A primeira e segunda liga de futebol profissional em França foi dada como terminada. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Edouard Philippe esta tarde, num discurso em que apresentou uma série de medidas que serão aplicadas no futuro próximo como resposta ao fim do confinamento. Desta forma, a Ligue 1 e Ligue 2 já só regressarão, à partida, para a temporada de 2020-2021.

Os vencedores e vencidos serão mais tarde decididos pela Ligue de Football Professionnel (LFP) e a. Federação Francesa. Na classificação da primeira liga francesa o Paris Saint-German ocupava o primeiro lugar, o Marselha de André Vilas-Boas o segundo e o Stade Rennais o terceiro. Já na Ligue 2 o pódio estava dividido entre o Lorient (primeiro lugar), o Lens (segundo) e o AC Ajaccio (terceiro).

A notícia já começara a ser ventilada pelos desportivos franceses no início da tarde, sendo o RMC um dos primeiros a fazê-lo. O diário espanhol AS diz que a decisão apanhou a LFP de surpresa já que estava previsto o regresso aos treinos a 11 de maio e o recomeço da liga a 1 em junho.

O desportivo francês L’Equipe diz que a intenção da federação francesa e da LFP é de discutir em maio como serão decididas as promoções, descidas e acesso a às competições europeias. Existem vários cenários em cima da mesa mas o que ganha mais força é o de encerrar a Ligue 1 na jornada 28, uma decisão que prejudicaria seriamente, por exemplo, o Lyon e o Saint-Étienne, que não poderiam chegar aos lugares europeus.

O mesmo AS explica que as consequências desta decisão podem ser devastadoras, tanto a nível desportivo como financeiro. As equipas da Ligue 1, por exemplo, sofrerão um défice económico sem precedentes, além de verem drasticamente alterados os acordos de direitos televisivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR