança de onze anos que estava a pescar com o pai nas margens do rio Acre, no estado homónimo que faz fronteira com a Bolívia e Peru, mas a descoberta só foi divulgada esta quinta-feira, quando o paleontólogo conseguiu extrair o primeiro fóssil.
O menor, identificado como Robson Cavalcante e que segundo o pai é um entusiasta de questões paleontológicas, correu para a mandíbula e imediatamente achou que se tratava de um fóssil de dinossauro. O pai, o carpinteiro José Militão, realizou as primeiras escavações, tomando precauções para evitar danos à mandíbula, como disse aos jornalistas o paleontólogo Jonas Filho, que observou que a descoberta da criança é “sem precedentes”, porque é uma peça completa e não fragmentada.
E ontem que eu fui em uma expedição arqueológica! Foi encontrado no meu país Brasileia uma mandíbula que compõem o crânio de um Purussauro (Purussaurus brasiliensis). Coisas que só se vive uma vez! ????????????
Fotos: do meu amigo e colega de job Raylanderson Frota pic.twitter.com/dA6nwobvBa— leo (@oleojaime) July 17, 2019