829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

IPSS

Sociedade

Misericórdias e IPSS dos Açores recebem 4 ME 

 O valor, comparticipado pelo Governo da República, refere-se a um aumento de 6% do valor padrão para respostas sociais típicas e atípicas e de 9,6% para lares e ERPI.
Açores

Açores. IPSS chega a acordo com trabalhadores

O acordo consiste em uma valorização remuneratória de "63 euros sobre todos os níveis da tabela de 2023" para além de um um "aumento de cerca de 10% do subsídio de refeição".
Justiça

Raríssimas: pena suspensa para ex-presidente

Tribunal não deu como provado o crime de falsificação de documento de que estava acusada a ex-ppresidente da Raríssimas, condenando-a por parte dos factos referentes ao crime de abuso de confiança.
Justiça

Lar do Comércio. 6 anos e 6 meses de prisão

Os dois diretores do lar foram condenados a seis anos e seis meses de prisão efetiva por 18 crimes de maus-tratos. O lar que dirigiam vai ter de pagar uma multa de 510 mil euros.
Justiça

Lar do Comércio. MP pede pena "exemplar"

Os dois dirigentes do Lar do Comércio foram acusados de maus-tratos pelas práticas da instituição entre 2015 e 2020. O MP entende estarem provados 18 crimes e fala em "falta de humanidade".
Solidariedade

Semana nacional da Cáritas arranca com peditório

A presidente da instituição disse esperar que o estado da economia não prejudique os donativos angariados através do peditório, tendo em conta a quantidade de pessoas em grande dificuldade.
IPSS

IPSS de Braga vão pedir ajuda a Marcelo

Ou as comparticipações do Estado para os acordos de cooperação sobem para os 50%, ou então as IPSS podem ter de cortar nas respostas sociais que dão à comunidade, avisa José Antunes.
Eleições

IPSS propõem alargamento de benefícios fiscais

Proposta defende isenção de IMI para todos os imóveis de que as IPSS sejam proprietárias e redução do IVA para imóveis destinados à habitação de pessoas carenciadas.
Gripe

IPSS de Vila Verde retoma o uso de máscara

O Centro Social Vale do Homem, no concelho de Vila Verde, em Braga, determinou o uso de máscaras nas suas instalações por profissionais, utentes e visitantes para reduzir transmissão de gripe.
Greve

Setor social não pode aumentar salários

Trabalhadores das misericórdias exigem condições de trabalho iguais às das IPSS. Aumentos de salário e pagamentos extra por erabalhar ao feriado na ordem da greve.
Solidariedade

Setor social está a passar "muitas dificuldades"

As instituições não estão a conseguir responder ao aumento dos pedidos de ajuda e dos preços. Representantes do setor pedem a atualização dos apoios e das comparticipações pagas pelo Estado.
Pobreza

CNIS: 20% vive em situação de pobreza

Confederação das Instituições de Solidariedade afirma que 20% dos portugueses vive em situação de pobreza. Presidente da Confederação diz que, sem a ajuda do Estado, número poderia subir para os 40%.
Noticiário

10h. Irmãos de Caneças continuam sem refeições

Em sete meses, pouco mudou. Irmãos de Caneças continuam a ir ao Saldanha procurar comida. Papa Francisco tem encontro com Macron. Rússia continua a exportar gás para a Europa, através da Ucrânia.
Trabalho

As portarias de “não extensão”

O mecanismo que serve o propósito de alargar direitos laborais trava-os. Estamos em 2023 e em julho deste ano foi publicada portaria de extensão para a tabela salarial negociada em 2021.
IPSS

O modelo de cooperação está em falência

Nunca como agora o impacto das dificuldades financeiras nas instituições do Setor Social e Solidário foi tão expressivo, mas todos devemos assumir a nossa responsabilidade, sem apontar para o lado.
IPSS

Vamos almoçar por três euros?

Hoje, nenhum de nós faz uma refeição equilibrada por 3,00 euros. Mais: os beneficiários das Cantinas Sociais não suportam qualquer custo. Portanto, quem terá de suportar a diferença serão as IPSS.
Vila Nova de Gaia

Gaia. Funcionários obrigados a colaborar com IPSS

"Trabalhadores escalados para o projeto são informados que devem consultar o e-mail, todos os dias, porque a escala pode ser alterada", acusa o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Pública do Norte.
IPSS

IPSS exige aumento de verbas do Estado

IPSS apela ao aumento salarial e não dos "reforços extraordinários" que não chegam para a instituição sair desta situação, sendo que que o "apoio estatal por cada utente diminuiu drasticamente".
Greve

Trabalhadores de IPSS e misericórdias marcam greve

A greve foi marcada na sequência da tomada de posição da CNIS em relação à proposta de tabelas salariais dos sindicatos e " para mostrar o protesto dos trabalhadores do setor social".
IPSS

Podem ir para a rua por nós, por favor!

O sector da IPSS é pouco visível e tem tabelas salariais muito pouco dignas da importância do seu trabalho. Mas todos nós o usamos, seja numa vaga para a creche, seja numa vaga para a terceira idade.
Justiça

Padre e namorada terão desviado 800 mil euros

Um padre e uma gestora são suspeitos de desviarem milhares de euros de instituições sociais e de fazerem vida de luxo. Justiça investiga crimes de abuso de confiança e branqueamento de capitais.
Resposta Pronta

Lino Maia. "É um cancro. Igreja tem de expurgar"

Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade defende que "havendo suspeita" sobre um padre, deve ser suspenso; provando-se crimes, expulso. E defende indemnizações.
Noticiário

21h. Raríssimas. Ex-líder acusada de falsificação

Paula Brito da Costa apropriou-se de forma indevida de mais de 100 mil euros da IPSS. Ainda, ministro da Administração Interna diz que combate ao tráfico de droga no Porto é feito “sem tréguas".
IPSS

O regular funcionamento das instituições

O Governo deixou as creches sem aumentos. Mas o salário mínimo não subiu? Não quer o Governo que os privados aumentem salários? Não há inflação também para os cuidados continuados e para as creches?
IPSS

Eutanásia, trafulhices e vigarices

Há inflação para todos menos para quem trabalha e usufrui dos serviços em cuidados continuados, situação que provoca um grave subfinanciamento e que já levou a que em dois anos encerrassem 207 camas.
IPSS

Sector Social: indignação

Este Governo tem uma agenda escondida de encerrar as instituições do sector social aos poucos, à medida que, também aos poucos, vai criando oferta pública para substituir a que vai encerrando.
IPSS

Cinfães pede ao Governo apoio para as IPSS

Na mesma moção apresentada na Assembleia Municipal de Cinfães, o grupo municipal do PS pede que se "celebre acordos com as camas disponíveis em termos de Unidades de Cuidados Continuados".
Noticiário

10h. PSD acusa ministro de violar lei com empresa

Empresa de Pedro Nuno Santos beneficia de contrato público. PSD volta a apontar violações na lei de incompatibilidades. IPSS têm direito a receber parte do bónus dos pensionistas, diz Manuel Lemos.
Noticiário

9h. "Retaliação em grande escala", na Ucrânia

Em direto, análise aos bombardeamentos na Ucrânia. Apenas em Kiev morreram oito pessoas. IPSS ficam com quase totalidade do bónus das pensões dos idosos acamados. PSG compra ações Sporting de Braga.
IPSS

O serviço público escondido

Por acaso o leitor conhece algum sector da actividade económica em que praticamente 40% das empresas dão prejuízo? Pois é o caso das IPSS.
IPSS

Sem vaga nas IPSS? Privado grátis só em janeiro

Governo e setor privado já iniciaram negociações, mas apoios para pais que não conseguirem vaga no setor social em setembro, só vão chegar em janeiro. E terão de provar que não conseguiram lugar.
Noticiário

3h. Myanmar tem as primeiras execuções em décadas

Entre as vítimas estava um antigo deputado do partido de Aung San Suu Kyi. E afinal, o governo também vai apoiar os lares e os centros de dia para combater a inflação.
Noticiário

1h. Seleção de futsal feminina campeã do mundo

As portuguesas venceram a seleção brasileira por 5-4 depois de um desempate por penáltias. E o governo também vai apoiar os lares e os centros de dia para combater a inflação.
Luís Marques Mendes

Governo dá apoio especial a lares e centros de dia

O Governo fez um acordo com Misericórdias e IPSS para dar apoios especiais por causa da subida de inflação, segundo avançou Marques Mendes na SIC. Em setembro pode chegar um apoio extra para pensões.
Resposta Pronta

Creches privadas. "Governo é preconceituoso"

Presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular diz que privados deviam fazer parte da gratuitidade das creches, mas Governo não quer: "Já enviámos várias cartas".
Açores

IPSS "mais acauteladas" nos Açores

Presidente da CNIS diz que sustentabilidade das IPSS "está mais acautelada" nos Açores do que no continente. Bolieiro lembra que Governo regional aumentou o valor-padrão por idoso institucionalizado.
Resposta Pronta

Creches solidárias gratuitas "já em 1 de setembro"

Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade diz-se "esperançoso" para fechar o acordo com o governo na próxima semana e quer chegar "ao maior número possível de crianças".
Noticiário

7h. Lares com dúvidas quanto a dose de reforço

Lares ainda com dúvidas quanto à nova dose de reforço aos idosos que começa hoje; Os comboios estão em greve durante todo o dia.
Salário Mínimo Nacional

705 euros um custo ou um investimento: as IPSSs

As subidas do salário mínimo não são acompanhadas por acordos de cooperação realistas face ao aumento das despesas das IPSSs asfixiando respostas sociais e levando à diminuição da qualidade do serviço
IPSS

Sócios de IPSS denunciam "ilegalidade" na direção

Caso a Segurança Social não atue, os sócios da IPSS vão apresentar queixa no MP por considerarem que "a lei não permite que o senhor vice-presidente, Pedro Saraiva, avoque a si o lugar de presidente".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas