Keanu Reeves pode já não protagonizar tantos filmes como fazia nos anos 90 mas isso não lhe tirou qualquer atenção mediática — pelo contrário, até. Nos últimos tempos dominou os títulos das revistas e jornais ao explicar que nem se tinha apercebido de que era uma sensação da internet, por exemplo, mas agora o motivo da atenção mediática é outro. O célebre solteirão parece ter arranjado uma nova namorada.

Segundo a Vulture, na LACMA Art + Film Gala o ator de 55 anos apareceu pela primeira vez de mão dada com Alexandra Grant, uma artista plástica de Los Angeles com quem Reeves até já tinha trabalhado. Corria o ano de 2011 quando os dois se juntaram para fazer um livro chamado Ode to Happiness (“Ode à Felicidade”, numa tradução simples para português): o ator escreveu e Grant ilustrou. De acordo com o  The Guardian os dois conheceram-se quase por acaso, depois de um amigo de Keanu, Janey Bergam, ter enviado a Grant uma série de poemas humorísticos que o ator lhe tinha mostrado.

Keanu Reeves viu o voo cancelado, apanhou o autocarro e a viagem foi devidamente documentada em vídeo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na altura Grant explicou que tudo não passou de uma brincadeira levada a cabo com o objetivo de “pôr um grande sorriso nas nossas caras”. Ela recebeu os tais poemas em segredo, criou as imagens, juntou tudo num livro e escondeu-o dentro de um outro, enorme. “Era uma surpresa”, explicou a artista. “Era uma prenda privada, não foi feito para ser publicado. Isto até ao momento em que alguém se virou para nós e pediu-nos cinco cópias. Foi aí que se acendeu a lâmpada.”

Depois disso, este aparente casal também lançou uma pequena editora chamada X Artists’ Books,em 2017. Foram várias as aparições de Keanu em fotografias do Instagram de Alexandra — até apareceram numa sessão fotográfica para a Vogue Espanha.

Nenhum dos dois confirmou ainda a relação mas a intimidade demonstrada na passadeira vermelha parece confirmar o rumor. Porque é que tudo isto é grande notícia? Já passaram quase duas décadas desde que o ator de “Speed” esteve numa relação. A última foi marcada pela tragédia e infelicidade — a também atriz Jennifer Syme, namorada de Reeves, morreu num acidente de carro apenas 18 meses depois de ter perdido um bebé aos seis meses de gravidez. Desde então nunca mais apareceu acompanhado e com isso foi-se criando uma aura de solteiro cobiçado à sua volta.

Quando a Alexander Grant, a artista de 46 anos e o ator de 55 já apareceram juntos em passadeiras vermelhas várias vezes este ano (de mãos dadas em algumas, até) mas a primeira vez num evento público foi em 2016, altura em que se apresentaram como sendo “só amigos”. Entretanto, os paparazzi da revista People terão apanhado o casal num almoço, em outubro deste ano.

Getty Images for LACMA

De um ponto de vista mais pessoal, o pouco que se sabe sobre Grant é que está legalmente autorizada a celebrar casamentos nos EUA (já chegou a casar amigos), por exemplo, e apesar de neste momento viver em Los Angeles a vida já a levou para, pelo menos, outros quatro países. Na biografia do seu site, Grant descreve que já viveu no México, em França e Espanha, durante a adolescência, e tudo isso foi motivo de grande inspiração para o trabalho artístico que ainda hoje desenvolve, sempre muito ligado à análise e interpretação da linguagem, trocas culturais e até o papel da tecnologia nos dias de hoje.

No passado mês de maio, Alexandra chegou a explicar ao jornal LA Weekly que cresceu entre a cidades do México, Washington DC e Paris. “Los Angeles soube-me a casa assim que aqui cheguei, em 1995, muito por causa da grande diversidade de pessoas, línguas, comidas e até plantas. Gosto muito da ética de trabalho das pessoas de cá, sempre assentes na criatividade e no engenho. Teres amigos a trabalhar duro dentro das suas artes — sejam elas a representação ou a edição literária — é muito inspirador”, contou então.