Portugueses "redescobrem" importante dinossauro

Paleontólogos portugueses "redescobriram" fóssil de importante dinossauro num laboratório do LNEG. Descoberto há 6 décadas por um russo, é, afinal, o mais completo estegossauro da Europa.

Paleontólogos portugueses reclassificam dinossauro

O dinossauro encontrado no Wyoming, nos Estados Unidos, foi reclassificado por uma equipa de paleontólogos da Universidade de Lisboa e do Museu da Lourinhã com base num espécimen americano.
Dinossauros

O que aconteceu no dia que mudou a Terra

Há 66 milhões de anos, caiu no México o asteróide que extinguiu os dinossauros. Um estudo permite agora saber o que aconteceu nas 24 horas após o impacto. Mas o problema foram os 30 anos seguintes.

Descoberto novo dinossauro no Japão

O conjunto de ossos com 72 milhões de anos levou a equipa de investigadores da universidade de Hokkaido a concluir que o esqueleto pertence a uma nova espécie na família dos hadrossáurios.
Escócia

Será o monstro de Loch Ness uma enguia gigante?

Uma equipa de investigadores analisou cerca de 500 milhões de sequências de ADN para fazer um catálogo das espécies existentes no lago Ness e não encontrou nenhuma criatura gigante ou pré-histórica.
Fósseis

Descoberto fóssil de antepassado do homem

O fóssil de um crânio de um antepassado do Homem com 3,8 milhões de anos é mais antigo do que o popular fóssil "Lucy", encontrado na década de 1970 também na Etiópia.
Fósseis

Descoberto fóssil de pinguim gigante

Cientistas neozelandeses anunciaram a descoberta de ossos fossilizados de um pinguim gigante, o Crossvallia waiparensis. Terá tido o tamanho de um homem e viveu há 60 milhões de anos.

África do Sul. Descoberta espécie de dinossauro

A espécie foi batizada com o nome de "Ngwevu intloko" (caveira cinzenta) e pertence ao grupo dos sauropodomorfos, dinossauros herbívoros que tinham um pescoço longo e uma cabeça pequena.
Fósseis

Criança encontra fóssil de réptil gigante

Fóssil é de um réptil que se assemelha aos crocodilos de hoje e que viveu na Amazónia há oito milhões de anos. Robson Cavalcante descobriu o purussaurus enquanto pescava com o pai no rio Acre.
Fósseis

Quando o Saara tinha cobras e peixes gigantes

Peixes com 1.6 metros e cobras com mais de 12 metros de comprimento: assim era o "deserto" do Saara. Cientistas estudaram fósseis ao longo de 20 anos e reconstruíram o mar com 100 milhões de anos.
Fósseis

Descoberta nova espécie de planta em Gondomar

"Annularia noronhai" foi encontrada no meio da cidade, num lote para construção, em Gondomar. Tem 300 milhões de anos, é um parente muito afastado da cavalinha e diz muito sobre o clima da época.
Dinossauros

Antártida revela fóssil de "monstro marinho"

O fóssil foi descoberto em 1989 e as escavações duraram vários anos. O animal tinha 12 metros e terá pesado quase 15 toneladas. Viveu ao largo de uma ilha remota da Antárctida.
Dinossauros

Espécie anã de Tyrannosaurus rex descoberta

Cientista americano conclui que ossadas guardadas no Museu de História Natural de Mesa são de um dinossauro anão, de uma espécie próxima do Tyrannosaurus rex.
Dinossauros

Vítimas do meteorito que extinguiu os dinossauros

Cientistas e paleontólogos descobriram os fósseis das primeiras vítimas do meteorito que levou à extinção dos dinossauros e defendem que morreram todos no mesmo dia.
Dinossauros

Mongólia. Descoberta nova espécie de dinossauro

Os vestígios da nova espécie foram descobertos no deserto Gobi. A morfologia deste dinossauro suporta a tese de que os ovirraptossauros comiam ovos, sementes ou moluscos de casca dura.

Dino Parque da Lourinhã excede 350 mil visitantes

Para o seu segundo ano de portas abertas, o Dino Parque anunciou novos investimentos. Aos 120 modelos de dinossauros à escala real o parque vai juntar mais 30, que vão integrar um novo percurso.
Dinossauros

Nova espécie de dinossauros com espinhos ósseos

Paleontólogos descobriram na Patagónia fósseis de uma espécie desconhecida de dinossauros que se caracteriza por grandes ossos em forma de espinhos a cobrirem o dorso e o pescoço,
Dinossauros

Descoberto o fóssil "Rei da Antártida"

O esqueleto foi encontrado incompleto, mas os paleontólogos têm uma ideia aproximada do animal, classificado como “Antarctanax Shackletoni”, que provavelmente era um carnívoro.
Paleontologia

Portugueses financiam pesquisas sobre dinossauros

Projetos científicos de paleontologia são financiados em quase 30 mil euros e vão decorrer durante um ano na Lourinhã. O mote dos três projetos é o estudo de diferentes espécies de dinossauros.
Paleontologia

Portugueses descobrem mais antigo crocodilo fóssil

Uma nova espécie de crocodilo descoberta em Tentúgal desvenda que, afinal, esses animais são 20 milhões de anos mais antigos do que se julgava. É o fóssil de crocodilo mais antigo do mundo.
Dinossauros

Réptil primo de mamíferos conviveu com dinossauros

Os dicinodontes pertencem a um grupo de répteis que viria a originar os mamíferos. O exemplar maior e mais recente foi encontrado na Polónia e viveu no tempo dos dinossauros.
Paleontologia

Descoberto animal mais antigo do mundo

Vestígios moleculares de colesterol descobertos num fóssil revelaram a cientistas australianos o animal mais antigo já descoberto, que terá vivido há 558 milhões de anos.
Dinossauros

Novo dinossauro carnívoro em Torres Vedras?

Paleontólogos portugueses dizem ter descoberto uma nova espécie de dinossauro carnívoro em Torres Vedras. Será o primeiro desta espécie em Portugal e um dos mais antigos do mundo.
Austrália

Encontrados dentes de tubarão gigante extinto

São um dos três conjuntos de dentes do tubarão branco gigante existentes no mundo, explicou o paleontólogo que liderou as escavações. A espécie habitou os mares da Austrália há 25 milhões de anos.
Estranha Natureza

Como os pénis grandes levaram à extinção

Pénis maiores podem deixar mais descendência, mas a longo prazo podem levar à extinção das espécies. Pelo menos num grupo de crustáceos microscópicos. Uma investigadora portuguesa explica.
Paleontologia

Archaeopteryx batia as asas, mas não como as aves

O Archaeopteryx era capaz de bater as asas e voar, mas não possuía todas as adaptações das aves atuais. Para os investigadores, era um voo mais parecido com o de um faisão do que com o de uma águia.
Dinossauros

Cretáceo: extinção causada por erupções marinhas

Há muito que se tenta perceber o que terá levado à extinção dos dinossauros. A causa não parece ser única. Além da queda de um meteorito, as erupções vulcânicas podem ter tido um papel importante.

O dinossauro que resolve mistério com 250 anos

Uma nova espécie de dinossauro encontrado no deserto do Saara pode revelar um pouco mais sobre a vida dos dinossauros em África. É que há poucos fósseis nesse continente. E um mistério por resolver.
Dinossauros

Conheça o Caihong: o dinossauro arco-íris chinês

Há 161 milhões de anos, um dinossauro com o tamanho de um corvo e as cores de um colibri andava pela China. O Caihong - arco-íris em mandarim - é o dinossauro mais colorido alguma vez encontrado.

Descoberto réptil marinho com 150 milhões de anos

Um plesiossauro, um réptil marinho carnívoro, foi encontrado na Antártida. Estima-se que o animal terá vivido há 150 milhões de anos e teria 12 metros de comprimento e quatro barbatanas.
Planeta Terra

Há vida na Terra há muito mais do que se pensa

Um estudo científico garante que existe vida na Terra há muito mais do que 3.500 milhões de anos, como se pensa. A investigação encontrou os fósseis mais antigos descobertos até agora.

Encontrados fósseis dos mamíferos mais antigos

Uma equipa de paleontologistas no sul de Inglaterra descobriu dentes fossilizados que podem pertencer a mamíferos que são antepassados da maioria dos mamíferos modernos.
Dinossauros

Asteróide que matou dinossauros gelou a Terra

O Chicxulub, o evento que causou a extinção dos dinossauros, pode ter arrefecido a Terra três vezes mais do que aquilo que se pensava. O novo estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.
Paleontologia

Descoberta maior floresta fossilizada de África

O português Ricardo Araújo e dois paleontólogos moçambicanos anunciaram esta quinta-feira a descoberta da mais extensa floresta fossilizada do continente africano.
Museus

Modelos de dinossauros em tamanho real à "solta"

Vinte modelos de dinossauros em tamanho real vão estar à "solta" nas ruas da Lourinhã como "cartão-de-visita" do futuro Parque dos Dinossauros, com abertura prevista para 2018.
Fósseis

Criança tropeça e descobre fóssil milenar

Jude Sparks, de nove anos, estava numa caminhada com a sua família em Las Cruces, no Novo México, quando tropeçou num fóssil com milhões de anos.
Fósseis

'Razana', o crocodilo que aterrorizava dinossauros

Há cerca de 165 milhões de anos um "triturador de ossos com uma tonelada" habitava a ilha de Madagáscar. Razanandrongobe sakalavae foi oficialmente confirmado como um parente distante dos crocodilos.
Evolução

Resolvido o mistério que nem Darwin desvendou

Cientistas descobriu a que animal pertenciam os fósseis encontrados na América do Sul que Darwin não conseguiu identificar. Pertencem ao "Macrauchenia patachonica", que viveu há 20 mil anos.
Fósseis

Nova espécie de carnívoro extinto descoberta

Uma nova espécie dos mamíferos carnívoros extintos chamados hienodontes foi descoberta por investigadores norte-americanos através da análise de fósseis egípcios, divulgou a revista PLOS One.
Dinossauros

Descobertos ossos de dinossauros em Pombal

Fósseis de vértebras que podem pertencer a dinossauros que viveram há cerca de 150 milhões de anos foram descobertos na jazida de Monte Agudo, na região de Pombal, Leiria.
Dinossauros

Dinossauros na Austrália ajudam a perceber nossos

Foi descoberta uma nova jazida com vestígios de dinossauro numa região pouco explorada da Austrália. O estudo faz referência às pegadas na Lourinhã: podemos encontrar respostas do outro lado do mundo.
Austrália

Austrália. Descobertas 150 pegadas de dinossauro

Numa descoberta sem precedentes, foram encontradas 150 pegadas de 21 espécies de dinossauro, numa zona no noroeste da Austrália. Alguns serão mesmo os maiores já registados.

Dinossauros saurópodes 'reinaram' em Portugal

A Península Ibérica teria há 150 milhões de anos uma diversidade de dinossauros saurópodes maior do que outros continentes pelas diferenças encontradas nos dentes desses animais, conclui um estudo liderado por portugueses, a que a Lusa teve acesso.
Fósseis

Descobertas as plantas mais antigas do mundo

As plantas mais antigas do mundo foram encontradas na Índia. Os fósseis de algas vermelhas têm 1,6 mil milhões de anos. São o mais próximo que já chegámos de encontrar os primeiros seres complexos.
Paleontologia

Ovos de crocodilo mais antigos estão na Lourinhã

Cientistas do Museu da Lourinhã encontraram os ovos de crocodilo mais antigos do mundo. Estavam no mesmo local onde nos anos 90 foram descobertos ovos de dinossauro.
Fósseis

Este fóssil pode ter sido o primeiro ser vivo

Um conjunto de fósseis descobertos no Canadá poderá ser "uma das formas de vida mais antigas da Terra", de acordo com um novo estudo publicado esta quarta-feira na Nature.
Animais

A barata já foi o inseto mais venenoso do mundo

O inseto venenoso mais antigo do mundo foi descoberto, conservado em âmbar. Acredita-se que esta barata para além de ter sido venenosa, viveu na época dos dinossauros.

Ovos de dinossauros demoravam 3 a 6 meses a chocar

Extintos há 65 milhões de anos, os dinossauros continuam a despertar interesse e curiosidade existindo muitas questões por responder. Um estudo descobriu o tempo que os seus ovos demoravam a chocar.

Descoberto primata com 37 milhões de anos

Investigadores do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont descobriram, em Lérida, Espanha, uma nova espécie de primata que vivia nos bosques que cobriam a Europa há 37 milhões de anos.
Fósseis

Descoberta cauda de dinossauro preservada em âmbar

É a primeira vez que uma parte de um dinossauro é encontrada perfeitamente preservada em âmbar. A descoberta abre portas à biologia para estudar um animal que dominou a Terra durante 160 milhões anos.
Dinossauros

Lourinhã tem grande trilho mundial de pterossauros

Um dos maiores e mais raros trilhos do mundo de pterossauros (répteis voadores) foi descoberto nas arribas de uma das praias da Lourinhã, a de Peralta.
Dinossauros

Descoberto tecido cerebral de um dinossauro

É um fóssil com 130 milhões de anos e pode ter tecido cerebral de um dinossauro. Trata-se de um parente do Iguanodon e foi descoberto numa piscina de pedras.

Parque Jurássico da Lourinhã avança em 2017

A famosa capital dos dinossauros começa, passados vários anos de especulação, a construir o seu Parque Jurássico que terá como atração principal a exposição de réplicas de dinossauros em tamanho real.
Dinossauros

Atração dos dinossauros media-se pelos chifres

Um estudo norte-americano defende que os ornamentos - também conhecidos por chifres - dos dinossauros carnívoros tinham um papel muito importante na seleção dos parceiros sexuais.
Fósseis

Encontrados fósseis mais antigos da Terra

Foram encontrados os fósseis mais antigos do planeta Terra, nas rochas da Gronelândia. Cientistas acreditam que os fósseis se formaram há 3,7 mil milhões de anos.
Animais

Descoberto fóssil de primeiro vertebrado voador

O Allkaruen koi foi de um pterossauro, a primeira espécie de vertebrados a desenvolver a capacidade de voar com asas, e ajuda a entender como evoluíram os animais voadores que hoje conhecemos.
Evolução

Lucy. A autópsia chega 3 milhões de anos depois

Com mais de 3 milhões de anos, e descoberta há mais de 40 na Etiópia, Lucy é o esqueleto de australopiteco mais completo de sempre. E poderá ter morrido por ter caído de uma árvore.
Paleontologia

É um T. rex ou não? A resposta está nos ossos

Às vezes nem os esqueletos completos são claros quanto à classificação de uma espécie. "Jane" tanto pode ser uma nova espécie, como apenas um T. rex jovem.
Dinossauros

Maior pegada de dinossauro descoberta na Bolívia

Com 1,20 metros, a pegada deixada por um abelisaurus é a maior alguma vez encontrada por um dinossauro carnívoro. O animal que a deixou poderia ter mais de 12 metros de altura.
Dinossauros

O clima também ajudou ao fim dos dinossauros

A queda de um asteroide é apontado como o grande responsável pela extinção dos dinossauros, mas um vulcão na Índia também terá tido influência. Ambos terão provocado o aumento global da temperatura.
Dinossauros

Asteroide não extinguiu apenas os dinossauros

Segundo novos estudos, de cientistas da Universidade de Bath, o impacto do asteroide que extinguiu os dinossauros foi muito mais forte do que se pensava: extinguiu também cerca de 93% dos mamíferos.

Fóssil de mãe com filho ao colo. E 4.800 anos

O fóssil com 4.800 anos foi encontrado juntamente com outros 48 restos mortais, numa região do Taiwan. Entre os corpos encontrados, encontram-se os de cinco crianças.
Dinossauros

Antes do fim, dinossauros já estavam em declínio

Se a ideia da equipa de Manabu Sakamoto estiver correta, os dinossauros já estavam em declínio mesmo antes da extinção em massa: não surgiam novas espécies ao mesmo ritmo que outras desapareciam.
Fósseis

Então, os unicórnios existiram mesmo?

O fóssil de um unicórnio siberiano foi recentemente descoberto no Cazaquistão. O exemplar vem provar que este animal existiu há bem menos tempo do que o que inicialmente se pensava.
Dinossauros

Descoberta de fósseis revela mistérios sobre T-Rex

Fósseis com 90 milhões de anos descobertos no Uzbequistão mostram uma espécia nova de tiranossauro que revela dados novos sobre a evolução do T-Rex.
Paleontologia

Fim dos dinossauros? Nova prova que foram vulcões

Um estudo liderado por um geólogo do Instituto Dom Luiz, Universidade de Lisboa, encontrou depósitos de mercúrio que podem sustentar a tese de que extinção dos dinossauros foi, afinal, obra de vulcões
Dinossauros

Local onde caiu asteróide vai ser explorado

Cientistas vão perfurar ponto onde caiu um asteróide há 66 milhões de anos, cujo impacto extinguiu dinossauros e grande parte da vida na terra para como é que a vida voltou depois da catástrofe.

Os frangos-d'água dos Açores que Darwin não viu

Se Darwin tivesse chegado aos Açores 500 anos antes talvez pudesse ter usado os parentes dos frangos-d'água para alimentar a sua teoria da evolução e de adaptação aos ambientes onde viviam.

Pterossauros e crocodilos novos no Cabo Espichel

A jazida paleontológica Areias do Mastro, na formação de Papo-Seco mostrou-se rica em vertebrados do início do Cretáceo, incluindo algumas espécies novas ou raras em Portugal.
Paleontologia

Nicolas Cage devolve crânio de dinossauro roubado

Nicolas Cage entregou às autoridades um crânio de dinossauro com 67 milhões de anos, que tinha comprado nos EUA por 276.000 dólares, para que seja devolvido à Mongólia, segundo a Rolling Stone.

Há um novo dinossauro. Foi descoberto em Espanha

Foi descoberto um novo dinossauro nunca antes conhecido. Chama-se Morelladon beltrani, era herbívoro tinha seis metros de comprimento, dois metros e meio de altura e pesava cerca de uma tonelada.

Lembra-se dos Raptores? Conheça um primo bem maior

Lembra-se dos Velociraptores? Pois imagine um primo ainda maior. É que foram descobertos no Dakota do Sul fósseis uma nova espécie gigante desta família de dinossauro predador. Com 66 milhões de anos.

Humanos chegaram à China há mais de 80 mil anos

Pensava-se que o homem moderno tinha seguido para a China depois de uma tentativa frustada de entrar na Europa, mas pode não ter sido bem assim. Parece que primeiro os humanos ocuparam o sul da China.
Dinossauros

O grande asteroide que fez explodir a Terra

A queda de um asteroide é das hipóteses mais vezes referida para a extinção dos dinossauros. Agora os cientistas revelaram que o impacto no planeta foi mesmo global: terramotos, vulcões e tsunamis.
Paleontologia

Homo naledi, uma nova espécie humana

"É um mistério digno de Sherlock Holmes", diz um investigador. Foi descoberto numa exígua caverna na África do Sul um "primo" da árvore genealógica humana que está a deixar os cientistas perplexos.
Evolução Humana

Humanos de Atapuerca: robustez e cérebro pequeno

O estudo do conjunto de ossos dos humanos de Sima de los Huesos permitiu perceber que partilhavam semelhanças com os neandertais, mas também diferenças. E o tamanho do cérebro é a mais flagrante.

Fóssil com 80 milhões de anos traz novas pistas

Foi encontrado o primeiro lagarto acrodonte no Novo Mundo. O fóssil com 80 milhões de anos traz novas pistas sobre evolução dos lagartos e sobre a distribuição das espécies no supercontinente Pangea.
Estranha Natureza

Será este o elo perdido entre cobras e lagartos?

Corpo alongado, dezenas de costelas, uma cauda relativamente curta e... quatro patas. Poderá este ser o elo evolutivo entre lagartos e serpentes?
Evolução Humana

Será que temos mãos primitivas?

Pensar que o homem é mais evoluído que os restantes animais é uma ideia errada - temos as mãos parecidas com os nossos antepassados e foram os chimpanzés que mais divergiram.

Cientistas descobrem nova espécie de dinossauro

O Wendiceratops é o novo membro da família de dinossauros Ceratopsidae. É um antepassado do conhecido Triceratops, e regista a mais antiga ocorrência de um corno largo sobre o nariz.

Vídeo: mais um passo no estudo da evolução animal

Os cientistas conseguiram descobrir como era a cabeça de um dos animais mais bizarros do período Câmbrico. Agora estamos mais perto de entender melhor a evolução dos seres vivos.

Descoberto novo dinossauro com cornos

Dinossauro, com o nome científico de "Regaliceratops peterhewsi", assemelha-se, em muitos aspetos, ao Tricerátopo e viveu há 70 milhões de anos.

Descoberto novo T.Rex herbívoro

Novo dinossauro foi apresentado esta semana na revista Nature. Os ossos foram encontrados no Chile por um menino que estava a brincar e os desenterrou. Este T.Rex era herbívoro e chegava a medir 3 m.

