Pelas passerelles internacionais das semanas de moda, desfilaram cores contrastantes, casacos extralargos, grandes drapeados, mangas volumosas e texturas diversas… A pele, o pêlo, as penas e as plumas voltam a ganhar destaque. Mas nesta estação, a diversidade não se resume apenas aos materiais; há também padrões para todos os gostos, do floral ao animal print, e cores que podem variar entre a serenidade dos tons terra à energia vibrante dos tons néon.

No Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, poderá encontrar todas estas tendências e descobrir aquelas que se adequam melhor ao seu estilo e ao seu guarda-roupa. A embaixadora Raquel Strada também não ficou indiferente às coleções da nova estação e dá-lhe uma ajuda. Perguntámos-lhe quais são as suas tendências preferidas. Ela escolheu cinco, dando dicas de como podemos usá-las e tirar o melhor partido delas, a favor da nossa imagem e silhueta. E nós escolhemos as peças.

Tons terra

«Gosto muito dos tons militares e dos tons de outono, principalmente, os castanhos e os laranjas. São cores que ficam sempre bem, não só às louras, mas também às morenas. São tons quentes para nos aquecer na estação fria.»

A ocasião ideal para a usar: Numa reunião de trabalho. «Adequam-se mais a uma reunião de trabalho ou a um almoço ou jantar casual. Em ocasiões mais festivas, devemos deixar estas cores de lado, e apostar em cores mais vivas e em brilhos.»

Tons néon

«Os tons néon vieram para ficar. E acho que faz todo o sentido para as pessoas mais novas — e não só — poderem usar cores mais fortes, de uma forma mais pop.»

A ocasião ideal para a usar: Nos jantares de Natal. «Aproveite os muitos jantares de natal para ‘usar e abusar’ do néon e tornar a festa mais divertida e colorida.»

Padrão floral

Vestido curto: Pepe Jeans; Vestido comprido: Javier Simorra

«Adoro flores! Esta é uma tendência que remete um pouco para os anos 70 e para o guarda-roupa das nossas mães, que está, agora, de volta. Acaba por nos dar alguma energia e alegria, no dia a dia. Acho fundamental para qualquer ocasião (trabalho, festa ou faculdade). Em dias mais cinzentos, traz-nos uma boa energia.»

A ocasião ideal para a usar: Num casamento de inverno. «É um padrão ótimo para os casamentos de inverno, mas é uma tendência que se adapta a qualquer situação, consoante a peça que tem o estampado. Podemos usar uma blusa com padrão floral para ir a uma reunião ou a um almoço, e um bom vestido para ir a um casamento de inverno.»

Casacos com cinto

Casaco amarelo: Loja das Meias; Casaco cinza: Adolfo Dominguez

«Gosto muito de casacos compridos com cinto, porque ajudam a marcar a cintura, independentemente da silhueta. O cinto dá ‘estrutura’ a uma mulher com menos ancas e, no caso de ancas maiores, permite evidenciar a cintura mais fina. Desta forma, conseguimos ter uma silhueta mais delineada, mesmo com as camadas de roupa no inverno.»

A ocasião ideal para a usar: Para trabalhar ou antes de um jantar. «Ficam bem em qualquer situação. Pode usar para ir para o trabalho, à noite, para antes de jantar ou para um jantar romântico. Acima de tudo, ficamos mais quentinhas.»

Brincos grandes

Brincos de mola (à esquerda): Casa Batalha; Brinco (à direita): Adolfo Dominguez

«Dão outra alegria ao look e dão ‘moldura’ ao rosto. Os acessórios são extremamente importantes. Por vezes, podemos ter um vestido de uma só cor, e se o combinarmos com uns brincos, fica totalmente diferente. Um vestido que usamos no trabalho, por exemplo, se for combinado com uns brincos grandes, lindos, já fica apto para um casamento.»

A ocasião ideal para a usar: Todas as ocasiões. «Sempre! Acessórios são alegria na vida e isso deverá estar sempre presente.»