Um militar paraquedista de 34 anos morreu na manhã desta sexta-feira durante um exercício na Base Aérea de Beja (n.º11), avançou o Jornal de Notícias e confirmou fonte do Exército à Rádio Observador. O acidente ocorreu durante o exercício multinacional “Real Thaw 2019”, que junta militares da Força Aérea, Marinha e Exército portugueses e forças da NATO.

“Durante a execução de um salto de queda livre operacional, o sistema de paraquedas não funcionou devidamente, tendo resultado na queda do nosso Militar dentro do perímetro da Base Aérea N.º 11″, refere o Exército Português em comunicado, acrescentando que “foram acionados os procedimentos de emergência médica”.

Segundo a major Elisabete Silva, porta-voz do Exército Português, à Rádio Observador, este “é um exercício multinacional que não é coordenado pelo Exército, mas pela Força Aérea”. O alerta foi dado às 9h40 e já há uma investigação em curso para apurar as circunstâncias deste acidente.

O “The Real Thaw 2019” realiza-se entre 2 de setembro e 4 de outubro, a partir da Base Aérea N.º11 e junta militares da Força Aérea, Marinha e Exército portugueses e forças da Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos da América e NATO, num total de 600 participantes e 21 aeronaves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ministro da Defesa manifesta “grande consternação” com morte de militar em Beja

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, manifestou “grande consternação” com a morte de um paraquedista, esta sexta-feira, na Base Aérea n.º11, em Beja, devido a uma falha na abertura do paraquedas.

“Foi com grande consternação que tomei conhecimento esta manhã da morte trágica de um militar do Exército durante um exercício. As minhas primeiras palavras, de pesar, são dirigidas à família enlutada”, pode ler-se numa declaração de João Gomes Cravinho enviada à agência Lusa.

“Gostaria de manifestar também à família militar e aos amigos, as minhas sinceras condolências. Falei com o Estado-Maior do Exército que me garantiu estar a ser prestado o necessário apoio psicológico à família. Tenho também a informação de que estão a ser feitas as averiguações necessárias para apurar o que aconteceu”, conclui a nota do ministro.

Força Aérea suspende até segunda-feira exercício multinacional

A Força Aérea Portuguesa (FAP) decidiu suspender e retomar na segunda-feira as operações do exercício multinacional “Real Thaw 2019”, após a morte do militar português na base de Beja durante um salto de queda livre.

“Na sequência do que aconteceu, foi decidido parar e suspender durante hoje [sexta-feira], sábado e domingo as operações”, que “serão retomadas na segunda-feira”, disse à agência Lusa o chefe de relações públicas da FAP, tenente-coronel Manuel da Costa.

O Exército lamentou a morte do militar e referiu que já apresentou as “mais sentidas condolências” e acionou o apoio psicológico à família.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, já manifestaram “consternação” com a morte do militar e condolências à família.

As operações do “Real Thaw 2019” decorrem dia e noite, no ar, em terra e no mar e foram planeadas para “terem o mínimo impacto no meio ambiente e na população”, refere a FAP.