O Golden Ratio of Beauty Phi, conjunto de proporções que evocam os padrões de beleza da Antiga Grécia, entrou em ação e tirou as medidas a algumas das maiores estrelas do mundo. Bella Hadid está no topo da lista. Feitas as contas, a manequim e socialite de 23 anos atingiu os 94,35% numa escala onde o 100 corresponde à perfeição. No total, são nove os elementos tidos em conta na avaliação — o formato da cara, a posição dos olhos, a testa, as sobrancelhas e a sua zona envolvente, o queixo, os lábios, o nariz e a área do rosto que fica entre os dois.

“Ela teve a avaliação mais alta de todas no caso do queixo, que foi de 99,7%, ficando apenas a 0,3% da forma perfeita. Bella também vem em segundo na posição dos olhos, apenas superada por Scarlett Johansson”, referiu Julian de Silva, cirurgião responsável pelas medições, citado pelo Daily Mail.

Bella Hadid © Peter White/Getty Images

O método assenta numa equação matemática elaborada pelos gregos para medir a beleza e que mais tarde terá sido posta em prática pelo próprio Leonardo da Vinci. Por princípio, quanto mais próximo o rácio final estiver de phi (1,618), mais bonito é o rosto. Atualmente, os cálculos e medições estão computorizados.”Estas novas técnicas de mapeamento por computador permitem-nos resolver alguns dos mistérios em torno dos fatores que tornam as pessoas fisicamente bonitas, além de ser útil quando se planeia uma cirurgia”, acrescentou.

Bella Hadid pode estar no topo da lista, mas o médico londrino andou a tirar as medidas a outras celebridades femininas. Beyoncé ficou em segundo lugar neste ranking de base científica, ao atingir uma avaliação final de 92,44%. Em terceiro lugar vem a atriz Amber Heard, de 33 anos, com 91,85%. Apenas 0,03% a separam de Ariana Grande, que surge em quarto lugar. Seguem-se Taylor Swift (91,64%), Kate Moss (91,05%), Scarlett Johansson (90,91%), Natalie Portman (90,51%), Katy Perry (90,08%) e Cara Delevingne (89,99%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR