Somália

Terrorismo

Ministro entre as 5 vítimas de ataque terrorista

O ministro do Trabalho da Somália é uma das cinco vítimas mortais contabilizadas até agora em consequência do ataque levado a cabo contra um edifício do governo na capital, Mogadíscio.
Somália

Duas explosões e troca de tiros em Mogadíscio

Duas explosões, seguidas de tiros, foram ouvidos numa rua em Mogadíscio, onde estão localizados os ministérios do governo somali, revelaram fontes policiais e testemunhas.
Somália

Somália. Ataques dos EUA triplicam mortos de 2018

225
Desde janeiro, os EUA mataram pelo menos 225 pessoas em ataques aéreos. Mantendo o ritmo, podem ultrapassar os 1100 mortos em 2019. No ano anterior houve 326 vítimas oficiais.
Somália

Atentado na Somália faz mais de 20 mortos

Foi este o cenário causado pelo ataque terrorista do grupo Al-Shabab, em Mogadíscio, na Somália, esta sexta-feira. Pelo menos 23 pessoas morreram e 45 ficaram feridas.
Somália

Somália. Pelo menos 23 mortos em explosão de carro

Pelo menos 23 pessoas morreram e outras 45 ficaram feridas na sequência do rebentamento de um carro-bomba em Mogadíscio. Ataque foi dirigido ao hotel Maka Almukrama, localizado no centro da cidade.
Somália

Somália. Explosão fez 11 mortos e 10 feridos

A explosão ocorreu num mercado com muitas pessoas, na capital da Somália, Mogadíscio, regularmente alvo dos islamitas radicais shebab.
Nações Unidas

Somália ordena saída de enviado da ONU

A Somália ordenou a saída de enviado da ONU acusando-o de "interferência deliberada" nos assuntos internos. António Guterres condenou os ataques "agressivos" contra o complexo da ONU em Mogadíscio.
Espanha

Navio Open Arms tem crianças da Síria e Somália

111
O diretor do programa Save The Children anunciou que alguns dos menores do navio Open Arms, que atracou esta sexta-feira no porto de Crinavis, são crianças da Somália e da Síria que fogem da guerra.
Terrorismo

Duplo atentado terrorista faz 20 mortos na Somália

Um duplo ataque concretizado pelos islamistas shebab perto do palácio presidencial de Mogadíscio, na Somália, fez 20 mortos. O Presidente denuncia "ataque cobarde", que também fez mais de 40 feridos.
Terrorismo

Sete mortos em duplo atentado na Somália

Duplo atentado com carro armadilhado matou pelo menos sete pessoas em Mogadíscio. Islamitas somalis shebad, filiados à Al Qaeda, já reivindicaram ataque.
Somália

Somália. 17 mortos e 20 feridos em ataque

Um líder islâmico e pelo menos 17 dos seus seguidores foram mortos por extremistas do grupo al-Shabab num ataque no norte da Somália, segundo a polícia. Há registo de pelo menos 20 feridos.
Somália

Somália. Sobe para 20 o número de mortos em ataque

A explosão de quatro carros-bomba junto a um hotel na capital da Somália matou pelo menos 20 pessoas e feriu outras 17, de acordo com os últimos números divulgados pelas forças de segurança.
Somália

Extremista da Somália quer liderar região

O antigo porta-voz e 'número 2' do grupo extremista islâmico Al-Shebab, Mukhtar Robow, está na corrida para a presidência de um governo regional na Somália.
Somália

Guterres condena duplo atentado na Somália

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou esta segunda-feira o duplo atentado na Somália, que custou a vida a 16 pessoas e que causou ferimentos em outras 20.
Somália

Somália: atentado faz pelo menos 7 mortos

Pelo menos sete pessoas morreram na cidade de Baidoa, no sudoeste da Somália, onde ocorreram dois atentados suicidas, num restaurante e num café, anunciou este sábado a polícia.
Somália

Somália. Explosões no Ministério provocam 9 mortos

Duas explosões no Ministério Público na Somália provocaram a morte de, pelo menos, nove pessoas. O ataque já foi reivindicado pelo grupo al-Shabab.
Direitos das Mulheres

Os países mais perigosos do mundo para as mulheres

Na ranking que é liderado pela Índia, os Estados Unidos surgem como o décimo país mais perigoso do mundo para as mulheres. A lista inclui também o Afeganistão, a Síria, a Somália e a Arábia Saudita.
Terrorismo

Somália. Bomba em campo de futebol faz 5 mortos

Uma bomba explodiu num campo de futebol lotado na Somália, causando pelo menos cinco mortos. Um grupo ligado à Al-Qaida tinha proibido o desporto e reivindicou o atentado.
Somália

Quatro mortos em explosão na Somália

Um carro armadilhado explodiu este domingo perto do parlamento da Somália, provocando pelo menos quatro mortos e vários feridos, de acordo com a polícia.
Somália

Somália. Número de mortos sobe para 45

Carros armadilhados tinham como alvo o palácio presidencial e um hotel e mataram pelo menos 45 pessoas. Al Shabaab reivindicou ataques.
Somália

Pelo menos 18 mortos em explosões em Mogadíscio

Dois carros bomba explodiram na capital da Somália e fizeram pelo menos 18 mortos e 20 feridos. À explosão em Mogadíscio seguiu-se um tiroteio prolongado.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Jerusalém

Somália: EUA tomaram "decisão perigosa"

"Estamos a instar o Governo dos EUA a reconsiderar os riscos que esta decisão pode ter no futuro do Médio Oriente e no mundo em geral", referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Somália.
Estado Islâmico

Estados Unidos atacam Estado Islâmico

Os Estados Unidos conduziram dois ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Somália. O comando norte-americano diz que existem "vários terroristas mortos".
Somália

Atentado na Somália faz pelo menos dez mortos

A explosão de um carro armadilhado à porta de um hotel em Mogadíscio fez pelo menos dez mortos, mas o número de vítimas mortais deverá subir. O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista al-Shabab.
Somália

Somalis fogem de casa "à procura de comida e água"

Mais de um milhão de pessoas fugiram de casa este ano devido à grave seca e ao conflito na Somália, onde mais de 6,2 milhões de pessoas precisam de ajuda, divulgou o Conselho de Refugiados Norueguês.
Mundo

Mais de 300 mortos em atentado na Somália

245
O número de mortos do atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior.
Nações Unidas

Guterres condena atentado terrorista na Somália

121
O Secretário-geral das Nações Unidas condenou o atentado terrorista na capital da Somália, Mogadíscio, que provocou pelo menos 231 mortos. Guterres pediu união contra o terrorismo no país.
Terrorismo

Somália. Maior atentado de sempre soma 231 mortos

499
O ataque com um camião armadilhado realizado no sábado na capital da Somália, Mogadíscio, fez pelo menos 231 mortos e 275 feridos, o que faz dele o mais grave atentado de sempre no país.
Somália

Somália. Mortos em explosão sobe para 137

O número de mortes provocadas pela explosão de um camião armadilhado no sábado no centro de Mogadíscio, capital da Somália, subiu para 137 e o número de feridos para 300, segundo uma fonte policial.
Somália

Pelo menos cinco mortos em atentado na Somália

Pelo menos cinco pessoas morreram e nove ficaram feridas devido à explosão de um veículo armadilhado, perpetrada pelo grupo terrorista Al Shabab, em Mogadíscio, capital da Somália.
Al-Shabab

Somália. Cinco mortos e 13 feridos em atentado

Um carro armadilhado explodiu perto de uma esquadra de polícia na capital da Somália e matou pelo menos cinco pessoas e feriu outras treze, de acordo com informações de um oficial da polícia local.
Somália

Mais 20 mil crianças em risco de morrer à fome

Mais de 20.000 crianças correm risco de morrer à fome em poucos meses, tendo os casos de desnutrição disparado em diferentes zonas da Somália, devido à seca, alertou a organização Save the Children.
Somália

31 mortos em ataque de grupo extremista

Pelo menos trinta e uma pessoas morreram durante o ataque do grupo Al-Shabab a um restaurante em Mogadíscio, que terminou hoje com a intervenção das forças de segurança somalis.
Somália

Sobe para 31 o número de mortos na Somália

O número de mortos no ataque levado a cabo num restaurante na capital da Somália subiu para 31 -- os 7 atacantes armados incluídos. Forças de segurança do país libertaram os reféns ao fim desta manhã.
Somália

Somália. Milícias al-Shabab mataram 70 pessoas

Homens fortemente armados da milícia extremista Al-Shabab atacaram uma base militar no estado semiautónomo da Puntlândia, na Somália, e mataram perto de 70 pessoas.
Morte

Ministro da Somália morto a tiro

Guarda-costas da principal autoridade anticorrupção da Somália mataram um ministro, próximo do palácio presidencial, informou a polícia, explicando que terá sido aparentemente um engano.
Somália

Piratas voltaram aos mares da Somália

Os piratas retornaram aos mares da Somália, mas o aumento dos ataques à navegação comercial ainda não constitui uma tendência preocupante, defendem altos funcionários norte-americanos.
Somália

Ataque terrorista faz 15 mortos na Somália

Um atentado com um carro armadilhado fez pelo menos 15 mortos este domingo na Somália. O ataque já foi reivindicado pelo grupo radical islâmico Al-Shabab.
Somália

Carro armadilhado matou 15 pessoas na Somália

Pelo menos 15 pessoas morreram hoje em Mogadíscio depois da explosão de um carro armadilhado junto de comboio militar no qual viajava o novo chefe do Estado Maior do Exército que sobreviveu ao ataque.
UNICEF

UNICEF regista número recorde de cólera na Somália

A UNICEF alertou que identificou 18.400 casos de cólera e de doenças diarreicas agudas na Somália nos três primeiros meses de 2017, um número acima dos 15.600 registados em todo o ano passado.
Somália

Piratas sequestram petroleiro e pedem resgate

O ataque feito a um petroleiro na segunda-feira foi mesmo da autoria dos piratas da Somália. Depois de 5 anos inativos, os piratas pedem agora um resgate para a libertação de navio.
Somália

Ataques de piratas da Somália podem estar de volta

Há registo de que um navio pode ter sido sequestrado por piratas da Somália, mas falta confirmação oficial. A confirmar-se, é o primeiro ataque desde 2012.
António Guterres

Guterres chega à Somália para visita de emergência

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, aterrou esta terça-feira na Somália, numa visita de emergência ao país devido à fome.
Somália

Fome na Somália mata 110 pessoas nos últimos dias

199
O primeiro-ministro da Somália, Hassan Ali Khaire, revelou que 110 pessoas morreram de fome nas últimas 48 horas numa única região do país, onde uma grave seca afeta milhões de pessoas.
Somália

Explosão na Somália faz pelo menos 30 mortos

Um carro explodiu perto de um mercado na cidade de Mogadíscio, na Somália, provocando cerca de 30 mortos e 50 feridos. O número de mortes pode vir a aumentar.
Terrorismo

Ataque a hotel na Somália causa 28 mortos

Um grupo de homens armados atacou o hotel Dayah em Mogadíscio, capital da Somália. Há informação de que estarão alguns deputados no interior. As autoridades confirmam vinte e oito mortos.
Somália

Somália: explosões perto do aeroporto

Pelo menos três pessoas morreram na sequência de fortes explosões que ocorreram perto do aeroporto da cidade de Mogadíscio, a capital da Somália.
Somália

Piratas somali libertam 26 reféns há cinco anos

Um grupo de 26 pessoas foi libertado por piratas da Somália, depois de quase cinco anos de cativeiro após o seu barco de pesca ter sido sequestrado.
Somália

Duas explosões na Somália causam mais de 10 mortos

Mais de 10 pessoas morreram hoje na sequência de duas explosões em Galkayo, no centro da Somália, a mais de 700 quilómetros da capital Mogadíscio.
Terrorismo

Explosão e atentado na Somália. Mais de 20 mortos

213
Duas explosões perto do aeroporto da capital, Mogadishu, provocaram 13 mortos. Um bombista suicida provou dez vítimas perto das instalações das Nações Unidas.
Terrorismo

35 mortos em ataque num hotel em Mogadíscio

Um grupo de homens armados entrou no interior de um hotel na capital da Somalia depois de um carro ter explodido nas imediações. O ataque foi reivindicado pelo al-Shabab, o ramo somali da Al-Qaid.
Somália

Militares da Somália autorizados a violar mulheres

151
A ONU denunciou que na Somália há militares que estão a ser autorizados pelo Governo a violar mulheres como forma de pagamentos por estarem a combater.
Somália

Rebeldes somalis confirmam ataque dos EUA

Departamento de Defesa norte-americano anunciou ter morto "mais de 150" rebeldes 'shebab' em ataques realizados por 'drones' contra um campo de treino.
Mundo

Ataque americano mata 150 jihadistas na Somália

O bombardeamento levado a cabo peças forças norte-americanas provocou a morte de mais de 150 militantes do grupo jihadista al-Shabaab.
Terrorismo

Sobreviveu ao atentado na Somália e contou à BBC

Nasro Dahir Abukar estava com o irmão no bar Beach View Cafe quando os militantes do grupo terrorista Al Shabab deram início ao atentado que matou 40 pessoas. Sobreviveram ambos.
Terrorismo

Somália. Bomba estava escondida num computador

Bomba que explodiu num avião comercial da companhia Daallo Airlines, da Somália, estava escondida num computador portátil que foi passado ao passageiro suspeito do atentado.
Somália

Avião aterra de emergência depois de explosão

Um explosão no interior de um avião comercial na Somália abriu um buraco na aeronave, suspeitando-se de uma bomba. Contam-se dois feridos ligeiros mas há relatos de que um idoso foi cuspido do avião.
Somália

50 mortos em ataque à base da União Africana

Pelo menos 50 soldados quenianos foram mortos hoje num ataque lançado pelo grupo extremista 'shebab' contra a base da União Africana na Somália, noticiou a Al Jazeera.
Somália

Na Somália o Natal está proibido pelo governo

A Somália proibiu a celebração do Natal e do Ano Novo alegando que as festas são contrárias à fé muçulmana e também porque temem ataques de grupos islâmicos às comunidades cristãs.
Terrorismo

12 mortos em atentado em hotel na Somália

Pelo menos duas pessoas morreram na sequência de um atentado num hotel em Mogadíscio, capital da Somália. Os shebab, filiados da Al-Qaida, reivindicaram a autoria do atentado.
Crise dos Refugiados

Refugiados. De onde são? Fogem do quê?

2.739
A maioria vem da Síria e quer fugir da guerra. O conflito começou com a Primavera Árabe, em 2011, com o regime de Bashar Al-Assad a persistir no poder. Depois, apareceu o Estado Islâmico.
Somália

Somália: 6 mortos em explosão de autocarro da ONU

Pelo menos seis pessoas morreram devido à explosão de um autocarro das Nações Unidas em Garowe, no nordeste da Somália.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)