Prepare-se para uns dias de verão antecipado a meio desta semana. As temperaturas vão começar a subir já hoje e quarta e quinta-feira vão atingir máximas acima dos 25º graus em algumas partes do país até sábado, numa escalada de mais de dez graus em relação à última semana. Será assim em todo o sul da Península Ibérica, numa espécie de junho em março, com uma subida meteórica que poderá mesmo colocar os termómetros perto dos 30º graus nas zonas do interior alentejano.
A situação meteorológica anómala deve-se a um “3 em 1” de fatores conjugados: há um anticiclone sobre a Península, uma massa de ar quente e tropical com origem nas Caraíbas. Com a presença destas altas pressões, o ar das camadas altas desce para as baixas e comprime-as, fazendo com que aqueçam e as temperaturas subam, estabilizando também a atmosfera e impede que haja ventos fortes. Como ainda por cima não há nuvens, temos o cocktail perfeito para que este verão antecipado tenha lugar.

Lisboa com 27º na quarta-feira

O norte é uma exceção e o Porto não vai além dos 18º

27º é uma temperatura que se vai registar em várias cidades

Santarém, tal como Lisboa, vai atingir os 27º

No Alentejo vão sentir-se as temperaturas mais elevadas, com Évora nos 29º

E Beja a chegar aos 30º

No Algarve, as médias serão superiores aos 25º
A partir de sábado, uma frente fria chegada do norte já vai arrefecer o ar e as temperaturas voltarão aos valores normais para a época. As primeiras trovoadas de primavera podem chegar no início da próxima semana.