O governador do Banco de França anunciou esta quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona euro.

Numa conferência em Paris, François Villeroy de Galhau destacou que a chamada Moeda Digital do Banco Central é um dos grandes desafios do sistema monetário e financeiro internacional. A partir de agora e até ao fim do primeiro trimestre de 2020 serão lançados vários projetos com a intenção de testar a utilização da moeda em operações inovadoras entre agentes do setor financeiro, indicou, citado pela agência EFE.

Esta iniciativa surge depois de terem sido divulgados projetos privados como o do Facebook, que anunciou em junho o lançamento da sua criptomoeda, a Libra, previsto para 2020.

Em outubro, o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, indicou que a França, a Itália e a Alemanha estão a preparar em conjunto medidas para interditar na Europa a criptomoeda do Facebook. “A Libra não é bem-vinda em território europeu. Estamos a tomar medidas, com os italianos e os alemães, porque é a nossa soberania que está em jogo”, declarou o ministro, numa conferência de imprensa à margem das reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington.

Para o governador do banco central francês, a ideia da nova moeda digital é oferecer uma alternativa estável, para uma procura legítima de pagamentos internacionais mais baratos e mais rápidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR