Dinossauros

Espécie anã de Tyrannosaurus rex descoberta

Cientista americano conclui que ossadas guardadas no Museu de História Natural de Mesa são de um dinossauro anão, de uma espécie próxima do Tyrannosaurus rex.
Dinossauros

Vítimas do meteorito que extinguiu os dinossauros

Cientistas e paleontólogos descobriram os fósseis das primeiras vítimas do meteorito que levou à extinção dos dinossauros e defendem que morreram todos no mesmo dia.
Dinossauros

Mongólia. Descoberta nova espécie de dinossauro

Os vestígios da nova espécie foram descobertos no deserto Gobi. A morfologia deste dinossauro suporta a tese de que os ovirraptossauros comiam ovos, sementes ou moluscos de casca dura.

Dino Parque da Lourinhã excede 350 mil visitantes

Para o seu segundo ano de portas abertas, o Dino Parque anunciou novos investimentos. Aos 120 modelos de dinossauros à escala real o parque vai juntar mais 30, que vão integrar um novo percurso.
Dinossauros

Nova espécie de dinossauros com espinhos ósseos

Paleontólogos descobriram na Patagónia fósseis de uma espécie desconhecida de dinossauros que se caracteriza por grandes ossos em forma de espinhos a cobrirem o dorso e o pescoço,
Dinossauros

Descoberto o fóssil "Rei da Antártida"

O esqueleto foi encontrado incompleto, mas os paleontólogos têm uma ideia aproximada do animal, classificado como “Antarctanax Shackletoni”, que provavelmente era um carnívoro.
Paleontologia

Portugueses financiam pesquisas sobre dinossauros

Projetos científicos de paleontologia são financiados em quase 30 mil euros e vão decorrer durante um ano na Lourinhã. O mote dos três projetos é o estudo de diferentes espécies de dinossauros.
Paleontologia

Portugueses descobrem mais antigo crocodilo fóssil

Uma nova espécie de crocodilo descoberta em Tentúgal desvenda que, afinal, esses animais são 20 milhões de anos mais antigos do que se julgava. É o fóssil de crocodilo mais antigo do mundo.
Dinossauros

Réptil primo de mamíferos conviveu com dinossauros

Os dicinodontes pertencem a um grupo de répteis que viria a originar os mamíferos. O exemplar maior e mais recente foi encontrado na Polónia e viveu no tempo dos dinossauros.
Paleontologia

Descoberto animal mais antigo do mundo

Vestígios moleculares de colesterol descobertos num fóssil revelaram a cientistas australianos o animal mais antigo já descoberto, que terá vivido há 558 milhões de anos.
Dinossauros

Novo dinossauro carnívoro em Torres Vedras?

Paleontólogos portugueses dizem ter descoberto uma nova espécie de dinossauro carnívoro em Torres Vedras. Será o primeiro desta espécie em Portugal e um dos mais antigos do mundo.
Austrália

Encontrados dentes de tubarão gigante extinto

São um dos três conjuntos de dentes do tubarão branco gigante existentes no mundo, explicou o paleontólogo que liderou as escavações. A espécie habitou os mares da Austrália há 25 milhões de anos.
Estranha Natureza

Como os pénis grandes levaram à extinção

Pénis maiores podem deixar mais descendência, mas a longo prazo podem levar à extinção das espécies. Pelo menos num grupo de crustáceos microscópicos. Uma investigadora portuguesa explica.
Paleontologia

Archaeopteryx batia as asas, mas não como as aves

O Archaeopteryx era capaz de bater as asas e voar, mas não possuía todas as adaptações das aves atuais. Para os investigadores, era um voo mais parecido com o de um faisão do que com o de uma águia.
Dinossauros

Cretáceo: extinção causada por erupções marinhas

Há muito que se tenta perceber o que terá levado à extinção dos dinossauros. A causa não parece ser única. Além da queda de um meteorito, as erupções vulcânicas podem ter tido um papel importante.

O dinossauro que resolve mistério com 250 anos

Uma nova espécie de dinossauro encontrado no deserto do Saara pode revelar um pouco mais sobre a vida dos dinossauros em África. É que há poucos fósseis nesse continente. E um mistério por resolver.
Dinossauros

Conheça o Caihong: o dinossauro arco-íris chinês

Há 161 milhões de anos, um dinossauro com o tamanho de um corvo e as cores de um colibri andava pela China. O Caihong - arco-íris em mandarim - é o dinossauro mais colorido alguma vez encontrado.

Descoberto réptil marinho com 150 milhões de anos

Um plesiossauro, um réptil marinho carnívoro, foi encontrado na Antártida. Estima-se que o animal terá vivido há 150 milhões de anos e teria 12 metros de comprimento e quatro barbatanas.
Planeta Terra

Há vida na Terra há muito mais do que se pensa

Um estudo científico garante que existe vida na Terra há muito mais do que 3.500 milhões de anos, como se pensa. A investigação encontrou os fósseis mais antigos descobertos até agora.

Encontrados fósseis dos mamíferos mais antigos

Uma equipa de paleontologistas no sul de Inglaterra descobriu dentes fossilizados que podem pertencer a mamíferos que são antepassados da maioria dos mamíferos modernos.
Dinossauros

Asteróide que matou dinossauros gelou a Terra

O Chicxulub, o evento que causou a extinção dos dinossauros, pode ter arrefecido a Terra três vezes mais do que aquilo que se pensava. O novo estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.
Paleontologia

Descoberta maior floresta fossilizada de África

O português Ricardo Araújo e dois paleontólogos moçambicanos anunciaram esta quinta-feira a descoberta da mais extensa floresta fossilizada do continente africano.
Museus

Modelos de dinossauros em tamanho real à "solta"

Vinte modelos de dinossauros em tamanho real vão estar à "solta" nas ruas da Lourinhã como "cartão-de-visita" do futuro Parque dos Dinossauros, com abertura prevista para 2018.
Fósseis

Criança tropeça e descobre fóssil milenar

Jude Sparks, de nove anos, estava numa caminhada com a sua família em Las Cruces, no Novo México, quando tropeçou num fóssil com milhões de anos.
Fósseis

'Razana', o crocodilo que aterrorizava dinossauros

Há cerca de 165 milhões de anos um "triturador de ossos com uma tonelada" habitava a ilha de Madagáscar. Razanandrongobe sakalavae foi oficialmente confirmado como um parente distante dos crocodilos.
Evolução

Resolvido o mistério que nem Darwin desvendou

Cientistas descobriu a que animal pertenciam os fósseis encontrados na América do Sul que Darwin não conseguiu identificar. Pertencem ao "Macrauchenia patachonica", que viveu há 20 mil anos.
Fósseis

Nova espécie de carnívoro extinto descoberta

Uma nova espécie dos mamíferos carnívoros extintos chamados hienodontes foi descoberta por investigadores norte-americanos através da análise de fósseis egípcios, divulgou a revista PLOS One.
Dinossauros

Descobertos ossos de dinossauros em Pombal

Fósseis de vértebras que podem pertencer a dinossauros que viveram há cerca de 150 milhões de anos foram descobertos na jazida de Monte Agudo, na região de Pombal, Leiria.
Dinossauros

Dinossauros na Austrália ajudam a perceber nossos

Foi descoberta uma nova jazida com vestígios de dinossauro numa região pouco explorada da Austrália. O estudo faz referência às pegadas na Lourinhã: podemos encontrar respostas do outro lado do mundo.
Austrália

Austrália. Descobertas 150 pegadas de dinossauro

Numa descoberta sem precedentes, foram encontradas 150 pegadas de 21 espécies de dinossauro, numa zona no noroeste da Austrália. Alguns serão mesmo os maiores já registados.

Dinossauros saurópodes 'reinaram' em Portugal

A Península Ibérica teria há 150 milhões de anos uma diversidade de dinossauros saurópodes maior do que outros continentes pelas diferenças encontradas nos dentes desses animais, conclui um estudo liderado por portugueses, a que a Lusa teve acesso.
Fósseis

Descobertas as plantas mais antigas do mundo

As plantas mais antigas do mundo foram encontradas na Índia. Os fósseis de algas vermelhas têm 1,6 mil milhões de anos. São o mais próximo que já chegámos de encontrar os primeiros seres complexos.
Paleontologia

Ovos de crocodilo mais antigos estão na Lourinhã

Cientistas do Museu da Lourinhã encontraram os ovos de crocodilo mais antigos do mundo. Estavam no mesmo local onde nos anos 90 foram descobertos ovos de dinossauro.
Fósseis

Este fóssil pode ter sido o primeiro ser vivo

Um conjunto de fósseis descobertos no Canadá poderá ser "uma das formas de vida mais antigas da Terra", de acordo com um novo estudo publicado esta quarta-feira na Nature.
Animais

A barata já foi o inseto mais venenoso do mundo

O inseto venenoso mais antigo do mundo foi descoberto, conservado em âmbar. Acredita-se que esta barata para além de ter sido venenosa, viveu na época dos dinossauros.

Ovos de dinossauros demoravam 3 a 6 meses a chocar

Extintos há 65 milhões de anos, os dinossauros continuam a despertar interesse e curiosidade existindo muitas questões por responder. Um estudo descobriu o tempo que os seus ovos demoravam a chocar.

Descoberto primata com 37 milhões de anos

Investigadores do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont descobriram, em Lérida, Espanha, uma nova espécie de primata que vivia nos bosques que cobriam a Europa há 37 milhões de anos.
Fósseis

Descoberta cauda de dinossauro preservada em âmbar

É a primeira vez que uma parte de um dinossauro é encontrada perfeitamente preservada em âmbar. A descoberta abre portas à biologia para estudar um animal que dominou a Terra durante 160 milhões anos.
Dinossauros

Lourinhã tem grande trilho mundial de pterossauros

Um dos maiores e mais raros trilhos do mundo de pterossauros (répteis voadores) foi descoberto nas arribas de uma das praias da Lourinhã, a de Peralta.
Dinossauros

Descoberto tecido cerebral de um dinossauro

É um fóssil com 130 milhões de anos e pode ter tecido cerebral de um dinossauro. Trata-se de um parente do Iguanodon e foi descoberto numa piscina de pedras.

Parque Jurássico da Lourinhã avança em 2017

A famosa capital dos dinossauros começa, passados vários anos de especulação, a construir o seu Parque Jurássico que terá como atração principal a exposição de réplicas de dinossauros em tamanho real.
Dinossauros

Atração dos dinossauros media-se pelos chifres

Um estudo norte-americano defende que os ornamentos - também conhecidos por chifres - dos dinossauros carnívoros tinham um papel muito importante na seleção dos parceiros sexuais.
Fósseis

Encontrados fósseis mais antigos da Terra

Foram encontrados os fósseis mais antigos do planeta Terra, nas rochas da Gronelândia. Cientistas acreditam que os fósseis se formaram há 3,7 mil milhões de anos.
Animais

Descoberto fóssil de primeiro vertebrado voador

O Allkaruen koi foi de um pterossauro, a primeira espécie de vertebrados a desenvolver a capacidade de voar com asas, e ajuda a entender como evoluíram os animais voadores que hoje conhecemos.
Evolução

Lucy. A autópsia chega 3 milhões de anos depois

Com mais de 3 milhões de anos, e descoberta há mais de 40 na Etiópia, Lucy é o esqueleto de australopiteco mais completo de sempre. E poderá ter morrido por ter caído de uma árvore.
Paleontologia

É um T. rex ou não? A resposta está nos ossos

Às vezes nem os esqueletos completos são claros quanto à classificação de uma espécie. "Jane" tanto pode ser uma nova espécie, como apenas um T. rex jovem.
Dinossauros

Maior pegada de dinossauro descoberta na Bolívia

Com 1,20 metros, a pegada deixada por um abelisaurus é a maior alguma vez encontrada por um dinossauro carnívoro. O animal que a deixou poderia ter mais de 12 metros de altura.
Dinossauros

O clima também ajudou ao fim dos dinossauros

A queda de um asteroide é apontado como o grande responsável pela extinção dos dinossauros, mas um vulcão na Índia também terá tido influência. Ambos terão provocado o aumento global da temperatura.
Dinossauros

Asteroide não extinguiu apenas os dinossauros

Segundo novos estudos, de cientistas da Universidade de Bath, o impacto do asteroide que extinguiu os dinossauros foi muito mais forte do que se pensava: extinguiu também cerca de 93% dos mamíferos.

Fóssil de mãe com filho ao colo. E 4.800 anos

O fóssil com 4.800 anos foi encontrado juntamente com outros 48 restos mortais, numa região do Taiwan. Entre os corpos encontrados, encontram-se os de cinco crianças.
Dinossauros

Antes do fim, dinossauros já estavam em declínio

Se a ideia da equipa de Manabu Sakamoto estiver correta, os dinossauros já estavam em declínio mesmo antes da extinção em massa: não surgiam novas espécies ao mesmo ritmo que outras desapareciam.
Fósseis

Então, os unicórnios existiram mesmo?

O fóssil de um unicórnio siberiano foi recentemente descoberto no Cazaquistão. O exemplar vem provar que este animal existiu há bem menos tempo do que o que inicialmente se pensava.
Dinossauros

Descoberta de fósseis revela mistérios sobre T-Rex

Fósseis com 90 milhões de anos descobertos no Uzbequistão mostram uma espécia nova de tiranossauro que revela dados novos sobre a evolução do T-Rex.
Paleontologia

Fim dos dinossauros? Nova prova que foram vulcões

Um estudo liderado por um geólogo do Instituto Dom Luiz, Universidade de Lisboa, encontrou depósitos de mercúrio que podem sustentar a tese de que extinção dos dinossauros foi, afinal, obra de vulcões
Dinossauros

Local onde caiu asteróide vai ser explorado

Cientistas vão perfurar ponto onde caiu um asteróide há 66 milhões de anos, cujo impacto extinguiu dinossauros e grande parte da vida na terra para como é que a vida voltou depois da catástrofe.

Os frangos-d'água dos Açores que Darwin não viu

Se Darwin tivesse chegado aos Açores 500 anos antes talvez pudesse ter usado os parentes dos frangos-d'água para alimentar a sua teoria da evolução e de adaptação aos ambientes onde viviam.

Pterossauros e crocodilos novos no Cabo Espichel

A jazida paleontológica Areias do Mastro, na formação de Papo-Seco mostrou-se rica em vertebrados do início do Cretáceo, incluindo algumas espécies novas ou raras em Portugal.
Paleontologia

Nicolas Cage devolve crânio de dinossauro roubado

Nicolas Cage entregou às autoridades um crânio de dinossauro com 67 milhões de anos, que tinha comprado nos EUA por 276.000 dólares, para que seja devolvido à Mongólia, segundo a Rolling Stone.

Há um novo dinossauro. Foi descoberto em Espanha

Foi descoberto um novo dinossauro nunca antes conhecido. Chama-se Morelladon beltrani, era herbívoro tinha seis metros de comprimento, dois metros e meio de altura e pesava cerca de uma tonelada.

Lembra-se dos Raptores? Conheça um primo bem maior

Lembra-se dos Velociraptores? Pois imagine um primo ainda maior. É que foram descobertos no Dakota do Sul fósseis uma nova espécie gigante desta família de dinossauro predador. Com 66 milhões de anos.
Evolução Humana

Humanos chegaram à China há mais de 80 mil anos

Pensava-se que o homem moderno tinha seguido para a China depois de uma tentativa frustada de entrar na Europa, mas pode não ter sido bem assim. Parece que primeiro os humanos ocuparam o sul da China.
Dinossauros

O grande asteroide que fez explodir a Terra

A queda de um asteroide é das hipóteses mais vezes referida para a extinção dos dinossauros. Agora os cientistas revelaram que o impacto no planeta foi mesmo global: terramotos, vulcões e tsunamis.
Paleontologia

Homo naledi, uma nova espécie humana

"É um mistério digno de Sherlock Holmes", diz um investigador. Foi descoberto numa exígua caverna na África do Sul um "primo" da árvore genealógica humana que está a deixar os cientistas perplexos.