776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cervi trouxe o (J)amor para Pizzi fugir do escárnio e maldizer (a crónica do Famalicão-Benfica)

Este artigo tem mais de 4 anos

Cervi voltou ao onze para assistir Pizzi e ser o melhor do Benfica em Famalicão. Num jogo de poucas ideias da equipa de Bruno Lage, os encarnados garantiram o regresso à final da Taça de Portugal.

O argentino assistiu o português para o único golo do Benfica na partida
i

O argentino assistiu o português para o único golo do Benfica na partida

LUSA

O argentino assistiu o português para o único golo do Benfica na partida

LUSA

Em semana de Dia dos Namorados, a noite desta terça-feira era quase um encontro entre dois encalhados. No fundo, encontravam-se as duas equipas que sofreram as maiores desilusões no passado fim de semana, as duas equipas que passaram as noites mais mal dormidas do passado fim de semana e as duas equipas que tiveram de abrir um novo capítulo depois do passado fim de semana. Famalicão e Benfica, dois dos quatro semi-finalistas da Taça de Portugal, voltavam a cruzar-se uma semana depois — mas muito aconteceu no espaço temporal dos últimos sete dias.

Há uma semana, as equipas de João Pedro Sousa e Bruno Lage cruzaram-se na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal: o Benfica abriu o marcador, o Famalicão chegou a estar a ganhar mas Rafa voltou a entrar em campo para resolver e colocar os encarnados em vantagem na eliminatória. Uma semana depois, o Famalicão já foi brutalmente goleado em casa pelo V. Guimarães (os vimaranenses venceram por 0-7) e o Benfica já falhou o xeque-mate ao Campeonato ao perder no Dragão com o FC Porto. Depois de duas desilusões amorosas, os dois encalhados voltavam a encontrar-se. Mas desta vez, o fim dos 90 minutos significaria o fim da relação para um dos lados.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Famalicão-Benfica, 1-1

Meias-finais da Taça de Portugal

Estádio Municipal de Famalicão, em Famalicão

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

Famalicão: Vaná, Ivo Pinto (Walterson, 68′), Riccieli, Patrick, Cly, Gustavo Assunção, Pedro Gonçalves (Schiappacase, 76′), Racic, Diogo Gonçalves, Fábio Martins (Rúben Lameiras, 85′), Toni Martínez

Suplentes não utilizados: Defendi, Guga, Ofori, Rúben Lameiras, Roderick

Treinador: João Pedro Sousa

Benfica: Vlachodimos, Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Pizzi, Florentino, Taarabt, Cervi (Samaris, 86′), Rafa (Chiquinho, 65′), Vinícius (Seferovic, 90+1′)

Suplentes não utilizados: Zlobin, Nuno Tavares, Jota, Dyego Sousa

Treinador: Bruno Lage

Golos: Pizzi (24′), Toni Martínez (78′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Racic (22′), a Taarabt (28′), a Pedro Gonçalves (45+5′), a Cervi (60′), a Tomás Tavares (63′), a Fábio Martins (71′), a Vlachodimos (85′), a Carlos Vinícius (90+1′), a Coly (90+4′)

O Benfica só precisava de um empate para chegar à final do Jamor, o Famalicão precisava de ganhar para fazer (ainda mais) história. Depois da derrota no Dragão, que deixou à vista as fragilidades da equipa encarnada, Bruno Lage reconheceu que o grupo soube “esconder os problemas” durante um ano e que seria necessário — principalmente tendo em conta que ainda mantém uma vantagem de quatro pontos para o FC Porto — continuar a série vitoriosa que vinha a arrastar-se até ao Clássico. E essa continuação passava pela confirmação da presença no Jamor: André Almeida saiu do Dragão em dificuldades, Gabriel continua a braços com um problema ocular, Weigl nem sequer aparecia na ficha de jogo por opção e Lage entrava em campo com Tomás Tavares, Taarabt e ainda Florentino, que regressava aos relvados mais de mês e meio depois. Cervi, uma das ausências mais notadas contra o FC Porto, voltava ao onze e Chiquinho começava no banco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Pedro Sousa regressava à ordem natural das coisas depois de ter assumidamente poupado a equipa no jogo que acabou por terminar com uma goleada surpreendente e o Famalicão procurava, no mínimo, aquilo que fez na Luz: marcar golos, causar problemas e não facilitar a vitória encarnada. Mostrou isso desde os primeiros instantes, entrando de forma descomplexada e com as linhas algo distantes, oferecendo muita mobilidade aos três elementos da frente e procurando regularmente a profundidade. Do outro lado, o Benfica arrancava a um ritmo morno e algo incaracterístico que acabou por adormecer jogo — a0s 15 minutos, ainda não existiam oportunidades, ainda não existiam remates e ainda não existiam lances de perigo.

Nenhuma das equipas parecia querer desequilibrar-se de forma evidente e o Famalicão ia atacado de maneira prudente, ainda que maioritariamente a partir da ala direita, onde Ferro voltava a estar algo instável na hora de fazer a dobra às subidas de Grimaldo. A diferença para o jogo com o FC Porto, porém, era a presença de Cervi: o jogador argentino, que não estava contra os dragões, aparecia entre o lateral e o central a ocupar os espaços interiores que Diogo Gonçalves procurava explorar e não dava azo a grandes incursões do avançado que ainda pertence aos quadros do Benfica.

