O e-tron foi o primeiro veículo eléctrico da Audi, herdando uma plataforma que originalmente nasceu para montar mecânicas a gasolina e a gasóleo, mas adaptada às necessidade dos motores eléctricos e respectivas baterias, criando uma zona plana (e sem túneis para escapes e transmissões) para as alojar. Agora, a Audi reforça a oferta ao criar um e-tron Sportback, uma versão mais ligeira de aspecto, destinada a clientes que, exigindo um SUV, pretendem ter um modelo mais dinâmico e divertido de conduzir.

À semelhança do e-tron, o e-tron Sportback herda as mecânicas, ambas com dois motores, um à frente e outros no eixo traseiro, para garantir transmissão integral. A mais potente fornece um total de 408 cv, a mesma que equipa o e-tron 55 quattro, para a menos possante (e-tron 50 quattro) colocar à disposição de quem vai ao volante um total de 313 cv, similar à potência que estava ao dispor do e-tron 50 quattro.

15 fotos

Se as potências mudam, as capacidades das baterias adaptam-se igualmente, com o eléctrico mais possante a montar um acumulador de 95 kWh (86,5 kWh úteis) e o menos potente 71 kWh (64,7 kWh úteis). O novo e-tron Sportback anuncia uma autonomia de 446 km na versão 55 quattro, ou seja, mais 34 km do que a versão convencional (e-tron 55 quattro), com um terço desta vantagem a dever-se à melhor aerodinâmica, dado o seu Cx ser de 0,25 em vez dos habituais 0,26.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O novo e-tron Sportback tem menos 2 cm de altura, o que pode limitar ligeiramente o espaço em altura para o banco traseiro. Isso, em associação com o pilar traseiro do habitáculo mais inclinado, torna a bagageira 45 litros mais acanhada, ainda assim com 555 litros, uma redução importante, mas não determinante, para quem oferece 600 litros na versão normal.

8 fotos

O e-tron Sportback continua a exibir um comprimento de 4,901 metros, assumindo-se como o SUV eléctrico mais generoso do mercado, logo atrás do Model X da Tesla, mas acima do Mercedes EQC e do Jaguar I-Pace. A autonomia subiu, fruto da melhor facilidade em vencer a resistência do ar, com o e-tron Sportback a anunciar mais 34 km do que o e-tron convencional, atingindo agora 446 km.