43 ovos de dinossauro debaixo de cidade chinesa

Foram encontrados 43 ovos de dinossauro fossilizados, que estavam enterrados numa zona em obras em Heyuan, cidade da província de Cantão, no sul da China.

Uma história de amor com 75 milhões de anos

Um fóssil encontrado durante uma escavação no deserto de Gobi serviu de base a uma investigação que pretende provar que as penas dos dinossauros serviam para cortejar potenciais parceiros.
Geologia

Estudar uma cratera do tempo dos dinossauros

Uma equipa multinacional vai estudar a cratera do meteorito que pode ter causado a extinção dos dinossauros. Para isso vão usar técnicas de engenharia petrolífera.
Mundo

O maior predador pré-dinossauros viveu em Loulé

Tinham qualquer coisa como dois metros e faziam frente a dinossauros nos lagos e rios. Este grupo de salamandras gigantes desapareceu há 201 milhões de anos, quando começou a cisão de Pangeia.
Decoração

Bem-vindo ao parque jurássico

No que depender da decoração infantil, os dinossauros nunca estarão em perigo de extinção. De papel de parede a cabides, é possível transformar qualquer quarto numa gruta da pré-história.
Antropologia

Divisão de tarefas entre sexos já na pré-história

Já era conhecido que entre os caçadores-recoletores homens e mulheres tinham tarefas diferentes. Agora foi possível confirmar que entre os neandertais acontecia o mesmo.
Paleontologia

Os fungos alucinogénicos do tempo dos dinossauros

Aparentemente as gramíneas e os fungos que as parasitam evoluíram em conjunto desde o tempo dos dinossauros. O fungo agora descoberto com a erva mais antiga conhecida é da família dos que produzem LSD

Cobras. A lançar o terror há 170 milhões de anos

Foram descobertos fósseis de quatro cobras pré-históricas. Afinal, estes répteis existem há mais de 100 milhões de anos. As cobras antigas são muito parecidas com as de hoje.

Eram assim os "crocodilos" da Gronelândia

Octávio Mateus apresenta na Alemanha as descobertas de uma expedição à Gronelândia na qual foram recolhidos fósseis de tartarugas e de um réptil parecido com os crocodilos com 200 milhões de anos.
Paleontologia

Dinossauro de mãos horrendas e barriga de cerveja

50 anos depois, os dois novos exemplares de Deinocheirus mirificus revelam mais características desta espécie: o aspeto invulgar e a alimentação atípica.

Foi por cá que andaram os mais antigos crocodilos

Viveram há 150 milhões de anos no local que hoje é Portugal. São os mais antigos ‘machimosaurus', animais do grupo do qual descendem os crocodilos. Alguns tinham nove metros.

O pequeno dinossauro do tempo dos gigantes

Viveu em Portugal há 152 milhões de anos e só há 15 foi extraído das rochas para se dar a conhecer. Hoje sabe-se finalmente qual é o seu b.i: conheça Eousdryosaurus, ou 'Manuelino' para os amigos.

Afinal, o maior dinossauro carnívoro era aquático

Fósseis descobertos em Marrocos revelam que o espinossauro, o maior dinossauro carnívoro do mundo, vivia afinal muito mais dentro de água do que em terra.

Sete vezes maior que o T. rex. Eis o Dreadnoughtus

Media 26 metros, pesava 60 toneladas e ainda estava em fase de crescimento quando morreu. Com este tamanho, o dinossauro, cujo fóssil foi encontrado na Argentina, "não teria medo de nada".

A era do Homem e as suas consequências

O livro A Sexta Extinção é um guia detalhado da ação do Homem sobre o meio ambiente e as suas consequências. O cenário não é catastrófico, mas anda lá muito perto.

Um dinossauro para salvar, antes que o mar o leve

O trabalho de remoção dos fósseis de dinossauro da rocha é minucioso e delicado. Mas por estes dias em Santa Cruz tudo se faz em contra-relógio, sob pena de as ondas destruírem o objeto de estudo.

Dinossauros a escopro e martelo

Tinha 20 anos quando construiu a primeira réplica de um dinossauro, para o Japão. Em 12 anos espalhou trabalhos pelo mundo. Pedro Viegas é um dos cinco portugueses que são "preparadores de fósseis".
A página está a demorar muito tempo.