O jogo acelerou q.b a partir do minuto 20, altura em que as duas equipas conseguiram aproximar-se das balizas adversárias e obrigar os dois guarda-redes aos primeiros calafrios. O Benfica, com uma eficácia bem acima da média, acabou por conseguir colocar-se a ganhar e engrossar a vantagem na eliminatória na primeira oportunidade que criou: Pizzi recuperou a bola à entrada da área adversária, Carlos Vinícius cruzou para a pequena área a partir da esquerda, Cervi tocou de calcanhar para trás e Pizzi só teve de encostar para a baliza deserta (24′). O capitão encarnado, muito criticado pela exibição contra o FC Porto, marcava o 22.º golo da temporada, o quinto na Taça de Portugal e tornava-se desde já o primeiro a marcar nas duas mãos das meias-finais.

Depois de ficar em desvantagem, o Famalicão foi à procura do resultado e estendeu-se no relvado, alargando a equipa não só num ponto de vista horizontal como vertical, procurando sempre a profundidade de Diogo Gonçalves e de Fábio Martins nas alas, com especial preferência pelo primeiro e pelo respetivo corredor direito. O Benfica recuou depois do golo de Pizzi e permitiu um ascendente da equipa de João Pedro Sousa, que só não empatou antes do intervalo porque Vlachodimos se encarregou pessoalmente de evitar o golo do Famalicão. O guarda-redes grego começou por parar um remate de Toni Martínez com o pé (34′), depois de um erro crasso de Ferro, e depois desviou uma tentativa de Diogo Gonçalves, que passou por três defesas já no interior da grande área (39′).

O Famalicão ainda festejou o empate na primeira parte — Patrick aproveitou um alívio no seguimento de um livre para fazer um bonito chapéu a Vlachodimos (45′) — mas o lance acabou anulado por fora de jogo de Gustavo Assunção, depois de Jorge Sousa esperar pela consideração do VAR. Na ida para o intervalo, o Benfica tremeu com os dez minutos de pressão adversária mas estava a conseguir, de uma forma global, fazer aquilo que nunca fez em 90 minutos contra o FC Porto: pressionar a primeira fase de construção oposta, lançar vários elementos nessa reação à perda de bola e aproveitar o que Cervi tem de melhor, desde as valências ofensivas à competência defensiva.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do Famalicão-Benfica:]

Na segunda parte, nenhum dos treinadores fez qualquer alteração e foi o Famalicão a entrar melhor, obrigando novamente Vlachodimos a várias intervenções de relevo: Toni Martínez cabeceou a rasar a trave (39′), Fábio Martins atirou à figura depois de Pedro Gonçalves fazer o primeiro remate (50′) e Rancic disparou ao lado (51′). As três oportunidades praticamente seguidas encostaram o Benfica às cordas mas a equipa de Bruno Lage soube recuperar a posição e colocar-se novamente numa fase adiantada do relvado, de forma a impedir o crescimento do Famalicão na partida.

Apesar da insistência da equipa de João Pedro Sousa, que por intermédio de Fábio Martins e Pedro Gonçalves ia sempre conseguindo entrar no último terço encarnado — que voltou a demonstrar inúmeras fragilidades –, o Benfica foi sabendo arrefecer o jogo. A partida caiu em ritmo e intensidade e os encarnados mostravam continuamente que iriam procurar cada vez mais guarda a posse de bola e arrastar o encontro até ao apito final sem correr grandes riscos. O risco maior, porém, era mesmo o lado esquerdo da defesa: a bola voltou a entrar em Diogo Gonçalves entre Grimaldo e Ferro, o avançado cruzou para a pequena área e Toni Martínez apareceu a desviar para o empate (78′). A cerca de dez minutos do fim, o Famalicão só precisava de um golo para carimbar o histórico passaporte para a final do Jamor.

O golo decisivo, contudo, acabou por não aparecer. O Benfica foi a Famalicão ganhar pela margem mínima, sofreu golos pelo quarto jogo consecutivo e marcou no único remate enquadrado que fez à baliza de Vaná. Numa segunda mão que acabou por confirmar o regresso à final da Taça de Portugal depois de três anos de ausência, a exibição da equipa de Bruno Lage voltou a ser sofrível e só tem laivos mais positivos devido ao resultado final da eliminatória. Cervi, porém, não pode ser embrulhado na escassez de ideias geral: o argentino fez uma assistência, cumpriu uma grande primeira parte e foi dos poucos que na segunda quis fazer mais do que defender o resultado. E com tudo isso, acabou por ajudar Pizzi a fugir das críticas das últimas semanas, das críticas depois do jogo com o FC Porto e das críticas que dizem que só aparece nas partidas de menor dificuldade. Mas histórias à parte, o Benfica está na final da Taça de Portugal e fica à espera de saber se encontra FC Porto ou Académico de Viseu na final do Jamor.

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora