Um icebergue gigante, o D28, separou-se da plataforma de gelo Amery, na Antártida, que não produzia um icebergue tão grande desde a década de 1960. O D28 tem uma área de 1.636 km2, quase tanto como toda a península de Setúbal.

Entre 1963 e 1964, a Amery produziu um icebergue ainda maior, com cerca de 9.000 km2, segundo conta a BBC.

A Amery é a terceira maior placa de gelo antártica e a separação do D28 já era esperada. Isto porque as plataformas de gelo mantêm normalmente o equilíbrio compensando o aumento de peso acumulado com a neve ao libertar icebergues. A zona de onde o D28 se separou é apelidada de “Dente Solto” pela forma semelhante à de um dente a soltar-se que é captada nas imagens de satélite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estou contente por ver esta separação ao fim de estes anos todos”, declarou Helen Fricker, investigadora da Instituição Scripps de Oceanografia que monitoriza a placa Amery. Fricker previu que a separação de parte do “Dente Solto” ocorreria entre 2010 e 2015: “Sabíamos que ia acontecer mais cedo ou mais tarde, mas, só para nos manter atentos, não aconteceu exatamente quando esperávamos”, disse a investigadora à BBC.

Helen Fricker acrescentou ainda que o acontecimento não está relacionado com as alterações climáticas e que estas mudanças na Amery estão dentro do esperado para aquela plataforma: “Embora haja muitas razões para nos preocuparmos com a Antártida, não há ainda causa para alarme com esta placa de gelo.”

Outra investigadora, porém, alerta que este evento nos deve fazer pensar no impacto das alterações climáticas nas separações de icebergues: “Com as alterações climáticas, antecipamos que haja mais icebergues a separarem-se no futuro”, avisou Sue Cook, do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos, citada pela rádio australiana ABC. “Há um número variado de processos que irão ocorrer. À medida que as águas em torno da Antártida aquecem, vão começar a tornar as placas de gelo mais finas e isso deixa-as mais vulneráveis e passíveis de se partirem.”