Provas em direto da Symington

De segunda-feira a domingo, entre as 9h30 e as 17h39

Para quem tem saudades de um bom vinho do Porto: a Symington Family Estates acaba de estender a sua agenda de provas comentadas e em direto também para os fins de semana. Quem está em casa só tem de apreciar o néctar, escolher uma das quatro opções disponíveis, esperar que o material chegue — a caixa é enviada e inclui vinhos e material informativo — e marcar a prova. Do outro lado estará um guia especializado num dos três centros de enoturismo da empresa. Entre os vinhos à prova estão o Graham’s Single Harvest Tawny 1990, um Cockburn’s e uma sugestão da Quinta do Bomfim, já no território dos vinhos DOC Douro. As provas têm uma duração de 90 minutos. Os preços variam entre 90 e 250 euros.

Leituras de Quarentena e “Otelo” no São João

Até domingo

Para quem não passa sem ir ao teatro: o Teatro Nacional São João já nos habituou a uma programação intensiva durante este confinamento e os próximos dias não são exceção. Esta quinta-feira à noite, tem lugar a última sessão de Leituras de Quarentena, que durante toda a semana contou as histórias de sete mulheres e três homens durante a Peste Negra. O objeto de leitura tem sido “Decameron”, obra do século XIV, do italiano Giovanni Boccaccio. Entre sexta-feira e domingo, o teatro portuense assinala a entrada no mês de maio com “Otelo”. O clássico de William Shakespeare regressa ao palco virtual com encenação de Nuno Carinhas. A música é de Pedro Filipe Marques e a transmissão é assegurada no site, no Vimeo e das redes sociais do São João. A estreia é sexta-feira às 22h e fica disponível até à meia-noite de segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© João Tuna

Degust’ar Lisboa com entregas ao domicílio e take-away

A partir de sexta-feira

Para lisboetas com paladar alentejano: o restaurante Degust’ar Lisboa reabre portas a partir de 1 de maio, com serviço de entrega ao domicílio, mas também com possibilidade de take-away, na Rua Latino Coelho. Um serviço próprio, embora o restaurante esteja presente nas plataformas Globo e Uber Eats. As propostas do chef António Nobre são uma viagem pelos sabores do Alentejo. Entre as especialidades da casa estão o cação de coentrada, as bochechas de porco ibérico com molho de vinho tinto, a linguiça frita e as migas de espargos verdes. É melhor deixar espaço para a sobremesa — encharcada conventual ou sericaia com ameixa de Elvas. Os pratos principais têm um preço de 12 euros.

@DR

“Melancolia Programada”, de Gabriel Abranches

MAAT

Para ir ao museu sem sair de casa: mesmo de portas fechadas, o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) abre a janela virtual. Por estes dias, “Melancolia Programada” de Gabriel Abrantes, com curadoria de Inês Grosso, é o destaque da agenda e com direito a uma visita virtual — imersiva na medida do possível. Esta é uma das opções no site do museu. No canal de YouTube, está disponível, em vários episódios, uma visita virtual à Central Tejo.

©DR

Feira dos Vinhos e do Queijo DOP

Até 15 de maio

Para quem não perdeu o apetite por produtos regionais: a primeira edição digital da Feira dos Vinhos e do Queijo DOP foi prolongada por mais duas semanas. Online, logo sem ter de sair de casa, a montra reúne alguns produtos das regiões de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão Lafões e Beira Baixa, com preços que vão dos seis aos 40 euros. A seleção está disponível na plataforma portuguesa Dott.

©DR

Martinhal Cascais com menu de Dia da Mãe

Entre sexta-feira e domingo

Para quem acha que os melhores presentes vão diretos para o estômago: depois de ter iniciado entregas ao domicílio, o Martinhal Cascais preparou um menu especial para o Dia da Mãe, disponível durante todo o fim de semana, ferido incluído. As opções são de pequeno-almoço e almoço. O primeiro é composto por croissant, napolitana de chocolate, donuts, pastel de natal, sumo de laranja e uma baguete do dia e o preço é de oito euros por pessoas. A segunda refeição do dia já é bem mais complexa. Camarão tigre selvagem grelhado com limão kaffir é a sugestão do chefe para entrada (9,50 euros por pessoa). Para prato principal: caril de grão de bico com crème fraîche e arroz basmati selvagem, pato assado com batatas novas, gratinado de legumes e molho de arando, costela de cordeiro, batatas novas com alecrim, ervilhas e hortelã e Pregado com vegetais e frutos secos, batatas novas assadas e molho de alcaparras. Os preços dos pratos variam entre 13,50 e 24 euros por pessoa, valores aos quais acrescem os vinhos sugeridos para cada iguaria. A sobremesa é oferta da casa.

Espetáculos e histórias no D. Maria II

De sexta-feira a domingo

Para acrescentar ainda mais teatro à agenda do fim de semana: a Sala Online, bem como a sua versão para os mais pequenos (Salinha Online), já são palcos bem conhecidos dos portugueses. A programação tem sido praticamente contínua e no primeiro fim de semana de maio a oferta cultural do Teatro Nacional D. Maria II continua a fazer chegar as suas produção a todas as casas. Nesta sexta-feira, a plataforma online recebe “O Grande dia da batalha”, com encenação de Jorge Silva Melo, às 21h. Sábado e domingo, há novas histórias contadas às crianças — a primeira é “Os Escuro”, de Lemony Snicket e com leitura de Victor Yovani, a segunda é “Uma História que Começa pelo Fim”, da autoria de Manuel António Pina e com leitura de Luís Godinho. Ambas estão marcadas para as 11h. Para os adultos, há ainda “Um Libreto para Ficarem em Casa seus Anormais”, criado e encenado por Albano Jerónimo. Está marcado para sábado às 21h.

Manteigaria Silva agora com loja online

Entregas em todo o país

Para regressar ao comércio tradicional: esta casa centenária da baixa lisboeta abriu, há duas semanas, a sua loja online. Dos vinhos às conservas, passando pelos queijos, presuntos, enchidos, frutos secos e, claro, pelo bacalhau, a Manteigaria Silva está agora pronta para chegar a todos os cantos do país. Fundada em 1890, nos envios, a Manteigaria cobrará apenas as despesas de transporte.

João Porfírio/Observador

“Nunca mais acaba sábado” é a versão para os tempos de isolamento de “Nunca mais é sábado”, a rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.