O embaixador Leonardo Mathias morreu esta quarta-feira vítima de doença oncológica, de acordo com fonte próxima da família. O diplomata tinha 84 anos e foi embaixador de Portugal em Washington, Brasília, Madrid e Paris.

Leonardo Mathias nasceu em 1936 numa família de diplomatas. Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, iniciou uma carreira na área da diplomacia em 1960. Foi colocado na África do Sul, como Cônsul na Cidade do Cabo, em 1963. Desempenhou funções como embaixador em Bagdad, no Iraque, em 1976, e de Representante Permanente Adjunto de Portugal junto da Organização das Nações Unidas, em 1979.

Francisco Seixas da Costa, também ele diplomata, usou o Twitter para lamentar a morte de Leonardo Mathias, que descreve como “um dos grandes embaixadores que Portugal algum dia teve” e “um bom amigo”.

Integrou os VII e VIII Governos Constitucionais, nos anos de 1981 e 1982, como Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros. 

Depois, voltou novamente para a diplomacia. Leonardo Mathias foi embaixador de Portugal em Washington, nos Estados Unidos, em 1982, Representante Permanente de Portugal junto das Comunidades Europeias em Bruxelas, em 1986, embaixador de Portugal em Brasília, em 1989, em Madrid, em 1994, e em Paris, em 2000. Acabaria por se reformar da carreira diplomática no ano seguinte.

Em 2004, quando já estava há três anos reformado, assumiu o cargo de Secretário-geral da União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa. Desempenhou funções ainda de administrador da Cruz Vermelha Portuguesa e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ao longo da sua vida recebeu um grande número de distinções honoríficas. A nível nacional, recebe as Grãs-Cruzes da Ordem Militar de Cristo, da Ordem do Infante D. Henrique, da Ordem do Mérito e, de entre as estrangeiras, as Grã-Cruzes da Real Ordem de Isabel a Católica de Espanha, da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do Brasil, da Ordem de São Silvestre da Santa Sé. Internacionalmente, foi distinguido com a Comenda da Legião de Honra de França, entre outras distinções de países como a Bélgica, Grécia, Itália ou Tailândia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR