Medidas de prevenção, informações sobre o coronavírus e a sua propagação, formulários para ativar direitos agora previstos face às medidas de contenção do vírus agora implementadas, legislação e ferramentas úteis para usar em tetetrabalho. São estes os conteúdos do site acabado de lançar esta quarta-feira pelo Governo :  covid19estamoson.gov.pt/ e que terá também uma aplicação para o telemóvel, lê-se no comunicado.

“Este site pretende ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo Covid-19”, lê-se.

Nesta plataforma, os cidadãos podem também aceder aos formulários necessários para aceder aos apoios disponibilizados. E podem também aceder a um conjunto de ferramentas tecnológicas que ajudam no teletrabalho.

“É também providenciado um conjunto de tutoriais de boas práticas para a sua utilização. Assim, cidadãos, escolas, serviços públicos e empresas poderão ter os instrumentos necessários para prosseguir as suas atividades da forma mais eficiente possível tendo em conta a excecionalidade do momento que atravessamos”, refere o Governo.

Nesta plataforma, o utilizador pode também ficar a conhecer a melhor forma de recorrer aos serviços públicos sem ter de deslocar-se aos espaços físicos. No site constam também todas as medidas excecionais adotadas pelo Governo em cada área governativa e responde, “de uma forma clara, simples e direta”, às dúvidas que as mesmas possam suscitar. Estão também disponíveis para consulta a legislação especificamente aprovada.

“Outra das novidades trazidas pelo novo site é uma secção de perguntas e respostas (FAQ), que será atualizada de forma periódica, com perguntas recolhidas pelos voluntários da VOST Portugal nas redes sociais e respondidas pelas autoridades de Saúde competentes, nomeadamente DGS, SPMS, INEM, INSA e INFARMED”, informa o Governo.

No site agora à disposição de todos há ainda uma lista de contactos de emergência e de apoio criados no âmbito do combate à pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR