Harry Potter e a Câmara dos Segredos foi publicado, em português, em janeiro de 2000. O segundo volume da saga de J.K. Rowling chegou a Portugal dois anos depois da edição em inglês, que tinha saído no verão de 1998, e apenas alguns meses antes da edição de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, cuja versão original tinha sido publicada um ano antes.

Para assinalar os 20 anos da chegada a Portugal de Harry Potter e a Câmara dos Segredos, a Presença vai lançar uma edição comemorativa em capa dura com sobrecapas dedicadas às quatro equipas de Hogwarts — Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin –, à semelhança do que foi feito no ano passado, por altura dos 20 anos da publicação em português de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

4 fotos

Esta edição especial começou a ser publicada em 2017 pela Bloomsbury, por altura dos 20 anos da publicação de Harry Potter. Até ao momento, a editora inglesa lançou os três primeiros volumes da saga. Em 2020, saiu a edição comemorativa (em duas versões, com capa colorida ou preta) de Harry Potter e o Cálice de Fogo, que foi editada em inglês no ano 2000.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Parque das Nações, em Lisboa, esta ainda patente uma exposição internacional dedicada ao universo Harry Potter, com adereços usados nos filmes da saga.

Varinhas, dragões e o Expresso de Hogwarts. A magia de “Harry Potter” chegou ao Parque das Nações

Harry Potter: A Exposição decorre até 8 de abril, e a abertura contou com a presença James e Oliver Phelps, os atores que interpretaram o papel dos gémeos Fred e George Weasley nas adaptações cinematográficas das obras de Rowling. Em entrevista ao Observador, admitiram que tinham saudades das gravações, mas não tanto do processo de preparação, que incluía pintar regularmente o cabelo de ruivo