O Príncipe Philip, Duque de Edimburgo e marido da Rainha Isabel II de Inglaterra, foi internado “por precaução” esta sexta-feira, avisou o palácio de Buckingham num comunicado citado pela BBC.
O monarca estava na propriedade de Sandringham, em Norfolk, na companhia da família, e foi enviado para o hospital King Edward VII em Londres na manhã desta sexta-feira. Na declaração citada pela BBC diz-se que foi admitido para observação e tratamento de um problema de saúde pré-existente por conselho do seu médico privado. Não foi transportado de ambulância e a admissão foi programada.
O duque tem 98 anos e retirou-se da vida pública em agosto de 2017. Desde esse momento só apareceu em público em eventos familiares ou celebrações religiosas.
Repórteres da BBC dão conta de que Philip entrou no hospital pelo seu próprio pé e deverá ficar por lá nos próximos dias. No Natal passado não participou na tradicional caminhada real rumo à missa natalícia mas sabe-se que está de boa saúde.
Em fevereiro deste ano foi noticiado que o monarca abdicou da sua carta de condução depois de ter estado envolvido num acidente de carro que envolveu outra viatura.
Em 2011 recebeu tratamento por causa de uma artéria bloqueada e no ano seguinte foi obrigado a falhar o concerto do Jubileu de Diamante da Rainha por causa de uma infeção urinária. Em 2013 foi internado para ser operado ao abdómen e em 2014 foi novamente operado à mão direita.