IPSS

IPSS

Raríssimas "está viva e vai entrar numa nova fase"

Apesar das dúvidas, foi possível salvar a Raríssimas. Marcelo diz que associação resistiu e vai "entrar numa nova fase", elogiando a "dedicação excecional" da secretária de Estado da Segurança Social.
IPSS

Quase metade das IPSS deu prejuízo em 2016

145
Mais de 40% das IPSS deram prejuízo em 2016. O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade garante que o Estado "não está a cumprir com as suas obrigações".
Governo

Raríssimas. Estado não detetou irregularidades

1.939
Inspeção ordenada pelo Ministério do Trabalho concluiu que os serviços do Estado não detetaram as alegadas irregularidades na gestão financeira da Raríssimas, apesar das denúncias.
Detenções

Casal que dirigia IPSS de Gaia detido por burla

210
Homem e mulher, de 70 e 75 anos, são suspeitos de desviarem o dinheiro de donativos recolhidos para várias obras de carácter social. Em 2010, tinham perdido o estatuto de IPSS por várias denúncias.
Burla

MP acusa IPSS de de burla contra Segurança Social

O Ministério Público acusou o presidente, diretora técnica e uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Chaves da prática do crime de burla tributária agravado contra a Segurança Social.
IPSS

Raríssimas: Apoio "imediato" sem valor definido

Misericórdia de Lisboa confirma apoio financeiro "imediato" para "necessidades urgentes" da Raríssimas, mas diz que é "prematura a definição do valor". Negociações ainda decorrem.
IPSS

Institutições: Marcelo alerta para "ilusão"

O chefe de Estado falava na cerimónia das comemorações dos 500 anos da Misericórdia de Bragança, sublinhando o papel na história de Portugal das misericórdias e das IPSS.
Montepio

Misericórdia do Porto entra no capital do Montepio

Santa Casa liderada por um porta-voz do PSD vai investir dez mil euros no capital do Montepio, apesar de conhecidas as posições do partido sobre o tema. "É um valor simbólico", diz António Tavares.
IPSS

Raríssimas: "A Paula Costa continua a ter salário"

1.922
Um mês e meio depois da eleição, Sónia Margarida Laygue revela que a ex-presidente da IPSS continua a ser remunerada. Também fala dos mecenas perdidos com o escândalo. E da doença da filha, de 3 anos.
Autoeuropa

Só há uma creche aberta ao sábado - e é privada

Apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano. Vieira da Silva tinha dito que a solução encontrada para a Autoeuropa não era uma exceção.
IPSS

Vieira da Silva: importante é "corrigir erros"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou que, mais importante do que o volume de IPSS investigadas, é que o trabalho se faça e se corrijam os erros, se existirem.
IPSS

"O Sonho". Presidente vai ser constituído arguido

277
Há suspeitas de crimes de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da "O Sonho" vai ser constituído arguido e será ouvido ainda esta sexta-feira.
IPSS

Raríssimas pode fechar se perder mecenas

A presidente da Raríssimas afirma que a IPSS corre o risco de fechar caso os mecenas deixem de a apoiar. Sónia Margarida Laygue garante que tem sido o Estado a sustentar a instituição.
Global Shapers

A forma como resolvemos problemas está a mudar

Enquanto sociedade, o nosso desenvolvimento será medido, não pelos serviços de apoio que prestamos, mas pelos resultados que esses serviços alcançam.
IPSS

"A situação da Raríssimas é grave"

1.007
Sónia Laygue assumiu o cargo há um mês e deparou-se com quebra significativa nos donativos. Apoios do Estado têm mantido associação a funcionar.
IPSS

Governo não reconhece Fundação Raríssimas

139
A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa recusou o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas, uma intenção da ex-presidente da associação, Paula Brito e Costa.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas devolveu o BMW

3.509
Sónia Margarida Laygue, que sucedeu a Paula Brito e Costa na liderança da Raríssimas, devolveu o carro topo de gama que ainda estava na Casa dos Marcos. O veículo custava 921 euros/mês à associação.
IPSS

