É a segunda vez numa semana que Harry e Meghan Markle usam um jato privado para se deslocarem em tempo de férias, uma escolha de transporte que lhes está a valer várias críticas. Os duques de Sussex têm usado o seu mediatismo para promover causas ambientais, pelo que, segundo a imprensa britânica, estão agora a ser acusados de hipocrisia.

Na passada quarta-feira, Harry e Meghan deslocaram-se a bordo de um jato privado para viajar do Reino Unido até Nice, no sul de França, apenas dois dias após terem regressado a casa — estiveram antes em Ibiza, onde celebraram o 38.º aniversário da ex-atriz norte-americana, destino para o qual também voaram de jato privado. O casal foi para Ibiza a 6 de agosto e regressou a 12 do mesmo mês.

https://twitter.com/pdrivbamboo929/status/1162873181499117568

Ambas as deslocações acontecem semanas depois de Harry, que prometeu publicamente reduzir a sua pegada de carbono, ter sido criticado por se ter deslocado num avião privado para participar numa cimeira da Google em defesa do ambiente, a qual se realizou em julho na Sicília.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O tabloide britânico The Sun fez as contas: a viagem que o casal real fez a Nice criou sete vezes mais emissões de carbono por pessoa do que um voo comercial. O avião escolhido, um Cessna de 12 lugares, custa mais de 20 mil libras.

No sábado à noite, a deputada do Partido Trabalhista Teresa Pearce afirmou que tanto Harry como Meghan deviam “liderar pelo exemplo” no que diz respeito às questões climáticas. “Tendo em conta a posição que eles tomaram publicamente sobre serem responsáveis face às alterações climáticas, isto parece uma anomalia que eles deviam considerar”, continuou, citada pelo The Sun. “Cabe a todos nós cortar nas nossas emissões de carbono e no número de voos que fazemos todos os anos.”

https://www.instagram.com/p/BzWbKn1lW9h/

Ainda há duas semanas, Harry disse numa entrevista à Vogue britânica que ele e a mulher só querem ter dois filhos, uma decisão que reflete as suas preocupações ambientais. Em julho, o príncipe escreveu no Instagram que “todas as escolhas, todas as pegadas, todas as ações fazem a diferença”. É nesse mesmo post que se encontram alguns comentários de utilizadores indignados com o uso que os duques de Sussex têm feito de aviões privados.