267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Operação Marquês

Operação Marquês

Como Vara mandou 1,6 milhões em notas para a Suíça /premium

Atualizado 249
Inspetor tributário do caso Marquês explicou em tribunal como os clientes em Portugal, entre eles Armando Vara, entregavam dinheiro vivo e como ele aparecia depois nas suas contas na Suíça.
Operação Marquês

Como Salgado rejeita ter sido o Dono Disto Tudo /premium

Na contestação que entregou ao tribunal, o ex-banqueiro do BES Ricardo Salgado descreve alguns capítulos da guerra que travou com o primo José Maria Ricciardi, testemunha fundamental do MP no Marquês.
Operação Marquês

Como se defende Ricardo Salgado em julgamento?

Advogados tentam provar em mais de 300 páginas que Salgado não era o "Dono Disto Tudo" e que as decisões que tomou na Espírito Santo Enterprises, o saco azul do BES, tiveram outros intervenientes.
BES

Julgamento de Salgado adiado para 6 de julho /premium

Sessão arrancou com um pedido do MP a pedir adiamento para poder analisar a contestação entregue pela defesa do ex-banqueiro Ricardo Salgado que tem centenas de páginas. Tribunal aceitou.
Operação Marquês

Ricardo Salgado começa a ser julgado

O juiz de instrução Ivo Rosa decidiu pronunciar Ricardo Salgado unicamente por três crimes de abuso de confiança, em processo conexo e separado da Operação Marquês.
Noticiário

7h. Salgado começa a ser julgado pela primeira vez

O antigo líder do Grupo Espírito Santo é acusado do desvio de quase 11 milhões de euros do Grupo Espírito Santo. Responde em tribunal num processo à parte no âmbito da Operação Marquês.
Noticiário

10h. Armando Vara já está no Tribunal

Entrou pela porta da frente, mas não prestou declarações aos jornalistas. O antigo ministro socialista chegou 10 minutos antes da hora marcada acompanhado pelo seu advogado Tiago Bastos.
Operação Marquês

O primeiro dia do julgamento da Operação Marquês /premium

A gozar de uma saída precária de três dias, Vara começou ser julgado por branqueamento de capitais. Gestor ouvido em tribunal contou que ex-ministro lhe entregou dinheiro vivo para contas na Suíça.
Operação Marquês

Será o julgamento de Armando Vara supersónico? /premium

Julgamento do ex-vice-presidente do BCP tem apenas três sessões marcadas e juiz-presidente espera concluí-lo a 23 de junho. Arguidos da Operação Marquês recusam ser testemunhas do MP.
Operação Marquês

Defesa de Sócrates reclama junto do Constitucional

A defesa do antigo primeiro-ministro José Sócrates anunciou que vai apresentar uma reclamação junto do Tribunal Constitucional a pedir a suspensão da decisão do juiz Ivo Rosa.
Operação Marquês

Sócrates e Santos Silva vão ser julgados

429
Ivo Rosa recusou pedidos de nulidade da defesa de Sócrates e do Ministério Público. Juiz admite recursos para a Relação de Lisboa mas classifica-os já como "devolutivos" e envia autos para julgamento.
Ricardo Salgado

Vai começar o julgamento... afinal não!  /premium

Só em Portugal é que os réus são condenados e saem pela porta por onde entraram, acompanhados pelos seus advogados, falam mal da sentença aos jornalistas e regressam para as suas casas confortáveis.
Fact Check

Salgado pode não estar no julgamento dada a idade?

Ex-líder do BES não foi ao arranque do seu próprio julgamento. Advogado justificou ausência com idade do arguido e o contexto de pandemia. Lei não obriga maiores de 70 anos a deslocar-se ao tribunal.
Operação Marquês

Marquês. Juiz adia julgamento de Ricardo Salgado

Seria a primeira vez que Operação Marquês chegaria a julgamento. Agora, sessões podem arrastar-se para setembro. E sem Salgado, dada a sua idade. Juiz lembrou: "Para prestar declarações tem de vir".
Noticiário

8h. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado

Antigo banqueiro vai ser julgado por três crimes de abuso de confiança. O início do julgamento pode ser adiado por uma semana, porque advogados não apresentaram a contestação à acusação.
Caso BES

Como vai ser o primeiro julgamento de Salgado? /premium

Deverá ser um julgamento rápido, mas já começa mal: a primeira sessão poderá ser adiada uma semana. Falta conhecer a contestação e as testemunhas da defesa. MP quer ouvir 12 pessoas.
Operação Marquês

MP tem até julho para apresentar recurso 

O Ministério Público pode contestar até julho a decisão do juiz Ivo Rosa, tendo deliberado levar a julgamento cinco dos 28 arguidos, mas retirando alguns dos crimes de que estavam acusados.
José Sócrates

Sócrates: PS não generaliza presunção de inocência

125
Na apresentação do seu livro, Sócrates diz que o PS de não é "universal" na declaração da presunção de inocência (aludindo a Rui Moreira). E critica ainda os operadores judiciais da Operação Marquês.
Sob Escuta

Essencial da entrevista a Joana Marques Vidal

Ex-PGR defende um tribunal de julgamento para os casos mais complexos, fala da decisão do caso Sócrates, das novas propostas anti-corrupção e recusa a hipótese de entrar na política.
Justiça

Portugueses dão melhor nota a MP do que a Ivo Rosa

561
Sondagem demonstra que a esmagadora maioria dos portugueses considera que o Ministério Público esteve melhor do que o juiz Ivo Rosa no processo Operação Marquês. Apenas 26,7% acreditam na Justiça.
Noticiário

7h. Marques Vidal. Op. Marquês mina "prestígio"

Em entrevista ao Observador, ex-PGR fala do caso Sócrates, das novas propostas anticorrupção e defende um tribunal de julgamento para os casos mais complexos. Em Israel, escalada de violência.
Corrupção

Marquês: decisão pôs em causa prestígio da Justiça /premium

311
Em entrevista ao Observador, ex-PGR fala do caso Sócrates, das novas propostas anti-corrupção, defende um tribunal de julgamento para os casos mais complexos e recusa a hipótese de entrar na política.
Fact Check

Rendimentos ilícitos não são taxáveis?

Legenda de publicação no Facebook sugere que ganhos ilícitos não pagam imposto, numa clara referência à decisão instrutória da Operação Marquês. Mas a lei diz o contrário.
Operação Marquês

Salgado e Vara têm julgamento marcado para junho

104
O ex-presidente do BES foi pronunciado pelo juiz Ivo Rosa por três crimes de abuso de confiança e o ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, num outro processo, responderá por branqueamento.
Justiça

Justiça: grandes terramotos

447
Que se entenda, de uma vez por todas, o que é a investigação criminal e a necessidade que a nossa sociedade tem, que esta seja eficaz e célere, para evoluir.
Operação Marquês

Sorteio do Marquês. Ivo Rosa aponta três nomes

109
Nas 65 páginas em que reconstitui a atribuição da Operação Marquês a Carlos Alexandre, Ivo Rosa identifica três pessoas que tiveram contacto com o processo. Mas nada conclui sobre quem deu a ordem.
Operação Marquês

Juízes desembargadores queixam-se de Ivo Rosa /premium

536
Órgão de gestão analisa denúncias de violação de caso julgado na Operação Marquês. Ivo Rosa declarou a nulidade de um despacho de uma desembargadora e terá reapreciado decisões da Relação de Lisboa.
Operação Marquês

Marquês. Sócrates pede relatórios de distribuição

119
A carta de José Sócrates surge dois dias depois de o Conselho Superior de Magistratura ter deixado claro que não houve quaisquer irregularidades na distribuição dos processos.
Caso José Sócrates

Marquês. MP tem 120 dias para recorrer

Juiz Ivo Rosa estendeu o prazo legal do recurso para o Ministério Público e defesa tem igual tempo para responder, o que significa que feitas as contas o processo só chegará à Relação em 2022.
Caso PT

A Operação Marquês e o caso PT /premium

A decisão de Ivo Rosa revela como um grupo de administradores tomou conta da PT em 2014 e, com o apoio da auditora, logrou fugir às suas responsabilidades no investimento ruinoso na Rio Forte do GES.
Política

Costa ataca Rio e diz que é pior que um cata-vento

295
"Se o PS há de tirar conclusões sobre a matéria, seguramente que sim, mas acho que as deve tirar no momento próprio", diz António Costa. Críticas duras a Rui Rio, pior de que um "cata-vento".
Operação Marquês

As críticas de Santos Silva à decisão de Ivo Rosa

"A pronúncia de Carlos Santos Silva (...) representa um puzzle em que as peças nem sequer encaixam", lê-se no requerimento de pedido de nulidade da advogada do empresário, Paula Lourenço.
Justiça

Caso Marquês é "situação traumática", diz ministra /premium

Ministra disse que é importante que MP e juízes sejam independentes, mas compreende consternação em torno de caso mediatizado. Estratégia contra corrupção não vai proteger casos como o de Rui Pinto.
Política

Sócrates: entre prescrito e proscrito

A subida e queda de José Sócrates levanta a questão sobre a forma como, na conjuntura atual, escolhemos as lideranças.
Operação Marquês

Prescrição. MP reforçado com estudo jurídico /premium

1102
Professor de Direito Penal e advogado defende que corrupção consuma-se com o pagamento do último suborno. Ministério Público pode invocar tese na Relação para reverter prescrição da corrupção.
Operação Marquês

Distribuição investigada pelo DIAP de Lisboa

349
PGR confirma abertura de inquérito à distribuição do processo Operação Marquês ao juiz Carlos Alexandre, após extração de certidão determinada por Ivo Rosa. Inquérito está a cargo do DIAP de Lisboa.
Justiça

"Há gente disposta a comprar decisores públicos"

3406
Maria José Morgado diz que "há aí muita gente disposta a comprar decisores públicos com muito dinheiro. As redes criminosas fazem dois, três, quatro milhões de euros por semana".
Operação Marquês

Sócrates quer ver inquérito a Carlos Alexandre

301
Depois de Ivo Rosa ter pedido uma investigação à distribuição do processo da Operação Marquês a Carlos Alexandre, o antigo primeiro-ministro pediu para ser constituído como assistente no processo.
Operação Marquês

Salgado não quer ir a julgamento sozinho 

180
O antigo presidente do BES apresentou um requerimento para travar a separação de processos decidida por Ivo Rosa. O juiz já indeferiu o pedido, mas tudo pode mudar assim que a Relação se pronunciar.
Operação Marquês

Sócrates diz que crimes são novos e contraditórios

A defesa de José Sócrates considera ainda que a imputação de três crimes de branqueamento e outros três de falsificação de documento, pressupõe alterações substanciais de factos.
Operação Marquês

Fact Check. Sócrates foi considerado inocente?

Sócrates assistiu à decisão instrutória de Ivo Rosa no Campus de Justiça e, pouco tempo depois, começaram a surgir teses sobre a decisão do juiz. O próprio ex-PM disse ser inocente após a leitura.
Ministério Público

Sindicato ataca "silêncio" de PGR sobre Ivo Rosa

283
Silêncio de Lucília Gago perante as palavras do juiz Ivo Rosa na Operação Marquês são alvo de crítica de Adão Carvalho que ao Observador aponta ainda para o risco de instrumentalização da justiça.
Operação Marquês

Sócrates. MP quer nulidade da decisão instrutória

1188
Procurador Rosário Teixeira acusa Ivo Rosa de "desajeitada" alteração de detalhes e argumenta que houve "uma alteração substancial dos factos". Se Ivo Rosa recusar, MP pode recorrer para a Relação.
Operação Marquês

A Justiça é cega /premium

O sistema judicial que não conseguiu condenar Sócrates, o sistema político que lhe deu espaço de manobra, o núcleo partidário que o acolheu e promoveu e muitos dos seus protagonistas, continuam ativos
Justiça

Marcelo quer crime de enriquecimento injustificado

296
De visita a uma escola, Marcelo fez apelos sobre Justiça, pediu que não se "perca uma boa ideia" e se crie finalmente o crime de enriquecimento injustificado. É preciso "consensos", pressionou.
Justiça

Justiça e independência

O atual contexto é preocupante. Os movimentos extremistas, nomeadamente de Direita, tiram partido das incongruências da Justiça portuguesa, como mais um sinal da falência do regime democrático.
Operação Marquês

Corrupção: Sócrates e a ineficiência da Justiça /premium

110
Penso que ninguém acredita, nem o próprio Sócrates, na narrativa sobre a sua relação com Santos Silva e sobre o alegado empréstimo em que o dinheiro era transportado em malas e não se sabe o seu valor
Operação Marquês

Sol na eira e chuva no nabal

120
Ao contrário do que se tem dito e escrito, o acórdão 90/2019 do Tribunal Constitucional não é peregrino em termos da materialidade aí discutida.
Operação Marquês

Costa fala em "bons exemplos" para fintar Sócrates

195
PM em silêncio sobre ataques de Sócrates que lhe chamou "mandante" de Fernando Medina (que o criticou). "São os bons exemplos que temos de ter presentes", atirou Costa refugiando-se no judo.
Justiça

Peticionários

As leis e diligências não podem ser obliteradas de cada vez que não nos servem ou aos nossos interesses, ou opiniões. Isso é o que acontece nas ditaduras.
Justiça

Crónica de uma deliberação anunciada

Temos um tribunal pelo qual passam todos os processos de grande impacto com apenas dois juízes que não podiam ter entendimentos mais divergentes. É caso para dizer que quem vê caras, vê decisões.
Operação Marquês

Julgamento de Salgado já tem juiz indicado 

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, pronunciado na instrução da Operação Marquês por três crimes de abuso de confiança, vai ser julgado por um coletivo de juízes encabeçado por Francisco Henriques.
Operação Marquês

Porfírio Silva: PS não pode ser instrumentalizado

"Creio que José Sócrates tem razões de queixa do sistema judicial", afirma o dirigente socialista que acrescenta a recusa da instrumentalização do PS para causa individual.
Justiça

Ivo Rosa e Carlos Alexandre recebem nota máxima

608
Os dois juízes receberam nota máxima nas inspeções levadas a cabo pelo Conselho Superior da Magistratura. Inspetor destaca precisão da "factualidade provada" de Ivo Rosa.
Operação Marquês

José Sócrates é o retrato de Dorian Gray do PS /premium

519
José Sócrates é o retrato de Dorian Gray da actual liderança do Partido Socialista: a imagem que, convenientemente afastada, regista os traços de degradação de um grupo político.
PSD/CDS

O povo e a direita

A direita está perante a rara oportunidade de ter aquilo que tem sido tão difícil alcançar nos últimos anos: estar ao lado do povo e ter o povo do seu lado num momento histórico marcante.
José Sócrates

A figura fundamental do regime “democrático"

217
Sócrates inaugurou a mão que tudo controla na comunicação social. Deu o exemplo e abriu a Caixa de Pandora da politização dos média. Algo fundamental para conseguir controlar as rédeas do poder.
Operação Marquês

A Constituição amiga da corrupção

227
Teria sido juridicamente possível chegar a outras conclusões. O princípio da legalidade criminal não pode ser transformado em dever geral de impunidade.
Operação Marquês

Autocrítica. Pedro Delgado Alves contestado

137
O vice-presidente da bancada socialista Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar.
Fact Check

Juiz disse que Sócrates não violou deveres de PM?

Principal arguido da Operação Marquês diz que juiz de instrução não o censurou por qualquer desvio das suas funções de primeiro-ministro entre 2005 e 2011. Será mesmo assim?
Fact Check

Os crimes de branqueamento de Sócrates são novos?

Na entrevista à TVI, o ex-governante concluiu que os 3 crimes de branqueamento de capitais pelos quais foi pronunciado "são novos". Mas dois deles são praticamente iguais aos que estavam na acusação.
Operação Marquês

José Sócrates não teve uma vida de luxo em Paris?

192
Na entrevista à TVI, José Sócrates procurou argumentar que não teve uma vida de luxo em Paris e que tudo foi um investimento do amigo na sua educação. Mas os números apontam no sentido oposto.
Carlos Santos Silva

Santos Silva nunca apareceu como corruptor ativo?

Sócrates afirmou que o amigo Carlos Santos Silva não esteve "em nenhum momento acusado de corruptor ativo". Mas um dos crimes pelos quais o empresário foi acusado foi precisamente de corrupção ativa.
Operação Marquês

Sócrates critica Marcelo e Van Dunem

111
As acusações de José Sócrates constam do livro da sua autoria "Só agora começou", que foi colocado à venda esta quinta-feira, e que foi escrito entre março e setembro de 2018.
Operação Marquês

Sócrates. Palla solidária, Ana Gomes ataca Costa /premium

855
Jornalista, mãe de Costa, critica tratamento de que o ex-primeiro ministro tem tido desde 2014 e questiona: "Porquê tanto ódio?". Ana Gomes lamenta silêncio de líder do PS e teme "culto de Sócrates".
Noticiário

7h. PS. Ana Catarina Mendes responde a Sócrates

Um dia depois de Fernando Medina ter afirmado que o comportamento do ex-primeiro-ministro "corroeu" o funcionamento da vida democrática, Sócrates falou em "canalhice" e teve resposta da nº 2 do PS.
Ana Catarina Mendes

Ataques de Sócrates ao PS são "tremenda injustiça" /premium

557
Em entrevista à TVI, José Sócrates atacou duramente Fernando Medina e António Costa, falando em "repugnância" e "canalhice". A líder parlamentar do PS acusa Sócrates de "tremenda injustiça".
Operação Marquês

Oprah entrevista Sócrates /premium

255
Foi a ampla varanda da casa de um amigo, na Ericeira, que o ex-Primeiro-Ministro português escolheu como cenário para a entrevista que concedeu a Oprah Winfrey e que em breve passará na CBS.
Operação Marquês

PS e PSD não querem reformar a Justiça /premium

204
O país está compreensivelmente insatisfeito com a Justiça. Mas se os focos estão sobre os tribunais, o sistema doente começa nas bancadas parlamentares, onde PS e PSD são o maior obstáculo às reformas
Operação Marquês

Sócrates pode ser a melhor coisa que nos aconteceu

424
A dor é o maior gatilho para a mudança. Espero que tenha doído o suficiente, para que todos façamos algo, de concreto e positivo, para mudar Portugal.
Operação Marquês

JP. Corrupção deve prescrever ao fim de 20 anos

413
A Juventude Popular preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos.
Comentário

"Crítica de Sócrates ao PS é parte da estratégia"

270
Em entrevista na TVI, José Sócrates não poupou a direção do PS. "Enquanto António Costa estiver na liderança, Sócrates nunca lhe perdoará", comenta Sara Antunes de Oliveira, subdiretora do Observador.
José Sócrates

Os ataques a Ivo Rosa e a "canalhice" do PS

1022
Recebido com protestos que levaram a intervenção policial, Sócrates argumentou que Ivo Rosa não tem o direito de o indiciar de um crime pelo qual não se defendeu. E fez ataques violentos a Costa e ao PS
Operação Marquês

Marquês. Recursos só darão entrada em 2022

Os recursos da Operação Marquês só chegarão ao Tribunal da Relação de Lisboa em 2022, caso o juiz Ivo Rosa conceda quatro meses ao Ministério Público para recorrer.
Operação Marquês

Marquês. CSM volta a analisar distribuição manual

Para o órgão de disciplina dos juízes distribuição a Carlos Alexandre foi regular, mas perante a decisão de Ivo Rosa, órgão decidiu averiguar se entretanto surgiu algum novo dado.
Operação Marquês

Associação de juízes acha o escrutínio legítimo

189
É preciso, porém, distinguir o escrutínio "sério e genuíno" daquele que "obedece a outros interesses e apenas procura pretextos para passar mensagens destrutivas", diz a associação.
Justiça

Os convictos e os inconsoláveis /premium

O caso divide o país transversalmente. É errado radiografá-lo à esquerda ou à direita. Não é todos os dias que se atira um processo ao chão com “deficiências” tão estrondosas.
Operação Marquês

Sócrates “mercadejou”, e o PS também “mercadeja”? /premium

686
Não foi o cidadão José Sócrates que mercadejou. Quem mercadejou foi o Primeiro Ministro. Foi o cargo que lhe deu o poder para mercadejar. E o PM Sócrates, na altura em que mercadejou, era líder do PS.
Operação Marquês

Sócrates pode estar sossegado /premium

183
Há razões para Sócrates estar contente. A gerontocracia reinante e os partidos inamovíveis são a garantia de que, apesar de ser um pária social, nunca verá a prisão e poderá gozar o dinheiro em paz.
Operação Marquês

Com Sócrates o silêncio é de chifre de rinoceronte /premium

O silêncio do antigo líder do PS transaciona-se a um valor até superior ao da platina. Aliás, por estes dias, o valor do silêncio de Sócrates equipara-se, isso sim, ao valor do chifre de rinoceronte.
Operação Marquês

Sermão do polvo aos Portugueses

A chave está precisamente aí, na união, no desprendimento da mentalidade dos obséquios e gentilezas. Mude-se a estratégia e, ao invés de tachos, temos um polvo no tacho.
Justiça

Operação Marquês for dummies

Não está em causa sacrificar José Sócrates sem julgamento para agradar às massas. Pelo contrário, a Justiça exige um processo adequado e não pode ser feita de forma leviana.
Justiça

Juiz(os) de fora

Muito há a fazer para melhorar o atual estado de coisas. É verdade. Mas não é solução ir a correr legislar, sob pena da supressão ou limitação radical de direitos, liberdades e garantias.
Operação Marquês

Ivo Rosa utilizou "adjetivação excessiva" /premium

Em entrevista ao Observador, o chefe de gabinete do presidente do Supremo Tribunal de Justiça criticou a atuação de Ivo Rosa no mais recente desfecho do processo da Operação Marquês.
Operação Marquês

Medina arrasa comportamento de Sócrates

2618
Medina rompe o silêncio sobre as mais recentes decisões sobre Operação Marquês e o seu principal interveniente, o ex-primeiro-ministro José Sócrates, no seu espaço de comentário televisivo.
Operação Marquês

Rio defende reforma na justiça, mas não "a quente"

O presidente do PSD defendeu que a Justiça precisa de uma reforma, mas não por meio de uma legislação "a quente", salientando que o problema não é no combate à corrupção, mas sim no setor.
contra-corrente

Contra-Corrente Especial. Entrevista de Sócrates

José Manuel Fernandes convida os ouvintes a partilhar em direto na Rádio Observador às 10h15 a sua opinião sobre a entrevista a José Sócrates à TVI. Ligue para o 910024185 para participar.
Resposta Pronta

"Amadorismo" e "adjetivação excessiva" de Ivo Rosa

304
João Paulo Raposo, chefe de gabinete do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, critica a forma como foi divulgada a decisão instrutória da Operação Marquês. Entrevista conduzida por Luís Rosa. 
Operação Marquês

As duas fragilidades da decisão-bomba de Ivo Rosa  /premium

603
Ivo Rosa fundamentou prescrição dos crimes de corrupção com um polémico acórdão do Constitucional que a Relação de Lisboa não é obrigada a seguir. Fiscalistas em choque com definição de fraude fiscal.
Operação Marquês

Reserva Mundial de Primeiros-Ministros Corruptos /premium

981
Desde o séc. XIII que a Ericeira não vivia um momento tão importante em termos administrativos. Em 1229, recebeu o seu foral; em 2021, recebe o seu fora-da-lei.
Operação Marquês

Justiça cega, surda e mentecapta /premium

125
Os Portugueses estão indignados e com razão. Sentem-se enganados e traídos pela Justiça e com razão. Mas o pior de tudo é que contra a Justiça nem vale a pena manifestarmo-nos.
Operação Marquês

Ivo Rosa absolveu os réus e condenou a Justiça

1857
Vejamos com maior pormenor as razões porque o juiz Ivo Rosa levou longe demais a sua vontade de fazer do Processo Marquês a oportunidade da sua obsessiva afirmação pessoal.
Comentário

"Rui Rio quis fazer ajuste de contas com o PS"

Líder do PSD defende reforma na Justiça. "Rui Rio cola António Costa ao resultado que vimos na sexta-feira". A análise de Miguel Santos Carrapatoso, Editor Adjunto de Política do Observador.    
Operação Marquês

Rio acusa Costa de "hipocrisia" e falta de coragem

848
O líder do PSD entende que os mais recentes acontecimentos na Operação Marquês são prova de que o "regime está muito doente" e acusou António Costa de nada querer fazer para reformar a Justiça.
Operação Marquês

Marquês. MP pede prazo além da lei para recorrer

1126
Procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram requerimento a pedir 120 dias para o recurso. E dizem que uma recusa a este alargamento (o dobro previsto na lei) pode ser inconstitucional.
Operação Marquês

PGR entende perplexidade com decisão instrutória

147
De acordo com a procuradora-geral da República, esta poderá ser a oportunidade "para refletir e aprofundar temas que estão em cima da mesa". A responsável insistiu que a decisão "não é definitiva".
Explicador

"Os juízes devem abster-se da adjetivação"

Operação Marquês: que impacto teve a decisão instrutória para o Ministério Público? Cândida Almeida, antiga diretora do DCIAP defende que prova indireta é suficiente neste tipo de casos.
José Sócrates

Sócrates critica "silêncio" da esquerda /premium

412
Num artigo de opinião no Público, ex-primeiro-ministro critica silêncio de esquerda sobre Operação Marquês e diz que esta facilitou vitória de Marcelo e ascensão da extrema-direita.
Operação Marquês

Sócrates: o retrato de um país? /premium

A justiça está numa crise que não parou de se agravar à medida que a economia estagnava e a política se virava cada vez mais para dentro, para os partidos, as suas clientelas e os «donos disto tudo».
Corrupção

A Justiça no pau da roupa

Em países bem mais liberais e respeitadores da autonomia privada que o nosso há criminalização do enriquecimento ilícito e não existe sigilo bancário. Claro que tem riscos mas pesam mais os benefícios
Justiça

O erro da Justiça

Se ninguém duvida do mérito, da competência e da dedicação da esmagadora maioria dos nossos agentes da Justiça, especialmente dos magistrados, então o que falhou foi o modelo de auto-regulação adotado
Operação Marquês

Je ne suis pas Ivo Rosa

Causou-me estranheza que Ivo Rosa tivesse acusado Sócrates de mercadejar o cargo de primeiro-ministro. Mercadejar é uma palavra forte e parece que consta 55 vezes nas quase 7 mil páginas da instrução…
Operação Marquês

Portas: aumentaram "perplexidades" sobre a Justiça

2081
Sobre "forma de vida" de Sócrates, Paulo Portas diz nunca ter conhecido "ninguém que vivesse assim". Quanto às implicações para a Justiça, ex-ministro e ex-líder do CDS mostra-se "perplexo".
Operação Marquês

Como Ricardo Salgado sai (quase) limpo do processo /premium

444
Ivo Rosa acreditou em Salgado, Bava e Granadeiro e crimes de corrupção do caso PT caíram. Salgado só vai a julgamento por abuso de confiança por alegada apropriação de 10 milhões do saco azul do GES.
Operação Marquês

Marques Mendes: Ivo Rosa é "um perigo à solta"

1842
Ex-líder do PSD e comentador defende que Sócrates está "politicamente condenado" e PS livrou-se de um "ativo tóxico". Desconfinamento deve continuar, mas com confinamentos locais.
Corrupção

Buzinão contra corrupção ouvido em Viseu e Lisboa

1994
Viseu assistiu a uma marcha lenta, com mais de 100 automóveis, num "buzinão de revolta contra a podridão social e corrupção", disse um dos organizadores do evento que também aconteceu em Lisboa.
Operação Marquês

Sócrates ataca direção do PS em novo livro

352
Pré-publicação de "Só Agora Começou" revela que José Sócrates acusou a direção do PS de traição — não no plano pessoal, mas sim no político. "A política ama a traição, mas despreza o traidor", atirou.
Operação Marquês

PCP critica arrastar do caso, PSD reage amanhã

Comunistas assinalam que processo que visa ex-primeiro-ministro está longe do seu fim. E consideram que o "arrastar no tempo é inaceitável aos olhos do cidadão comum". PSD reuniu-se e vai reagir.
Noticiário

11h. Farmácias contra autotestes em todos os super

Numa curta nota à comunicação social, comunistas pedem que o processo siga para julgamento tão rápido quanto possível. Ainda os autotestes nos supermercados: "É brincar com a saúde pública".
Noticiário

8h. "Remover da história". Sócrates ataca PS

"Só agora começou" é publicado nos próximos dias. O antigo-primeiro-ministro considera ainda que está a ser alvo de uma vingança da direita. Joana Marques Vidal contra alargar prazos de prescrição.
Operação Marquês

Uma falsa sensação de democracia /premium

926
Ao ouvir o juiz Ivo Rosa é impossível não perguntar: será isto a justiça igual para todos? Será isto o regular funcionamento das instituições? Será isto uma democracia?
Oficina da Liberdade

Escândalo no tribunal

176
Reforma que venha apenas de dentro, pairando acima das preocupações das pessoas, não serve.
Caso José Sócrates

José Sócrates começa já a ser julgado?  /premium

A decisão de pronúncia para julgamento de apenas 17 dos 189 crimes da acusação da Operação Marquês e o recurso já anunciado pelo Ministério Público farão com que os autos tenham duas velocidades.
Operação Marquês

Marcelo quer processos com fim "em tempo devido"

802
"Gostaria de que os portugueses ficassem com a sensação de que os processos têm um fim visível em tempo devido", apelou o presidente, sem querer comentar caso Sócrates.
Operação Marquês

Petição pede afastamento de Ivo Rosa

15465
Mais de 128 mil pedem em petição o afastamento de Ivo Rosa. Autor acusa juiz de violar Lei do Estatuto dos Magistrados. Já tinha criticado Joacine, acusando-a de desrespeito, noutra petição.
Operação Marquês

Juiz levanta arresto a casas da Braancamp e Paris

1528
Apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia José Sócrates, casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas por decisão do juiz. Bava tem de devolver 6,7 milhões ao ex-GES.
Operação Marquês

Dilma escreveu prefácio para livro de Sócrates

1933
O prefácio cita "O Processo" de Fraz Kafka, "J'Accuse" de Émile Zola e compara Operação Marquês ao Lava Jato. Dilma Rouseff diz que caso de Sócrates é escandaloso por ocorrer na Europa.
Noticiário

Dilma assina prefácio de novo livro de Sócrates

A antiga presidente do Brasil diz que vai acontecer com José Sócrates o que aconteceu com Lula da Silva. Para Dilma, o mais "vergonhoso" da Operação Marquês é ter sido possível ocorrer em Portugal.
Operação Marquês

Não foi um erro da Justiça. Foi um insulto ao país /premium

11668
Se tomarmos como correcta a decisão instrutória de Ivo Rosa, então podemos esquecer o combate à corrupção, pois nunca os seus critérios sentarão um corrupto no banco dos réus. É isso que está em causa
PS

PS em silêncio mantém cerca sanitária a Sócrates /premium

429
No PS admite-se que Sócrates regresse para "ajustar contas", mas não ao partido de onde saiu por falta de apoio. Essa linha da direção é para manter. Caso foi referido numa reunião da bancada.
Operação Marquês

Defesa de Sócrates acusa MP de "manipular Justiça"

263
No mesmo sentido do que já tinha dito José Sócrates à saída do Campus de Justiça, o responsável pela defesa do ex-primeiro-ministro considerou que "não há erros deste tamanho".
Noticiário

8h. Operação Marquês nos jornais lá fora

De França ao Reino Unido, passando pelo Brasil e pelos EUA: jornais destacam decisão instrutória da Operação Marquês, com a queda dos crimes de corrupção e a resposta por "lavagem de dinheiro".
Noticiário

7h. Operação Marquês. PS pede respostas à Justiça

Partidos preocupados com a decisão e as críticas do juiz Ivo Rosa, na leitura da decisão instrutória. E ainda os centros de saúde já na 2ª fase da vacinação a chamar pessoas entre os 60 e os 79 anos.
Operação Marquês

Como caíram todas as acusações de corrupção /premium

Ivo Rosa arquivou todos os crimes de corrupção imputados pelo Ministério Público a José Sócrates. Juiz diz que não há favorecimento dos grupos Lena, Espírito Santo e Vale do Lobo. Saiba porquê.
Operação Marquês

Procuradores lutarão "pela realização da justiça"

1142
O procurador Rui Cardoso considera "anormal" a adjetivação do juiz de instrução na leitura da decisão instrutória, que descreveu a acusação do Ministério Público como "delirante" e uma "fantasia".
Operação Marquês

Marquês. Fernando Negrão quer que Justiça reaja

518
O ex-ministro da Justiça, no âmbito da Operação Marquês, quer que a Justiça "reaja" e "se organize" no sentido de ter consciência que tem "um processo de grande complexidade".
José Sócrates

José Júdice: "MP foi muito incompetente" 

491
O ex-bastonário da Ordem dos Advogados afirma que o Ministério Público "foi muito incompetente" na acusação da Operação Marquês e que não ficou "muito convencido" com a decisão do juiz.
Operação Marquês

Rogério Alves: É razoável 120 dias para recurso

"Acho perfeitamente lógico e razoável que sejam pedidos 120 dias, atendendo à enormidade desta confederação de processos", afirmou o advogado e ex-bastonário da Ordem dos Advogados.
Ministério Público

Justiça. Confiança não se pode basear num processo

295
"A confiança na Justiça por parte da sociedade não está dependente de um único processo e muito menos numa decisão" que não está concluída, afirma o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.
Operação Marquês

Investigação foi destruída, diz organização

211
A organização Transparência e Integridade considera que a decisão instrutória "vai ter consequências" na forma "como a investigação de casos de corrupção vai ser feita em Portugal".
Operação Marquês

Só ontem é que vocês sentiram vergonha disto? /premium

2996
Dentro e fora dos tribunais, o que se passa é literalmente intolerável. Antes, ser português era um acaso. Hoje, é uma desgraça. Se não nos mexermos, amanhã será uma memória.  
Operação Marquês

A nobreza da responsabilidade

De recurso em recurso esperaremos respostas e continuaremos a assistir ao aproveitamento político feito tanto pela extrema direita como pela extrema esquerda, em discursos populistas e judicialistas.
Operação Marquês

As críticas de Ivo Rosa a uma acusação "delirante" /premium

174
A "fantasia" de que Sócrates recebeu dinheiro de Salgado ou o rigor "insuficiente" para provar o crime de corrupção. Juiz Ivo Rosa destruiu a acusação do MP. Estas são as 7 críticas mais devastadoras.
Operação Marquês

Como Sócrates "mercadejou" com o cargo de PM /premium

269
Ivo Rosa acredita que Sócrates aceitou receber mais de 1,7 milhões de euros para estar à disposição do amigo Carlos Santos Silva. O juiz diz mesmo que o ex-primeiro-ministro fez negócio com o cargo.
Atualidade

Vídeo. Como Ivo Rosa arrasou acusação

Na leitura da decisão instrutória, Ivo Rosa lançou várias criticas à acusação do Ministério Público. Em vários momentos apontou "falta de coerência" e identificou "especulação e fantasia".
Operação Marquês

Magalhães e Silva: "Ivo rosa é imune à pressão"

620
A decisão instrutória anunciada "não pode e não deve causar um menor alarme social", tendo em conta que dá uma "resposta firme àquela que é a perplexidade e inquietação das pessoas", diz o advogado.
Operação Marquês

CSM garante transparência na distribuição

CSM deliberou em plenário “estabelecer regras gerais a transparentes no que concerne à transição de processos, com respeito pelo princípio do juiz natural”, um dos princípios do processo penal.
Comentário

"Nunca se levantou a questão da prescrição"

166
Sara Antunes de Oliveira, subdiretora do Observador, comenta a decisão instrutória da Operação Marquês e os próximos passos: "Tão rapidamente não sabemos se o caso vai a julgamento nestes moldes".
Operação Marquês

Políticos "indignados" com decisão sobre Sócrates /premium

912
CDS diz que sistema está "doente", Bloco vê "crise" na Justiça, PSD marca reunião de direção para discutir o assunto. Decisão sobre Operação Marquês causou indignação na política. PS não reagiu.
Operação Marquês

A acusação "ruiu"? "Ainda falta a segunda parte"

214
A decisão de Ivo Rosa é demolidora para a acusação, mas está longe de ser um ponto final na Operação Marquês. O que é que se segue? Para já, o recurso do MP que põe o processo nas mãos da Relação.
Resposta Pronta

"Os portugueses devem estar atónitos"

220
Sobre a Operação Marquês, Vítor Ramalho defende uma "reforma" e que o sistema de justiça "propicia estes resultados". O ex-dirigente do PS considera "muito difícil" um regresso político de Sócrates.
Resposta Pronta

"Caso mina a confiança dos cidadãos na justiça"

João Paulo Batalha, ex-presidente da Associação Transparência e Integridade, considera que a forma como a decisão foi comunicada e as críticas ao Ministério Público "dizem que alguém trabalhou mal".
Resposta Pronta

"Críticas não podem ficar sem resposta"

Bastonário da Ordem dos Advogados, Menezes Leitão, defende que o Ministério Público tem de prestar esclarecimentos face às críticas feitas à acusação da Operação Marquês.
Operação Marquês

Marquês. As 6.728 páginas da decisão de Ivo Rosa

Tem mais de 6 mil páginas o despacho em que Ivo Rosa decide sobre o futuro dos 28 arguidos e dos 189 crimes de que estavam indiciados pelo MP. Leia aqui o documento na íntegra.
Operação Marquês

Sócrates: "Todas as mentiras da acusação caíram"

195
Sócrates foi ilibado dos crimes de corrupção e vai defender-se das acusações de branqueamento de capitais e falsificações de documentos. Depois da leitura de Ivo Rosa, saiu vitorioso e atacou o MP.
Emissão Especial

Prescrição de crimes. "Temos de conhecer os casos"

Num comentário à Operação Marquês, o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, António Ventinhas, adianta: "Existem várias causas de interrupção e suspensão da prescrição".
Emissão Especial

Operação Marquês. "Há uma vontade de sangue"

144
"Houve análise crítica dos factos, o que não acontece com outros juízes", comenta Pedro Barosa. Ainda assim, o advogado de Direito Penal sublinha: "Não estou a dizer que a decisão foi justa".      
Emissão Especial

Operação Marquês. "É uma decisão histórica"

119
"Foi um puxão de orelhas ao Ministério Público", comenta António Pinto Pereira. "Nunca se tinha visto uma coisa assim. Caem 24 arguidos no conjunto de 28", acrescenta o advogado. 
Atualidade

O resumo das decisões de Ivo Rosa

162
Já é conhecida a decisão do juiz do Tribunal de Instrução Criminal. José Sócrates será julgado por três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos, mas não por corrupção.
Operação Marquês

Os 189 crimes do Marquês passam a 17. Quais são? /premium

739
O caso chegou à fase de instrução com 28 arguidos acusados de um total de 189 crimes — um número que agora se reduz. Sócrates vai a julgamento por seis dos 31 crimes iniciais. E os restantes?
Operação Marquês

Ivo Rosa arrasa acusação: "Não prima pelo rigor"

1164
Ao longo da leitura da decisão instrutória, o juiz Ivo Rosa lançou duras críticas e arrasou a acusação do Ministério Público, que considerou ter "pouco rigor e consistência".
Operação Marquês

Ivo Rosa manda investigar sorteio do processo

2162
Juiz entendeu que processo devia ter sido distribuído de forma eletrónica ou, não sendo, na presença de um juiz. Caíram 2 crimes porque Carlos Alexandre não podia autorizar diligência, para Ivo Rosa.
Operação Marquês

Sócrates: "Todos esses covardes não me intimidam"

626
Não é do seu "temperamento ficar em casa quando alguma coisa de tão importante se decide". Por isso, Sócrates quis ouvir Ivo Rosa ao vivo — que elogiou por aceitar transmitir a leitura em direto.
Emissão Especial

Sócrates em tribunal "Não conseguia ficar em casa"

205
À chegada ao Campus de Justiça o ex-primeiro-ministro diz que não conseguia ficar em casa quando se decide algo "tão importante". José Sócrates sabe hoje se vai a julgamento.
Operação Marquês

Operação Marquês. Costa recusa comentar cenários

No dia em que vai ser lida a decisão instrutória da Operação Marquês, o primeiro-ministro António Costa recusa-se a comentar possíveis cenários sobre o desenvolvimento do processo judicial.
Explicador

"Excessiva pessoalização" dos processos não é bom

Operação Marquês: vão ou não a julgamento? Em debate com Luís Rosa, o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público compreende a demora processual, mas reconhece que é incomportável.
Operação Marquês

Cronologia da Operação Marquês

196
Sócrates foi o primeiro ex-chefe do governo a ser detido preventivamente em Portugal e esteve 288 dias em prisão preventiva, no Estabelecimento de Évora, e mais 42 dias em prisão domiciliária.
Noticiário

7h. Sócrates. Dia de todas as decisões, 3 cenários

Portugal pode ver hoje pela primeira vez um ex-primeiro-ministro julgado por corrupção. José Sócrates e outros 27 arguidos conhecem a decisão instrutória. Emissão especial na Rádio Observador.
Caso José Sócrates

O que pode decidir Ivo Rosa? Os 3 cenários   /premium

115
Ivo Rosa pode decidir a nulidade dos autos? Deixar cair só os crimes de corrupção? Ou até aceitar toda a acusação do MP? E há ainda a hipótese da decisão provocar a separação do processo. Saiba como.
Operação Marquês

Operação Marquês. STJ diz que haverá repercussões

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, considera que a decisão instrutória da Operação Marquês, que será conhecida esta sexta-feira, terá repercussões na justiça e na política.
Justiça

Sócrates, uma questão que temos a nosso respeito /premium

Não quero fingir nenhum soberano desinteresse. Estou interessado. Nem quero simular um qualquer agnosticismo no capítulo. Estou firmemente convencido da culpabilidade do homem.
A página está a demorar muito tempo.