IPSS
IPSS

‘Cancro’ continua a ser uma palavra difícil /premium

560
Sábado mil pessoas caminharam para celebrar os 25 anos da Acreditar. Pais e filhos, amigos e familiares de crianças e jovens com cancro. Pessoas que viveram ou estão a viver um tempo altamente erosivo
IPSS

Arquivado caso sobre maus-tratos em lar de Alijó

248
O Ministério Público concluiu que as imagens colhidas sem autorização no interior da instituição não traduziam qualquer situação de maus tratos, arquivando o inquérito sobre as denúncias.
Segurança Social

Creches: 8 em cada 10 crianças sem vagas em 2017

Um terço dos concelhos com maior necessidade localiza-se perto do Porto. Associação de creches privadas diz estar disponível para receber mais alunos, mas Governo ainda não deu resposta.
IPSS

70% dos infantários de IPSS estão ilegais 

429
A maioria dos jardins de infância das IPSS inspecionadas não tem autorização de funcionamento e não tem diretor pedagógico. Metade deles cobra aos pais por serviços que deveriam ser gratuitos.
Segurança Social

IPSS. Prestação para a Inclusão influencia apoio

Acordo de cooperação para o setor social e solidário será assinado esta quinta-feira. Documento prevê mudanças na prestação social para a inclusão e na comparticipação familiar em creches.
Educação

João de Deus fez compras em marcas de luxo

4629
IPSS João de Deus fez compras em marcas de luxo como a Prada. Diretor pediu dinheiro aos pais para comprar a Casa do Poeta João de Deus, mas quer vender imóvel por mais 700 mil euros.
IPSS

Raríssimas "está viva e vai entrar numa nova fase"

Apesar das dúvidas, foi possível salvar a Raríssimas. Marcelo diz que associação resistiu e vai "entrar numa nova fase", elogiando a "dedicação excecional" da secretária de Estado da Segurança Social.
IPSS

Quase metade das IPSS deu prejuízo em 2016

145
Mais de 40% das IPSS deram prejuízo em 2016. O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade garante que o Estado "não está a cumprir com as suas obrigações".
Governo

Raríssimas. Estado não detetou irregularidades

1939
Inspeção ordenada pelo Ministério do Trabalho concluiu que os serviços do Estado não detetaram as alegadas irregularidades na gestão financeira da Raríssimas, apesar das denúncias.
Detenções

Casal que dirigia IPSS de Gaia detido por burla

210
Homem e mulher, de 70 e 75 anos, são suspeitos de desviarem o dinheiro de donativos recolhidos para várias obras de carácter social. Em 2010, tinham perdido o estatuto de IPSS por várias denúncias.
Burla

MP acusa IPSS de de burla contra Segurança Social

O Ministério Público acusou o presidente, diretora técnica e uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Chaves da prática do crime de burla tributária agravado contra a Segurança Social.
IPSS

Raríssimas: Apoio "imediato" sem valor definido

Misericórdia de Lisboa confirma apoio financeiro "imediato" para "necessidades urgentes" da Raríssimas, mas diz que é "prematura a definição do valor". Negociações ainda decorrem.
IPSS

Institutições: Marcelo alerta para "ilusão"

O chefe de Estado falava na cerimónia das comemorações dos 500 anos da Misericórdia de Bragança, sublinhando o papel na história de Portugal das misericórdias e das IPSS.
Montepio

Misericórdia do Porto entra no capital do Montepio

Santa Casa liderada por um porta-voz do PSD vai investir dez mil euros no capital do Montepio, apesar de conhecidas as posições do partido sobre o tema. "É um valor simbólico", diz António Tavares.
IPSS

Raríssimas: "A Paula Costa continua a ter salário"

1922
Um mês e meio depois da eleição, Sónia Margarida Laygue revela que a ex-presidente da IPSS continua a ser remunerada. Também fala dos mecenas perdidos com o escândalo. E da doença da filha, de 3 anos.
Autoeuropa

Só há uma creche aberta ao sábado - e é privada

Apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano. Vieira da Silva tinha dito que a solução encontrada para a Autoeuropa não era uma exceção.
IPSS

Vieira da Silva: importante é "corrigir erros"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou que, mais importante do que o volume de IPSS investigadas, é que o trabalho se faça e se corrijam os erros, se existirem.
IPSS

"O Sonho". Presidente vai ser constituído arguido

277
Há suspeitas de crimes de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da "O Sonho" vai ser constituído arguido e será ouvido ainda esta sexta-feira.
IPSS

Raríssimas pode fechar se perder mecenas

A presidente da Raríssimas afirma que a IPSS corre o risco de fechar caso os mecenas deixem de a apoiar. Sónia Margarida Laygue garante que tem sido o Estado a sustentar a instituição.
Global Shapers

A forma como resolvemos problemas está a mudar

Enquanto sociedade, o nosso desenvolvimento será medido, não pelos serviços de apoio que prestamos, mas pelos resultados que esses serviços alcançam.
IPSS

"A situação da Raríssimas é grave"

1007
Sónia Laygue assumiu o cargo há um mês e deparou-se com quebra significativa nos donativos. Apoios do Estado têm mantido associação a funcionar.
IPSS

Governo não reconhece Fundação Raríssimas

139
A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa recusou o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas, uma intenção da ex-presidente da associação, Paula Brito e Costa.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas devolveu o BMW

3509
Sónia Margarida Laygue, que sucedeu a Paula Brito e Costa na liderança da Raríssimas, devolveu o carro topo de gama que ainda estava na Casa dos Marcos. O veículo custava 921 euros/mês à associação.
IPSS

Trabalhadores das IPSS exigem melhores condições

113
150 trabalhadores das IPSS manifestaram-se em frente ao ministério do Trabalho. Exigem a redução da carga horária e melhores condições laborais.
IPSS

IPSS. MP analisa auditoria a Sol Maior, de Gaia

1050
Em causa está a instituição Sol Maior, onde a mulher do presidente da câmara de Gaia foi aumentada 390%. Segurança Social detetou "irregularidades" e enviou conclusões para o MP que está a "analisar".
Autoeuropa

Creche para filhos dos trabalhadores não é exceção

673
O apoio aos filhos de funcionários da Autoeuropa que trabalhem ao fim de semana não é uma regime de exceção, garante ministério de Vieira da Silva. Opção é debatida esta quarta-feira.
IPSS

Suspensão de Paula Brito da Costa prolongada

A direção da associação Raríssimas decidiu prolongar a suspensão de Paula Brito da Costa, que não poderá aceder a nenhum dos espaços da associação até que estejam concluídos os "procedimentos legais".
IPSS

Há mais duas IPSS raríssimas no Seixal e Açores

3948
Uma investigação da SIC levanta o véu sobre as contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal. Nos Açores, a Sábado revela que a ex-presidente da Arrisca ganhava mais de 4.600 euros por mês.
IPSS

Raríssimas. Vieira da Silva estava a dar autógrafo

1346
Ministro responde a perguntas do PSD e CDS sobre a Raríssimas e diz que assinatura no Ministério, ao lado de Paula Brito e Costa, foi "ato de boa sorte" para uma fundação sueca.
IPSS

O que têm em comum Raríssimas e "O Século?

1519
Em menos de um mês, rebentaram dois escândalos que envolvem os responsáveis de IPSS -- e alegados crimes de desvio e apropriação de dinheiros públicos. O que têm em comum Raríssimas e "O Século"?
Justiça

O Século diz que foi pressionada por autarquia

Emanuel Martins acusa a Câmara Municipal de Lisboa de ter dado apenas 1 dos 4,3 milhões de euros acordados e de ter ficado com a Feira Popular, apesar de ter havido acordo.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas quer "transparência"

Sónia Laygue tomou esta sexta-feira posse como presidente da Raríssimas. Durante um curto discurso, explicou que quer retomar a confiança dos associados e traçar um plano com "transparência".
IPSS

Raríssimas. Ministro não pensou em demitir-se

260
O ministro Vieira da Silva garante que nunca lhe passou pela cabeça demitir-se e que também não foi pressionado pelo primeiro-ministro para abandonar o cargo, após a polémica da Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Sónia Laygue é a nova presidente

1561
A nova presidente da Raríssimas é mãe de uma menina de três anos com uma doença rara. Sónia Laygue foi eleita esta quarta-feira na assembleia geral da associação.
IPSS

Raríssimas. Ainda não há lista candidata à direção

Associados tinham até sexta-feira para apresentarem uma candidatura antes da realização da Assembleia-Geral, na quarta-feira, onde deveria decorrer a eleição.
Observador

Do "completamente cercado" ao "herdeiro da parada"

Fogos. Zé Pedro. Salvador Sobral. Urban. Sá Pinto. Uma orgia gay no Vaticano. Raríssimas. Títulos e histórias que mais mexeram com os leitores em 2017, num vídeo de 199 segundos
Financiamento dos Partidos

Seitas, associações e partido

802
Num país onde um professor com 20 anos de carreira, um enfermeiro ou um médico leva para casa 1500 euros, é obsceno que se atribuam valores de 2800 euros a uma secretária ou 3700 a um assessor.
Marcelo Rebelo de Sousa

Raríssimas. Marcelo visitou a Casa dos Marcos

O chefe de Estado visitou a Casa dos Marcos, da Raríssimas, na Moita. Marcelo foi a uma unidade de cuidados continuados, visitar as crianças que lá estão internadas e que aí vão passar o Natal.
IPSS

Afinal, Teresa Caeiro esteve mesmo na Raríssimas

5672
A deputada do CDS garantiu ao Observador nunca ter feito parte dos órgãos sociais da associação, mas a ata de tomada de posse dos dirigentes para o mandato 2013/2015 prova o contrário.
PS

Raríssimas. Viagem de deputada do PS investigada

613
Os inspetores querem perceber se a viagem da deputada socialista Sónia Fertuzinhos à Suécia foi paga com recursos da Raríssimas. Em causa, suspeitas do crime de recebimento indevido de vantagem.
Governo

Raríssimas: Vieira da Silva deveria pedir escusa

630
PSD acusou Vieira da Silva de ter violado o Código de Conduta do Governo ao ter decidido sobra a Raríssimas. Juristas dividem-se, mas maioria acredita que ministro está impedido de tomar mais decisões
IPSS

Raríssimas. Ex-presidente constituída arguida

659
A PJ realizou cinco mandados de busca na manhã de quinta-feira. No terreno estiveram 29 elementos da PJ e dois magistrados do Ministério Público. Paula Brito e Costa já foi constituída arguida.
IPSS

Raríssimas. Os dois lados de Paula Brito e Costa

525
Há quem conte que exigia vénias. Mas também há quem garanta que só se tem visto o lado mau. O que se diz na Raríssimas da mulher que forrou paredes e portas com a própria imagem.
Redes Sociais

Top riso: 10 histórias que divertiram os leitores

Dois carros entalados na mesma portagem, os emails sobre o bruxo do Benfica, o tasse dos D.A.M.A., e a fluência de Sá Pinto em francês. Veja as histórias que levaram mais leitores a reagir com riso.
IPSS

Como Paula Brito e Costa deixou a Casa dos Marcos 

1334
A presidente demissionária já saiu da Casa dos Marcos, ao lado do marido, completamente disfarçado. Cerca de 50 funcionários da Raríssimas estavam concentrados à porta das instalações em protesto.
Facebook

As 10 histórias que mais indignaram os leitores

É o balanço de 2017 que os leitores do Observador fizeram sem saber, quando reagiam no Facebook com surpresa, adoro, riso ou tristeza. Veja o top 10 da ira: Raríssimas, fogos e outros escândalos.
Vieira da Silva

CDS faz 15 perguntas a Vieira da Silva por escrito

465
O CDS-PP vai fazer questões adicionais por escrito sobre a ligação do ministro Vieira da Silva à Raríssimas. O partido considera que estes pontos não ficaram esclarecidos em comissão parlamentar.
IPSS

Raríssimas. As respostas e as dúvidas que ficam

426
No Parlamento, Vieira da Silva garantiu que não foram dados apoios irregulares à Raríssimas, explicou o que pode fazer o Governo e voltou a assegurar que não recebeu denúncias sobre gestão danosa.
IPSS

Raríssimas: a linguagem corporal dos visados

1380
Que gestos mostram stress, raiva, medo ou desconforto? As entrevistas de Manuel Delgado à TVI e de Paula Brito e Costa à RTP, analisadas por um especialista em linguagem corporal
IPSS

Raríssimas. Veja aqui a audição de Vieira da Silva

O ministro da Segurança Social está no Parlamento a explicar o que sabia e não sabia sobre o caso Raríssimas. Vieira da Silva foi vice-presidente da Assembleia Geral da associação entre 2013 e 2015.
IPSS

Ministro diz que tem condições para continuar - como aconteceu

383
Ministro Vieira da Silva explicou porque aceitou cargo na Raríssimas, disse estar "preocupado" com impacto desta crise no setor social e negou acusação de favorecimento, bem como de negligência.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ouvido esta segunda-feira

122
O ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade é ouvido esta segunda-feira na Assembleia da República. Em causa está o seu envolvimento no caso Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Galamba ataca jornais que o citaram

2182
Porta-voz do PS explicou-se no Facebook, acusando o Observador e o Jornal Económico, que reproduziram as suas declarações ao Canal Q sobre o papel dos tesoureiros, de não serem sérios.
Bloco de Esquerda

Bloco: Raríssimas mostra "enorme confusão"

331
A coordenadora do BE considera que o caso Raríssimas mostra a "enorme confusão" que existe entre políticos e responsáveis das IPSS e exige um esclarecimento sobre envolvimento de Vieira da Silva.
IPSS

Raríssimas. IEFP analisa queixa de irregularidades

O IEFP confirmou ter recebido na quinta-feira uma denúncia proveniente de "grupo de associados" da Raríssimas sobre alegadas irregularidades em estágios profissionais.
IPSS

Marcelo. Manter Raríssimas é questão de bom senso

314
Presidente da República considera uma "questão de bom senso" manter a Raríssimas em funcionamento salientando que as crianças e adultos da instituição "não têm culpa".
IPSS

"Sinto-me muito magoada com o meu país"

13232
Fundadora da Raríssimas garante nunca ter usado dinheiro público e explica que vestidos eram "farda" para eventos da associação. Paula Brito e Costa diz que ministro soube de irregularidades em junho.
IPSS

Assessora da Raríssimas deixa buraco na SPEM

992
A atual coordenadora jurídica da Raríssimas terá deixado um buraco de 144 mil euros na Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. Manuela Duarte Neves diz estar a ser alvo de "cabala imoral".
IPSS

O Estado, essa doença comum

1483
Fora do manicómio em que saltita boa parte da “opinião”, o problema da Raríssimas não é ser “particular” na designação, nos estatutos e na teoria: é não ser particular na prática.
IPSS

"Quando se vai à rainha temos de levar farda"

1613
Paula Brito e Costa explica despesas com cartão de crédito da Raríssimas. Vestido era "farda" para estar com Letízia. "Alérgica" a marisco, comprou gambas para jantar com parceiros da associação.
IPSS

Como Paula Costa construiu uma rede de influências

1044
Nestes 15 anos, a fundadora da Raríssimas tentou sempre mover influências ao mais alto nível para conseguir fazer crescer a sua obra. À esquerda e à direita, eis como conquistou a atenção do poder.
IPSS

Trabalhadores pedem demissão de presidente

547
Num abaixo-assinado, 90 trabalhadores e colaboradores da Raríssimas pedem a demissão da ex-presidente Paula Brito da Costa. Os trabalhadores pedem um "rigoroso e cabal esclarecimento dos factos".
Presidente Marcelo

Raríssimas. Marcelo recusa generalizações

126
O Presidente da República defende que não se deve generalizar depois de casos como o da Raríssimas. Marcelo considera que a maioria das instituições portuguesas trabalha de forma séria.
IPSS

Desvio de fundos. Brito e Costa acusa ex-dirigente

449
Ex-presidente da Raríssimas revela auditoria que indica irregularidades de 270 mil euros na delegação da Maia que levaram ao afastamento da sua líder. Vice-presidente terá beneficiado o filho.
IPSS

Raríssimas. Listas até 29 de dezembro

Os associados da Raríssimas que queiram apresentar listas candidatas à direção e ao conselho fiscal da associação têm de o fazer até 29 de dezembro. A assembleia-geral acontece dia 3 de janeiro.
IPSS

Mais duas denúncias contra Paula Brito e Costa

281
A TVI dá conta de mais duas denúncias apresentadas contra a ex-presidente da Raríssimas, desta vez junto do IEFP e da Autoridade para as Condições do Trabalho no passado mês de novembro.
IPSS

Raríssimas: o ataque de João Galamba ao tesoureiro

1195
"O comportamento do tesoureiro que forneceu essa informação à TVI é que tem de ser rapidamente investigado", afirmou o porta-voz do PS, João Galamba, no Canal Q
IPSS

Raríssimas suspensa de rede europeia

1368
A Raríssimas e a federação nacional de doenças raras, que foram presididas por Paula Brito e Costa, foram suspensas da rede europeia ligada à área. Em causa estão as suspeitas de alegada má gestão.
Fact Check

Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

1426
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.
PS

Raríssimas. João Galamba critica denunciadores

8218
O deputado do PS apontou falhas à gestão de Paula Brito e Costa, mas não deixou de questionar o comportamento dos antigos tesoureiros da Raríssimas que denunciaram o caso à TVI.
IPSS

Raríssimas: o Estado é parte do problema

816
Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações.
IPSS

Paula Brito e Costa ainda é diretora-geral

520
Ex-presidente continua a tentar trabalhar a partir de casa e garante que só sairá da Casa dos Marcos se for despedida. Departamento jurídico diz que funcionários não obedecem às suas ordens.
Governo

O país pequenino onde uma mão lava a outra

3093
A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha.
IPSS

SMS. Raríssimas: como é que o ministro não sabia?

394
Miguel Pinheiro e Filomena Martins discutem por SMS o papel de Vieira da Silva na polémica da Raríssimas. O ministro pertenceu à Assembleia Geral mas não sabia de nada? Como é possível?
IPSS

FEDRA fez denúncia em janeiro

820
Carta com denúncias sobre aluguer do carro de alta cilindrada pago pela FEDRA, entre outras despesas, foi entregue em janeiro, de acordo com a TVI. Segurança Social, contudo, diz nunca a ter recebido.
IPSS

Eleições na Raríssimas a 3 de janeiro

A associação Raríssimas vai realizar uma assembleia-geral a 3 de janeiro para eleger os titulares dos órgãos sociais em falta, após a saída da sua presidente, Paula Brito e Costa.
IPSS

Ex-vice-presidente da Raríssimas investigada

994
A ex-vice-presidente da Raríssimas, Joaquina Teixeira, abandonou a associação depois de uma auditoria externa ter levantado suspeitas na delegação do Norte, de que era responsável. MP investiga.
IPSS

O PS é incorrigível

636
Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado.
IPSS

Raríssimas: madrinha não fala com a fundadora

"Por agora não". Maria Cavaco Silva respondeu assim quando lhe perguntaram se ia falar com Paula Brito e Costa. E há mecenas que só voltam a ajudar a Raríssimas se marido e filho da fundadora saírem.
Governo

Costa mantém "total confiança" em Vieira da Silva

3024
O primeiro-ministro considera que o facto de Vieira da Silva ter sido vice-presidente da assembleia geral da Raríssimas em nada compromete o ministro com a alegada gestão danosa da associação.
Presidente Marcelo

Marcelo recebeu carta, mas nada de específico

1047
Caso Raríssimas. O Presidente da República admitiu hoje ter recebido, no Palácio de Belém, uma carta sobre a situação na associação Raríssimas. Foi poucos dias antes da reportagem da TVI, garante.
IPSS

Silêncio de António Costa é "inqualificável"

O vice-presidente do CDS-PP lamentou que Portugal tenha "um primeiro-ministro insensível e absolutamente impreparado" e considerou "inqualificável" o silêncio de Costa em relação à Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Presidente já se demitiu

O presidente da Assembleia Geral, Paulo Olavo Cunha, recebeu esta quinta-feira o pedido de demissão. A responsável pela delegação de Viseu já pediu a convocação de uma Assembleia Extraordinária.
IPSS

Raríssimas. Eleição da nova direção marcada hoje

A data da próxima reunião da Assembleia Geral da Raríssimas, durante a qual será nomeada a nova direção, vai ser marcada ainda esta quinta-feira, avança o Expresso.
IPSS

Raríssimas. Maria Cavaco Silva está "espantada"

506
A ex-madrinha da Raríssimas diz que está "espantada porque não esperava" e "muito preocupada" porque acredita que "não podemos prescindir dos serviços" que a instituição "presta a tantas pessoas".
PSD

"Vieira da Silva deve dar explicações ao país"

542
O PSD quer ouvir Vieira da Silva sobre o caso Raríssimas até sexta-feira. Os sociais-democrata pediram a audição do ministro com "carácter de urgência" para dar as explicações que o "país exige".
IPSS

Raríssimas. Casa dos Marcos corre risco de fechar

1245
Sem acesso às contas, a Casa dos Marcos, o principal projeto da Raríssimas, pode vir a fechar. Mecenas cortaram financiamento até que Paula Brito e Costa, o marido e o filho abandonem a instituição.
PS

Governo manteve, não subiu, apoios à Raríssimas

3547
Em 2014, ainda no governo anterior, o valor orçamentado para 2016 era de 1,2 milhões. O montante manteve-se, ao contrário do que escreve esta manhã o Diário de Notícias.
IPSS

Raríssimas, uma história de subdesenvolvimento

4556
Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas
IPSS

Ministro e Paula Costa estiveram juntos na Suécia 

2046
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garante que a viagem à Suécia nada teve a ver com a Raríssimas, mas surge numa fotografia ao lado de Paula Brito e Costa.
IPSS

Ex-Secretário de Estado explica demissão

1056
Diz que se demitiu por “grave violação da privacidade” da sua vida pessoal e diz nunca ter recebido “qualquer favorecimento por qualquer relação pessoal”.
IPSS

Raríssimas. Ex-tesoureiro lança novas dúvidas

461
Ricardo Chaves, ex-tesoureiro da Raríssimas, questiona as declarações de Nuno Branco e afirma que era ele o responsável pela aprovação dos salários e despesas do cartão de crédito.
IPSS

Esquerda critica IPSS e direita pede explicações

156
Num ponto os partidos estão de acordo: é preciso apurar responsabilidades e escutar Vieira da Silva no Parlamento. No entanto, discordam quanto ao papel que as IPSS têm na sociedade.
IPSS

Direção da Raríssimas pondera demitir-se

260
O diretor da Raríssimas, Nuno Branco, confessa-se preocupado com o futuro da instituição, garantiu desconhecer as alegadas ilegalidades e revelou que a direção está a ponderar demitir-se.
IPSS

Raríssimas. Inspetores foram à Casa dos Marcos

359
Dois inspetores da Segurança Social estiveram naquele que é o maior projeto da Raríssimas -- a Casa dos Marcos, na Moita -- na sequência da denúncia de alegadas irregularidades nas contas.
Segurança Social

Vieira da Silva está "de consciência tranquila"

3275
Ministro continua em contradição sobre a polémica na Raríssimas. Insiste que não sabia de irregularidades mas recebeu uma denúncia que pedia uma "inspeção aprofundada" às contas da instituição.
IPSS

Raríssimos políticos

2319
Perante tudo isto, qual a reação à esquerda? As do costume. João Galamba (palmas para a falta de originalidade) tentou colocar a culpa em cima do ministro da segurança social do governo anterior.
IPSS

Do quiosque de jornais a uma vida de luxo

3603
Antes, a ex-presidente da Raríssimas aparecia com jeans e pedia que a tratassem por Paula; depois, vestia-se em lojas caras e ganhou um "e" no nome. O que é que mudou? E quando?
IPSS

Raríssimas. Delgado nega relação; fotos provam-na

3176
Em entrevista à TVI, Manuel Delgado negou qualquer relação com Paula Brito e Costa. Mas há inúmeras fotos dos dois. E também um mail em que se destacam as suas boas relações políticas.
IPSS

Raríssimas: cinco consequências do escândalo

108
O secretário de Estado da Saúde demitiu-se pouco depois de ser confrontado pela TVI com perguntas sobre viagens pessoas com a presidente da Raríssimas. Que também se demitiu, denunciando uma "cabala"
Governo

Respostas e dúvidas do ministro sobre a Raríssimas

586
Em resposta ao Observador, o gabinete do ministro repete que não sabia de irregularidades financeiras na Raríssimas, apesar da carta do ex-tesoureiro. E assegura: inspetores visitam associação amanhã.
IPSS

Raríssimas. 8 perguntas para entender a polémica

311
O que é a Raríssimas? O que faz? De onde vem o dinheiro? Quem dá a cara pela associação e que polémica é esta que já provocou a demissão da sua presidente e de um secretário de Estado?
IPSS

Raríssimas. Vieira da Silva vai ao Parlamento

478
O PS chamou Vieira da Silva para ir ao Parlamento esclarecer todas as dúvidas sobre o caso Raríssimas. CDS também lhe enviou perguntas. Partidos pedem investigação.
IPSS

A Raríssimas e os vícios que teimamos em manter

2614
A Paula Brito e Costa humilde e batalhadora do passado terá cedido ao deslumbramento e à vaidade da Paula Brito e Costa dos BMW e dos vestidos caros. Lições sobre promiscuidade, cobardia e coragem
IPSS

Presidente da Raríssimas demite-se 

7404
Paula Brito e Costa confirmou ao Expresso que vai sair da Associação que fundou depois das denúncias de gestão danosa. "Esta é uma cabala muito bem feita".
IPSS

Viagens com fundadora levam a demissão no Governo

11260
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, terá deixado o cargo depois de ser confrontado com perguntas "comprometedoras" sobre viagens que terá feito com a presidente da Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Dirigente quer destituir a presidente

254
A delegação centro da Raríssimas pediu a convocação de uma assembleia-geral extraordinária para "deliberar sobre a destituição" da presidente Paula Brito e Costa.
IPSS

Turbulência e sócios barrados na última reunião

1362
A última Assembleia Geral da Raríssimas, há poucos dias, não foi como as outras. Compareceram mais de 100 associados e cerca de 20 foram impedidos de votar nos membros da Direção e do Conselho Fiscal.
IPSS

Raríssimas. Mais de 4 milhões em apoios públicos

2175
Ministério da Segurança Social foi principal financiador da associação, que também recebeu do Ministério da Saúde. Apoios chegaram a 4,2 milhões entre 2010 e 2016. Casa dos Marcos foi projeto apoiado
IPSS

Raríssimas: das origens até ao escândalo

347
O drama familiar que levou Paula Brito e Costa a fundar a Raríssimas e o apoio fundamental da madrinha da instituição, Maria Cavaco Silva, para a fazer crescer. Até ao escândalo revelado pela TVI
IPSS

Agência Lift tenta demarcar-se da Raríssimas

1889
A agência de comunicação Lift usa o Facebook para se demarcar da Raríssimas. Diz que colaboração com associação foi pontual e "pro bono". No Twitter, o CEO tinha chamado novamente "pulha" à jornalista
IPSS

"Temos de ter mais cuidado", diz Van Dunem

432
Van Dunem acredita que "não há sistemas perfeitos" e a ministra da Presidência alerta para risco de polémica "lançar mancha" sobre outras instituição. Cristas pede ação "imediata" do Governo.
IPSS

Raríssimas. Segurança Social abriu investigação

572
Ministro Vieira da Silva confirmou a existência de uma investigação às "contas" da Raríssimas aberta há cinco meses. Mas diz que durante esse tempo o ministério não detectou qualquer irregularidade.
Ministério Público

Raríssimas. Deputado do PSD já não vai tomar posse

1720
Ricardo Baptista Leite tinha aceitado o convite e estava prestes a assumir funções. Ao Observador, diz que agora “não há condições” para integrar direção da associação Raríssimas.
IPSS

Polícia Judiciária está a investigar Raríssimas

O Ministério Público confirmou a abertura de inquérito à gestão da associação presidida por Paula Brito e Costa. O caso foi entregue à Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária.
IPSS

Raríssimas. Página de Facebook eliminada

1406
Uma pesquisa pelo nome da associação na rede social já só devolve um resultado: o da delegação do Algarve. E mesmo essa página já está inundada de comentários negativos e insultos contra a presidente.
IPSS

Marcelo quer "apuramento dos factos" na Raríssimas

843
O Presidente da República congratulou-se com o facto de o Ministério do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade anunciar que vai avaliar a situação da associação Raríssimas.
Vieira da Silva

Raríssimas. Ministro foi alertado em outubro

3625
Vieira da Silva já tinha sido avisado, há dois meses, das irregularidades nas contas da Raríssimas – denunciadas pela TVI na noite de sábado - e de várias demissões suspeitas.
IPSS

Secretário de Estado demarca-se de polémica 

2645
O secretário de Estado da Saúde diz que nunca participou em "decisões de financiamento" da Raríssimas. Ministério da Segurança Social vai "avaliar a situação e agir em conformidade".
IPSS

Página da Raríssimas inundada de comentários

2987
Na sequência das denúncias sobre a atuação da presidente da Raríssimas, o Facebook foi invadido de comentários negativos e críticas a Paula Brito Costa. Já existe a hashtag #paulabritocostanaprisao.
IPSS

Raríssimas diz que acusações são "insidiosas"

3370
A Associação Raríssimas afirma que as denúncias sobre a utilização de dinheiro em proveito próprio por parte da presidente são "insidiosas" e que os documentos estão "descontextualizados".
IPSS

Presidente com vida de luxo à conta da Raríssimas

77607
Uma reportagem da TVI conta como Paula Brito Costa pode ter usado dinheiro da Raríssimas, que recebeu quase um milhão de euros do Estado em 2016, para fazer compras e uma vida de luxo.
Presidente Marcelo

Marcelo promulga devolução do IVA aos bombeiros

O Presidente da República promulgou o diploma que simplifica os procedimentos de devolução do IVA às associações de bombeiros, Forças Armadas, forças e serviços de segurança e IPSS.
Polícia Judiciária

Compravam carros e picanha em nome da creche

1031
Um homem e uma mulher foram detidos esta semana pela PJ de Portimão. Alegadamente lesaram a IPSS que dirigiram entre 2012 e 2016, na freguesia algarvia de Pêra, em cerca de 100 mil euros.
Solidariedade

IPSS disponíveis para receberem menores refugiados

A Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade reúne este sábado em Fátima e estas dizem-se preparadas e disponíveis para receberem 50 refugiados menores não acompanhados.
Porto

Machado Vaz devolve medalha à Câmara do Porto

128
O psiquiatra critica vereador Manuel Pizarro que prometeu ajuda a instituição detida por Julio Machado Vaz, mas nunca cumpriu. Instituição vai agora fechar portas por falta de apoio.
Açores

Açores. Governo nega atrasos nas verbas para IPSS

A secretaria regional da educação e cultura dos Açores assegurou que não existe "qualquer atraso na transferência das verbas contratualizadas" com as IPSS.
Segurança Social

Paróquia multada por ajudar pessoas pessoas a mais

4916
O Centro Paroquial de São Martinho das Moitas foi multado por prestar apoio domiciliário a 36 utentes, quando só estava autorizado pela Segurança Social a ajudar 30.
IPSS

IPSS: Trabalhadores vão ter 1º aumento em 5 anos

180
Os 200 mil trabalhadores das instituições particulares de solidariedade social vão receber mais 20 euros brutos por mês. É o primeiro aumento em cinco anos, depois do congelamento dos salários.
Segurança Social

Amas: nova lei traz mais desemprego? 

136
A Segurança Social tem cerca de 450 amas inscritas. Muitas não têm, perto de casa, uma instituição que as possa integrar ao abrigo da nova lei e temem ficar no desemprego. Sem direito a subsídio.
IPSS

IPSS podem candidatar-se aos novos fundos

Pedro Mota Soares anunciou que em junho vão abrir as candidaturas para as IPSS concorrerem aos novos fundos comunitários.
Crianças

IPSS vão apoiar crianças em risco

Comissões alertam para a diminuição drástica do número de técnicos de apoio. Instituto da Segurança Social desvaloriza, mas apresenta solução nova. PSD e CDS pedem reforço de meios ao Governo.
Legislação

Funerárias foram à Assembleia. Com queixas

A Associação de Agentes Funerários foi ao Parlamento queixar-se. Em causa está a decisão do Governo de permitir que as IPSS possam fazer concorrência na conservação e preservação de cadáveres.
IPSS

IPSS podem acolher idosos abandonados em hospitais

As IPSS poderão vir a acolher, a partir de maio, idosos abandonados nos hospitais por não terem para onde ir, anunciou hoje o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).
Terceira Idade

Banco de medicamentos entregou 80 mil embalagens

O "Banco de Medicamentos" já recebeu da indústria farmacêutica quase 215 mil embalagens de medicamentos e já distribuiu pelas instituições de solidariedade social 80.341 em dois anos.
País

Há 20 anos com os olhos na realidade

A CAIS já não é só uma revista. Passados 20 anos, a associação continua a adaptar-se à realidade. “A solidariedade pode ser uma onda viral”, diz José Macieira.
A página está a demorar muito tempo.