Rádio Observador

Óbito

Morreu Isabel Wolmar. Antiga apresentadora da RTP tinha 86 anos

2.839

Antiga apresentadora da RTP tinha 86 anos. Notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro nas redes sociais. Estreou-se na rádio, com apenas 7 anos de idade, e na RTP com 25. Foi também pivô e repórter.

Morreu a antiga apresentadora e locutora da RTP Isabel Wolmar. Cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook.

Entrou para a RTP em 1961 como locutora e apresentadora de televisão. Pouco depois, tornou-se repórter chegando a apresentar o Telejornal.

Isabel Wolmar foi uma das primeiras locutoras de continuidade da RTP.

Nasceu em Lisboa numa família ligada às artes e ao espetáculo. Formou-se em Línguas e falava 5 idiomas.

Aos 7 anos de idade, estreou-se nas emissões infantis do Rádio Clube Português (RCP). Aos 10 anos, passou para a Emissora Nacional, onde fez emissões infantis e participou em teatro radiofónico.

Com cerca de 20 anos, passou pela Rádio Renascença, onde fez o programa “Tic Tac” e, de regresso ao RCP, fez locução de programas como “A Onda do Optimismo” e escreveu e interpretou folhetins radiofónicos.

Antes de se estrear na televisão, fez teatro, dirigida por nomes sonantes como Carlos Avillez ou Varela Silva.

Com 25 anos de idade, iniciou-se na televisão, na RTP, a fazer teleteatro. Numa entrevista ao programa “Agora Nós”, contou que recusou o convite inicialmente “porque era extremamente tímida”. “Havia até quem confundisse essa timidez com antipatia”, disse. Entre as peças de teleteatro contam-se “O Monstro de Oiro” (1959), “Escreve-me” (1964), com Carlos Cruz, ou “A Sapateira Prodigiosa” (1968), com Amália Rodrigues como protagonista.

[Veja uma entrevista a Herman José]

Com a saída da primeira locutora da RTP, Maria Helena Fialho Gouveia, por volta de 1962, Isabel Wolmar tornou-se locutora. De locutora-apresentadora, passou depois para pivô de telejornal e repórter.

Mais tarde, produziu e realizou vários programas e foi diretora de produção. Colaborou no Jornal de Notícias e em várias revistas. Dedicou-se também à musica, à poesia e à literatura infantil.

No currículo de Isabel Wolmar constam entrevistas a Steven Spielberg, Charles Bronson, Gérard Depardieu, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert ou a Isabelle Adjani.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)