434kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Somália

Estados Unidos da América

Biden envia centenas de militares para a Somália

O Presidente dos EUA, ordenou durante esta segunda-feira o envio de centenas de militares para a Somália para combater o grupo jihadista Al-Shabab. A ordem surgiu após a notícia de eleição do novo PR.
Somália

Somália. Ex-presidente ocupa novamente cargo

A eleição de Hassan Sheikh Mohamud pôs fim a um prolongado processo eleitoral que levantou tensões políticas após o mandato do Presidente Mohamed Abdullah ter expirado em fevereiro de 2021.
Al-Shabab

Somália. Al-Shabab reivindica ataque ao parlamento

A sessão parlamentar estava a ser transmitida pela televisão no momento em que ocorreram as explosões, que provocaram vários feridos, nenhum deles deputado.
Somália

MNE moçambicana não entende expulsão de diplomata

Esta foi a primeira reação de um governante moçambicano a mais uma polémica com representantes da UA e da Organização das Nações Unidas na Somália, desta vez com um diplomata de Moçambique.
Somália

48 mortos em duplo atentado na Somália

Na quarta-feira foi noticiado um duplo ataque do grupo jihadista Al-Shabab me Beledweyne, horas depois de outro ataque ao aeroporto da capital, Mogadíscio, encarada como a cidade mais segura do país.
Somália

Pelo menos 28 mortos num duplo atentado na Somália

Pelo menos 28 pessoas morreram e 35 ficaram feridas nos ataques na cidade Beledweyne, no centro da Somália. O grupo Al Shabab reivindicou a responsabilidade pelos ataques.
UNICEF

Unicef: fome ameaça milhões de menores na Somália

Com temporadas de chuvas fracas, a seca ameaça milhões de menores na Somália, que precisa de apoio humanitário internacional urgente, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Somália

Somália. 7,7 milhões precisam de ajuda urgente

A Somália enfrenta o mais longo período sem chuvas significativas no país em 40 anos. As ONG's defendem que "o financiamento precoce impede a ocorrência de uma catástrofe".
Somália

Somália. Pelo menos oito mortes numa explosão

A explosão de um carro armadilhado em Mogadíscio matou oito pessoas e destruiu várias casas junto a uma mesquita, perto do aeroporto.
Política

Uniáo Africana pede solução para tensão na Somália

Após a iniciativa do Presidente, Roble e vários opositores acusaram Farmaajo de ter tentado dar um golpe de Estado. As eleições presidenciais deste país já foram adiadas por várias vezes.
Somália

Seca. Mais de 3,2 milhões afetadas na Somália

Mais de 3,2 milhões de pessoas estão a ser afetadas pela seca na Somália,. O alerta é das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.
Somália

ONU prolonga combate a pirataria na Somália

A prorrogação consta de uma resolução redigida pelos Estados Unidos e foi aprovada por unanimidade pelos 15 membros do Conselho de Segurança.
Terrorismo

Al-Shabab. Explosão faz 5 mortos na Somália

O Al-Shabab reivindicou uma explosão que matou pelo menos cinco pessoas e feriu 15 perto de uma escola em Mogadishu, capital da Somália.
Reino Unido

Jovem acusado formalmente da morte de David Amess

Ali Harbi Ali, um cidadão de origem somali, foi acusado formalmente de assassinar o deputado britânico David Amess. Professor lembra jovem "educado" e vizinhos recordam que era um "bom aluno".
Somália

Crise política na Somália preocupa ONU

O Conselho de Segurança das Nações Unidas mostrou-se "profundamente preocupado" com a crise política na Somália, resultante das divergências entre o Presidente e o primeiro-ministro.
Somália

Nove mortos em atentado na Somália

Seis membros das forças de segurança e três civis foram mortos e outros 11 ficaram feridos no ataque, que foi reivindicado por rebeldes do Al-Shabaab.
Somália

Somália. Abertas negociações para eleições

O Presidente somali retomou as negociações para a organização de eleições. Decisão foi elogiada pela oposição e afasta no imediato a perspetiva de novas violências neste país africano.
Somália

Somália. Confrontos fizeram 100 mil deslocados

"Para além de deslocar civis inocentes, a violência inicial criou incerteza e medo de haver perturbações na ajuda humanitária a centenas de milhares de pessoas vulneráveis", disse responsável da ONU.
Quénia

Campos de refugiados: Quénia dá ultimato à ONU

Governo diz que não há lugar para mais negociações e fez "um ultimato de 14 dias para ter um roteiro sobre o encerramento final dos campos de refugiados Dadaab e Kakuma", em operação desde os anos 90.
Somália

Somália: 2,7 milhões de pessoas em risco de fome

A ONU alerta para a degradação da situação humanitária no país africano. O número de habitantes que poderão sofrer de falta de alimentos representa um aumento de 65% face aos números atuais.
Nações Unidas