Trabalhadores das IPSS exigem melhores condições

113
150 trabalhadores das IPSS manifestaram-se em frente ao ministério do Trabalho. Exigem a redução da carga horária e melhores condições laborais.
IPSS

IPSS. MP analisa auditoria a Sol Maior, de Gaia

1.050
Em causa está a instituição Sol Maior, onde a mulher do presidente da câmara de Gaia foi aumentada 390%. Segurança Social detetou "irregularidades" e enviou conclusões para o MP que está a "analisar".
Autoeuropa

Creche para filhos dos trabalhadores não é exceção

673
O apoio aos filhos de funcionários da Autoeuropa que trabalhem ao fim de semana não é uma regime de exceção, garante ministério de Vieira da Silva. Opção é debatida esta quarta-feira.
IPSS

Suspensão de Paula Brito da Costa prolongada

A direção da associação Raríssimas decidiu prolongar a suspensão de Paula Brito da Costa, que não poderá aceder a nenhum dos espaços da associação até que estejam concluídos os "procedimentos legais".
IPSS

Há mais duas IPSS raríssimas no Seixal e Açores

3.948
Uma investigação da SIC levanta o véu sobre as contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal. Nos Açores, a Sábado revela que a ex-presidente da Arrisca ganhava mais de 4.600 euros por mês.
IPSS

Raríssimas. Vieira da Silva estava a dar autógrafo

1.346
Ministro responde a perguntas do PSD e CDS sobre a Raríssimas e diz que assinatura no Ministério, ao lado de Paula Brito e Costa, foi "ato de boa sorte" para uma fundação sueca.
IPSS

O que têm em comum Raríssimas e "O Século?

1.519
Em menos de um mês, rebentaram dois escândalos que envolvem os responsáveis de IPSS -- e alegados crimes de desvio e apropriação de dinheiros públicos. O que têm em comum Raríssimas e "O Século"?
Justiça

O Século diz que foi pressionada por autarquia

Emanuel Martins acusa a Câmara Municipal de Lisboa de ter dado apenas 1 dos 4,3 milhões de euros acordados e de ter ficado com a Feira Popular, apesar de ter havido acordo.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas quer "transparência"

Sónia Laygue tomou esta sexta-feira posse como presidente da Raríssimas. Durante um curto discurso, explicou que quer retomar a confiança dos associados e traçar um plano com "transparência".
IPSS

Raríssimas. Ministro não pensou em demitir-se

260
O ministro Vieira da Silva garante que nunca lhe passou pela cabeça demitir-se e que também não foi pressionado pelo primeiro-ministro para abandonar o cargo, após a polémica da Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Sónia Laygue é a nova presidente

1.561
A nova presidente da Raríssimas é mãe de uma menina de três anos com uma doença rara. Sónia Laygue foi eleita esta quarta-feira na assembleia geral da associação.
IPSS

Raríssimas. Ainda não há lista candidata à direção

Associados tinham até sexta-feira para apresentarem uma candidatura antes da realização da Assembleia-Geral, na quarta-feira, onde deveria decorrer a eleição.
Observador

Do "completamente cercado" ao "herdeiro da parada"

Fogos. Zé Pedro. Salvador Sobral. Urban. Sá Pinto. Uma orgia gay no Vaticano. Raríssimas. Títulos e histórias que mais mexeram com os leitores em 2017, num vídeo de 199 segundos
Financiamento dos Partidos

Seitas, associações e partido

802
Num país onde um professor com 20 anos de carreira, um enfermeiro ou um médico leva para casa 1500 euros, é obsceno que se atribuam valores de 2800 euros a uma secretária ou 3700 a um assessor.
Marcelo Rebelo de Sousa

Raríssimas. Marcelo visitou a Casa dos Marcos

O chefe de Estado visitou a Casa dos Marcos, da Raríssimas, na Moita. Marcelo foi a uma unidade de cuidados continuados, visitar as crianças que lá estão internadas e que aí vão passar o Natal.
IPSS

Afinal, Teresa Caeiro esteve mesmo na Raríssimas

5.672
A deputada do CDS garantiu ao Observador nunca ter feito parte dos órgãos sociais da associação, mas a ata de tomada de posse dos dirigentes para o mandato 2013/2015 prova o contrário.
PS

Raríssimas. Viagem de deputada do PS investigada

613
Os inspetores querem perceber se a viagem da deputada socialista Sónia Fertuzinhos à Suécia foi paga com recursos da Raríssimas. Em causa, suspeitas do crime de recebimento indevido de vantagem.
Governo

Raríssimas: Vieira da Silva deveria pedir escusa

630
PSD acusou Vieira da Silva de ter violado o Código de Conduta do Governo ao ter decidido sobra a Raríssimas. Juristas dividem-se, mas maioria acredita que ministro está impedido de tomar mais decisões
IPSS

Raríssimas. Ex-presidente constituída arguida

659
A PJ realizou cinco mandados de busca na manhã de quinta-feira. No terreno estiveram 29 elementos da PJ e dois magistrados do Ministério Público. Paula Brito e Costa já foi constituída arguida.
IPSS

Raríssimas. Os dois lados de Paula Brito e Costa

525
Há quem conte que exigia vénias. Mas também há quem garanta que só se tem visto o lado mau. O que se diz na Raríssimas da mulher que forrou paredes e portas com a própria imagem.
Redes Sociais

Top riso: 10 histórias que divertiram os leitores

Dois carros entalados na mesma portagem, os emails sobre o bruxo do Benfica, o tasse dos D.A.M.A., e a fluência de Sá Pinto em francês. Veja as histórias que levaram mais leitores a reagir com riso.
IPSS

Como Paula Brito e Costa deixou a Casa dos Marcos 

1.334
A presidente demissionária já saiu da Casa dos Marcos, ao lado do marido, completamente disfarçado. Cerca de 50 funcionários da Raríssimas estavam concentrados à porta das instalações em protesto.
Facebook

As 10 histórias que mais indignaram os leitores

É o balanço de 2017 que os leitores do Observador fizeram sem saber, quando reagiam no Facebook com surpresa, adoro, riso ou tristeza. Veja o top 10 da ira: Raríssimas, fogos e outros escândalos.
Vieira da Silva

CDS faz 15 perguntas a Vieira da Silva por escrito

465
O CDS-PP vai fazer questões adicionais por escrito sobre a ligação do ministro Vieira da Silva à Raríssimas. O partido considera que estes pontos não ficaram esclarecidos em comissão parlamentar.
IPSS

Raríssimas. As respostas e as dúvidas que ficam

426
No Parlamento, Vieira da Silva garantiu que não foram dados apoios irregulares à Raríssimas, explicou o que pode fazer o Governo e voltou a assegurar que não recebeu denúncias sobre gestão danosa.
IPSS

Raríssimas: a linguagem corporal dos visados

1.380
Que gestos mostram stress, raiva, medo ou desconforto? As entrevistas de Manuel Delgado à TVI e de Paula Brito e Costa à RTP, analisadas por um especialista em linguagem corporal
IPSS

Raríssimas. Veja aqui a audição de Vieira da Silva

O ministro da Segurança Social está no Parlamento a explicar o que sabia e não sabia sobre o caso Raríssimas. Vieira da Silva foi vice-presidente da Assembleia Geral da associação entre 2013 e 2015.
IPSS

Ministro diz que tem condições para continuar - como aconteceu

383
Ministro Vieira da Silva explicou porque aceitou cargo na Raríssimas, disse estar "preocupado" com impacto desta crise no setor social e negou acusação de favorecimento, bem como de negligência.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ouvido esta segunda-feira

122
O ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade é ouvido esta segunda-feira na Assembleia da República. Em causa está o seu envolvimento no caso Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Galamba ataca jornais que o citaram

2.182
Porta-voz do PS explicou-se no Facebook, acusando o Observador e o Jornal Económico, que reproduziram as suas declarações ao Canal Q sobre o papel dos tesoureiros, de não serem sérios.
Bloco de Esquerda

