Depois de fechar uma ronda de investimento de um milhão de euros com vários investidores — entre eles o Fundo Alexa, a Google e a Portugal Ventures –, a Doppio, uma startup portuguesa especializada em jogos controlados por voz, anunciou esta terça-feira o lançamento do jogo oficial da série “3%”, da Netflix. O Desafio 3% contou com a colaboração de um dos guionistas da série, Cássio Koshikumo, e é jogado exclusivamente com a voz.

A voz principal do jogo é de Bianca Comparato, a protagonista da série original da Netflix. “Quando conheci a Bianca, tivemos a ideia de desenvolver algo à volta da série e começamos a trabalhar com a empresa de produção dela (Rio Games), com o Pedro Aguilera (showrunner da série) e com a Netflix”, explica Jefferson Valadares, diretor executivo da Doppio, citado em comunicado.

Portuguesa Doppio fecha ronda de 1 milhão de euros. Amazon e Google entre os investidores

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A série original da Netflix passa-se num cenário pós-apocalíptico onde faltam recursos de todo o tipo e a única forma de se ter uma vida melhor passa por se submeter a um conjunto de desafios chamado “Processo”. Os vencedores deste processo vão para o “Maralto”, um local que permite viver uma vida com melhores condições. À semelhança da história da série, no Desafio 3% “os jogadores são apresentados a um simulador de testes criados pela personagem principal da série, Michele, para que possam preparar-se para o ‘Processo'”, indica a empresa em comunicado. E também no jogo há personagens que se tornam amigas ou inimigas dos participantes.

De seguida, os jogadores são organizados em rankings semanais e os melhores ganham recompensas que podem ser utilizadas na semana a seguir. Este é um dos jogos que acompanham o lançamento da Alexa no Brasil e o primeiro do estúdio em português (e em mais do que uma língua e de uma plataforma em simultâneo) sendo que para ser jogado em Portugal é necessário um dispositivo com assistente de voz — Google Assistant para Android e Alexa ou Echo.

Na lista de desafios que a produção do jogo veio trazer à Doppio está “a criação de desafios inovadores de voz, que fossem equivalentes aos testes que os personagens fazem na série, assim como elementos de multiplayer“.

Fundada em 2018 por Jeferson Valadares e Christopher Barnes, a Doppio lançou o seu primeiro jogo em outubro do ano passado para a Amazon Alexa e em janeiro deste ano para o Google Assistant: o “The Vortex”, uma aventura de ficção científica que será também lançada esta semana em Espanhol. O objetivo, acrescenta a empresa em comunicado, é chegar a mais locais em Espanha e na América Latina e também nos Estados Unidos.