ONU preocupada com direitos humanos em África 

Alta comissária no Conselho de Direitos Humanos abordou a situação a nível mundial e alertou para situações preocupantes no Uganda, Tanzânia, Mali, Maláui, Somália, Guiné-Conacri e Comores.
Somália

Somália: tiroteio após governo fechar ruas

Explosões e tiroteios ocorreram esta sexta-feira na capital da Somália, após tensões entre as forças do governo somali e apoiantes da oposição indignados com o adiamento das eleições presidenciais.
Somália

Explosão de carro-bomba na Somália mata 3 pessoas

Pelo menos três pessoas morreram e oito ficaram feridas na explosão de um carro-bomba perto de um posto de controle em Mogadíscio, capital da Somália.
Somália

UE pede esforços para eleições na Somália 

O alto-representante da União Europeia para a Política Externa considera que a falta de acordo para a realização de eleições na Somália é "extremamente grave", pedindo mais esforços para a realização.
Somália

Explosão mata oito soldados somalis

Ataque que atingiu um alto oficial dos serviços de inteligência foi reivindicado pelos radicais islâmicos de Al-Shabab, organização filiada à Al-Qaeda.
Somália

Três mortos em ataque no centro da Somália

Pelo menos três pessoas morreram num ataque a um hotel no centro da capital da Somália, Mogadíscio, reivindicado pelo grupo islâmico radical Al-Shabab.
Somália

EUA bombardeiam grupo Al Shabab na Somália

O bombardeamento levado a cabo pelas forças norte-americanas atingiu a zona de Xawaaalo, no sul da Somália. Cinco elementos do grupo extremista islâmico Al Shabab, ligado à Al Qaeda, morreram.
Somália

Somália em "emergência nacional" devido a praga

Nuvens de gafanhotos de magnitude histórica devastam há semanas largas zonas da África Oriental. "Fontes de alimentação para as pessoas e seus animais estão em risco", dizem autoridades somalis.
Somália

Somália acusa "país estrangeiro" de atentado

A Agência Nacional de Inteligência e Segurança (NISA) da Somália acusou um "país estrangeiro" de planear o atentado com um camião armadilhado que causou 92 mortos e 125 feridos em Mogadíscio.
Somália

Somália. Explosão de carro bomba faz 92 mortos

O atentado com um carro armadilhado em Mogadíscio fez 92 mortos numa zona movimentada da capital da Somália. É o terceiro mais mortífero da história recente de Mogadíscio.
Somália

Somália. Carro bomba faz pelo menos 92 mortos

Presumível suicida fez rebentar o carro perto de uma repartição de impostos, num posto de controlo em Mogadíscio. Entre os mortos há vários estudantes universitários. Número de vítimas é provisório.
Mundo

Somália resolve menos crimes a jornalistas

A Somália é o país com mais homicídios a jornalistas por esclarecer, considerando população. Tendo em conta os 38 países do ranking, já morreram 318 jornalistas.
Somália

Ataque na Somália faz 26 mortos e 56 feridos

Pelo menos 26 pessoas morreram e 56 ficaram feridas num ataque do grupo Al-Shabab a um hotel na cidade portuária de Kismayo, no sul da Somália. Entre os mortos, estão estrangeiros. Nenhum é português.
Somália

Pelo menos 7 mortos em ataque a hotel na Somália

Um carro bomba explodiu à porta de hotel Asasey na cidade costeira da Somália. Grupo islâmico Al Shabab assumiu responsabilidade do ataque que fez pelo menos sete mortos. Dois eram jornalistas.
Somália

Explosões na Somália fazem 8 mortos e 16 feridos

A explosão que mais vítimas e danos causou teve origem num automóvel armadilhado, estacionado perto da sede do parlamento. Ataques tinham como objetivo controlo do aeroporto e palácio presidencial.
Somália

Dois milhões de somalis em risco de morrer de fome

Mais de dois milhões de somalis, incluindo crianças, podem morrer de fome até o final do verão se a ajuda internacional não for enviada rapidamente para o país, alertou a ONU.
Somália

Somália. Ataque com carro bomba faz 10 mortos

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras sete ficaram feridas, na sequência de uma explosão de um carro bomba, numa rua muito frequentada do centro de Mogadíscio.
Terrorismo

Ministro entre as 5 vítimas de ataque terrorista

O ministro do Trabalho da Somália é uma das cinco vítimas mortais contabilizadas até agora em consequência do ataque levado a cabo contra um edifício do governo na capital, Mogadíscio.
Somália

Duas explosões e troca de tiros em Mogadíscio

Duas explosões, seguidas de tiros, foram ouvidos numa rua em Mogadíscio, onde estão localizados os ministérios do governo somali, revelaram fontes policiais e testemunhas.
Somália

Somália. Ataques dos EUA triplicam mortos de 2018

Desde janeiro, os EUA mataram pelo menos 225 pessoas em ataques aéreos. Mantendo o ritmo, podem ultrapassar os 1100 mortos em 2019. No ano anterior houve 326 vítimas oficiais.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.