Bloco: Raríssimas mostra "enorme confusão"

331
A coordenadora do BE considera que o caso Raríssimas mostra a "enorme confusão" que existe entre políticos e responsáveis das IPSS e exige um esclarecimento sobre envolvimento de Vieira da Silva.
IPSS

Raríssimas. IEFP analisa queixa de irregularidades

O IEFP confirmou ter recebido na quinta-feira uma denúncia proveniente de "grupo de associados" da Raríssimas sobre alegadas irregularidades em estágios profissionais.
IPSS

Marcelo. Manter Raríssimas é questão de bom senso

314
Presidente da República considera uma "questão de bom senso" manter a Raríssimas em funcionamento salientando que as crianças e adultos da instituição "não têm culpa".
IPSS

"Sinto-me muito magoada com o meu país"

13.232
Fundadora da Raríssimas garante nunca ter usado dinheiro público e explica que vestidos eram "farda" para eventos da associação. Paula Brito e Costa diz que ministro soube de irregularidades em junho.
IPSS

Assessora da Raríssimas deixa buraco na SPEM

992
A atual coordenadora jurídica da Raríssimas terá deixado um buraco de 144 mil euros na Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. Manuela Duarte Neves diz estar a ser alvo de "cabala imoral".
IPSS

O Estado, essa doença comum

1.483
Fora do manicómio em que saltita boa parte da “opinião”, o problema da Raríssimas não é ser “particular” na designação, nos estatutos e na teoria: é não ser particular na prática.
IPSS

"Quando se vai à rainha temos de levar farda"

1.613
Paula Brito e Costa explica despesas com cartão de crédito da Raríssimas. Vestido era "farda" para estar com Letízia. "Alérgica" a marisco, comprou gambas para jantar com parceiros da associação.
IPSS

Como Paula Costa construiu uma rede de influências

1.044
Nestes 15 anos, a fundadora da Raríssimas tentou sempre mover influências ao mais alto nível para conseguir fazer crescer a sua obra. À esquerda e à direita, eis como conquistou a atenção do poder.
IPSS

Trabalhadores pedem demissão de presidente

547
Num abaixo-assinado, 90 trabalhadores e colaboradores da Raríssimas pedem a demissão da ex-presidente Paula Brito da Costa. Os trabalhadores pedem um "rigoroso e cabal esclarecimento dos factos".
Presidente Marcelo

Raríssimas. Marcelo recusa generalizações

126
O Presidente da República defende que não se deve generalizar depois de casos como o da Raríssimas. Marcelo considera que a maioria das instituições portuguesas trabalha de forma séria.
IPSS

Desvio de fundos. Brito e Costa acusa ex-dirigente

449
Ex-presidente da Raríssimas revela auditoria que indica irregularidades de 270 mil euros na delegação da Maia que levaram ao afastamento da sua líder. Vice-presidente terá beneficiado o filho.
IPSS

Raríssimas. Listas até 29 de dezembro

Os associados da Raríssimas que queiram apresentar listas candidatas à direção e ao conselho fiscal da associação têm de o fazer até 29 de dezembro. A assembleia-geral acontece dia 3 de janeiro.
IPSS

Mais duas denúncias contra Paula Brito e Costa

281
A TVI dá conta de mais duas denúncias apresentadas contra a ex-presidente da Raríssimas, desta vez junto do IEFP e da Autoridade para as Condições do Trabalho no passado mês de novembro.
IPSS

Raríssimas: o ataque de João Galamba ao tesoureiro

1.195
"O comportamento do tesoureiro que forneceu essa informação à TVI é que tem de ser rapidamente investigado", afirmou o porta-voz do PS, João Galamba, no Canal Q
IPSS

Raríssimas suspensa de rede europeia

1.368
A Raríssimas e a federação nacional de doenças raras, que foram presididas por Paula Brito e Costa, foram suspensas da rede europeia ligada à área. Em causa estão as suspeitas de alegada má gestão.
Fact Check

Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

1.426
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)