Bárbara Timo sagrou-se esta quinta-feira vice-campeã do mundo de judo na categoria -70kg nos Mundiais que estão a decorrer em Tóquio, no Japão. A judoca portuguesa perdeu na final com a francesa Marie Eve Gahie, que era vice-campeã do mundo em título, depois de ter derrotado a também francesa Margaux Pinot, atual campeã da Europa, na meia-final, em apenas 54 segundos. Timo, ao perder por ippon e conquistar a prata, garantiu a primeira medalha portuguesa nos Mundiais.

A judoca de 28 anos nascida no Brasil e naturalizada portuguesa em janeiro começou a competição com dois triunfos por ippon, diante da mongol Enkhchimeg Tserendulam e da belga Roxane Taeymans. Seguiram-se o triunfo por wazari frente à japonesa Chizuru Arai, que defendia o título mundial conquistado em 2017 e 2018, e o embate dos quartos de final diante da holandesa Sanne van Dijke, campeã da Europa em 2017 e atual vice-continental, que Timo venceu no “ponto de ouro”, após 6 minutos e 20 segundos de combate.

Mundiais de Judo: Bárbara Timo avança para a final em -70 kg

Esta sexta-feira, Portugal vai estar representado por Yahima Ramirez e Patrícia Sampaio, ambas em -78 kg, e por Jorge Fonseca, que inicia a competição de -100 kg com o estatuto de cabeça de série. Os Mundiais de judo decorrem até domingo em Tóquio, no Japão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR