A organização pertence a Portugal, o maior número de equipas presentes nesta Final Four é de Portugal, as expetativas apontavam para uma final made in Portugal… e metade dessa antevisão já está cumprida: na primeira meia-final da Taça Continental de hóquei em patins, que se realiza no Pavilhão João Rocha, o FC Porto goleou ao Lleida (que venceu a primeira edição da WS Europe Cup) por 8-2 e qualificou-se mais uma vez para o encontro decisivo da competição, à semelhança do que já tinha acontecido no ano passado contra o Barcelona.

Motivados pelo recente sucesso na Elite Cup em Portimão, onde bateu HC Braga, Benfica e Sporting, os dragões entraram a todo o gás no encontro e já estavam a vencer por 3-0 aos dez minutos, com o reforço francês Carlo Di Benedetto (ex-Liceo) a inaugurar o marcador (3′) antes de Gonçalo Alves (8′) e outra cara nova da presente época, Sergi Miras (também antigo jogador do Liceo, que já passou pelo Sporting), aumentarem a vantagem (10′).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O conjunto espanhol ainda conseguiu reduzir aos 14′ por Andreu Tomàs, que bateu o espanhol Xavier Malián na recarga a uma grande penalidade, mas o conjunto de Guillem Cabestany chegou ao 4-1 ainda antes do intervalo por Reinaldo Garcia (23′), já depois de Cocco ter desperdiçado um livre direto por cartão azul a Marc Palazon (19′).

No segundo tempo, o FC Porto confirmou a sua superioridade e chegou ao 8-1, com golos de Di Benedetto (29′ e 36′) e Gonçalo Alves (36′ e 38′) aproveitando também mais dois cartões azuis ao conjunto espanhol (Joan Cañellas e Dario Giuliani, neste caso com o jogo parado). Oriol Vives fez o 8-2 final aos 41′.

FC Barcelona vence FC Porto e conquista Taça Continental de hóquei em patins

O FC Porto regressa assim à final da Taça Continental, que perdeu no ano passado com o Barcelona nas grandes penalidades (3-3, 3-2 no desempate). Os dragões contam apenas com um triunfo na competição, no longínquo ano de 1986, tendo perdido também os jogos decisivos de 1982, 1983 (ambos com os blaugrana) e 1990 (Liceo). Os azuis e brancos aguardam agora o desfecho da outra meia-final, que colocará frente a frente o Sporting e os italianos do Sarzana, para saber o adversário na final deste domingo, às 16 horas.