Um dos protótipos mais curiosos apresentados no Salão de Los Angeles é a carrinha que a Volkswagen se está a preparar para introduzir no mercado. Apesar de ser revelado nos EUA, onde as carrinhas já foram mais populares, tendo sido largamente ultrapassadas pelos SUV e pick-up, o concept alemão continua a ser interessante para os europeus, que privilegiam um comportamento mais eficaz e divertido, além de uma melhor aerodinâmica para diminuir o consumo.

6 fotos

Não se conhece ainda a denominação final desta carrinha, mas como as nomenclaturas ID.3 e ID.4 já estão atribuídas, poderemos estar perante o ID.5. Designações à parte, o ID. Space Vizzion Concept anuncia um Cx de 0,24, o que lhe garante a capacidade de percorrer uma maior distância com a mesma bateria. Em relação aos acumuladores, a Volkswagen deverá adoptar várias soluções, entre fornecer opções mais acessíveis ou, em alternativa, com maior autonomia. O modelo exposto no certame norte-americano está equipado com uma bateria com 82 kWh de capacidade, o que lhe garante 560 km de autonomia em WLTP, segundo o fabricante alemão. Ou seja, o mesmo alcance homologado pelo Tesla Model 3 LR com 75 kWh.

A carrinha Space Vizzion pode adoptar apenas um motor, limitando-a à tracção traseira – o que deverá servir 99% dos utilizadores, pois nunca ninguém se queixou dos automóveis a combustão da BMW e da Mercedes –, ou tracção 4×4, o que implica a montagem de um segundo motor à frente. Com apenas um motor, o ID. Space Vizzion Concept usufrui de 279 cv, que saltam para 483 cv caso recorra a dois motores eléctricos.

6 fotos

Com 4,958 metros de comprimento, o novo eléctrico da Volkswagen é substancialmente maior do que a Passat Variant, batendo mesmo (por pouco) o Audi A6 Avant. Os 2,965 m de distância entre eixos garantem mais espaço para as pernas (e para as baterias), assegurando ainda 586 litros de bagageira, menos do que a Passat (o que se compreende pelos pilares traseiros mais inclinados), mas ainda assim uma volumetria muito respeitável.

Com 82 kWh de bateria, o que se traduz por 77 kWh úteis, a Volkswagen estima para a versão com apenas motor atrás uma autonomia de 560 km de autonomia, sendo que o acumulador pode ser recarregado a 150 kW, em modo DC.