A ministra da Saúde pode deixar de se preocupar com quem troca o isolamento em casa em que devia estar devido ao surto de coronavírus, por um bom dia na praia com os amigos. Com ou sem aulas, em quarentena ou em teletrabalho, a partir de sábado as temperaturas já não vão aconselhar nem a passeios à beira mar, nem a bebibas na esplanada. A primavera antecipada com cheirinho a verão acaba oficialmente este sábado.
As temperaturas muito acima da média para esta época do ano que se sentiram no final desta semana, em especial esta quarta e quinta-feira, só duram até ao arranque do fim-de-semana. A partir de sábado à tarde uma massa atlântica de ar frio a que se junta uma outra massa de ar polar com ventos do norte vão juntar-se e trazer de novo o frio, a chuva e provavelmente alguma neve nos pontos mais altos do país. E a tendência é que a meteorologia se mantenha assim pelo menos até quarta-feira.
#PredicciónAEMET. Probabilidad de que se acumulen más de 1/5/10/20 mm en 24 h para los próximos días. Tendencia a un aumento de la inestabilidad. La posibilidad de????️se generaliza en el N y el E peninsular a partir del domingo.
Info actualizada y detallada????https://t.co/zPDpGMMeAg pic.twitter.com/0PYm7D6OLW— AEMET (@AEMET_Esp) March 12, 2020
Vamos pois sentir uma acentuada descida das temperaturas na segunda e terça-feira, podendo chover em parte do país.
A boa notícia não está contudo nestas imagens: a partir do outro fim-de-semana, em que arranca oficialmente a primavera, o bom tempo está de volta.