Em dias de confinamento, assinalar o Dia da Mãe pode ser um desafio de dificuldade acrescida, mas não impossível. Mesmo à distância, é possível surpreender ou simplesmente assinalar a data com um simples toque de campainha. Das receitas de chefs aos doces, passando pelos cursos online, pelo exercício físico e pelas novidades do mundo da beleza, até o primeiro domingo de maio se pode adaptar à quarentena. Da nossa parte, há dez ideias de presentes e surpresas para todos os gostos, em Lisboa e no Porto, sempre que possível, apoiando também as pequenas empresas e os negócios locais. Achamos que a mãe vai gostar.

Para manter leituras inspiradoras

Numa coisa todos estamos de acordo: com mais tempo em casa, aumenta o tempo disponível para todo o tipo de leituras, dos livros em cima da mesa-de-cabeceira às revistas que, além de inspiradoras, fazem um brilharete na estante (embora, por estes dias, não haja muitas visitas para impressionar).

Neste segundo campeonato, há lojas da especialidade que continuam a receber encomendas e, mais importante, a receber novidades. É o caso da Under the Cover, em Lisboa, e da Bardo, no Porto. Ambas estão a atender todos os pedidos que chegam via loja online e redes sociais e a enviar com a maior das brevidades (a primeira, disponibiliza a loja junto à Gulbenkian para recolha de encomendas pré-pagas, de segunda a sexta-feira, entre as 12h e as 16h). Vendem publicações de nicho e as mais recentes edições das mais consideradas revistas internacionais, mas também alguns projetos independentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As revistas continuam nas prateleiras da Under the Cover, mas também estão todas na loja online

É precisamente neste último grupo que a Stack se destaca. A loja de revistas britânica reúne as últimas novidades, entrega-as porta a porta e ainda disponibiliza um serviço de subscrição para aumentar o efeito surpresa. Com uma mensalidade de 15 euros, receberá uma nova edição de um título selecionado pela loja todos os meses.

Para cumprir os clássicos: flores

Não é que sejam precisos grandes conselhos para enviar flores à mãe neste dia, mas convém dar algumas dicas não vá a diversidade de opções revelar-se contraproducente. A norte, mesmo sem receber clientes, a Terrárea continua a ser a referência. Além dos ramos cheios de pinta e entregues à porta (a partir de 20 euros), tem plantas naturais, centros de mesa e refeições saudáveis. Também no grande Porto, a Bloom encabeça a lista de lojas da especialidade. Por estes dias, recomendam-se as rosas salmão.

Flores, plantas e comida. A Terrárea, em Matosinhos, é um três em um e entrega tudo em casa

À distância de um clique esta a Ticolas, uma florista online com sede em Lisboa que vai além da simples entrega de ramos em ocasiões especiais. A partir de 39,50 por mês, é possível fazer uma subscrição e começar a receber flores campestres em casa — a cada 30 dias, a cada quinzena ou todas as semanas. Se, ainda assim, continua a preferir os formatos mais tradicionais, tem um vasto leque de floristas de bairro a que pode recorrer. Instalada no Chiado, a quase centenária Pequeno Jardim faz entregas em toda a cidade. Pode sempre dar uma vista de olhos pelo Instagram e tirar de lá umas ideias.

Para ginasticar sem sair de casa

Mesmo sem saírem de casa, sobretudo se fizerem parte dos grupos de risco, é preciso que garantir que as mãos se mexem. Pretexto ideal para juntar o útil ao agradável e fazer de um pacote de aulas ou de uma subscrição de um ginásio online o presente para este Dia da Mãe atípico, a começar pela oferta do Fitness Up. A cadeia criou uma plataforma dedicada aos treinos virtuais, a UPTV, com aulas todos os dias, entre as 7h e as 22h, e ainda sessões gravadas acessíveis a qualquer hora. Os primeiros sete dias são gratuitos. A partir daí, custa 3,90 euros por semana.

Se as preferências maternas estão mais alinhadas com o silêncio e a serenidade do yoga, o professor Jean-Pierre de Oliveira disponibiliza aulas avulsas, com preços entre 5 e 8 euros, e um pacote mensal de 25 euros, com acesso ilimitado aos conteúdos do estúdio Yoga Spirit.

Além de agregar dezenas de aulas à distância é várias cidades do mundo, incluindo Lisboa, o Urban Sports Club ainda acredita que todas as casas são um ginásio em potência

Se o objetivo é ir variando, então a plataforma Urban Sports Club pode ser uma boa sugestão também. Através deste agregador, que tem uma aplicação própria para iOS e Android, pode aceder a uma rede nacional e internacional de estúdios e academias e inscrever-se para assistir em direto às aulas que mais lhe interessam. As mensalidades vão dos 29 aos 129 euros.

Para adoçar o palato

Se encararmos este 3 de maio como um dia de exceção, então mais vale esquecer que o excesso de açúcar é real e carregar na dose (e o facto de termos acabado de sugerir subscrições em ginásios online é pura coincidência). Por onde começar? Pela Crush Doughnuts, onde estes bolos grandes, fofos e cheios de coisas a acontecerem são confecionados apenas entre quarta-feira e domingo. Disponíveis para take-away no Ground Burger, em Lisboa, estas delícias obscenas também podem ir ao encontro de mães, pais, filhos, netos e sobrinhos através da Uber Eats. Os preços variam entre 2,95 e 5,95 euros. Decida-se rápido, costumam esgotar.

Habituada a pensar em ocasiões especiais, a Brigadeirando preparou (obviamente) algumas guloseimas em exclusivo para as mães da capital e arredores. Do Bolo Coração, em chocolate e com frutos vermelhos (45 euros), às tabletes decoradas (28 euros), a montra do Dia da Mãe até inclui um saco de pano e um postal ilustrados de edição limitada. Além de Lisboa, Oeiras e Cascais, as entregas estenderam-se às zonas de Sintra, Loures, Mafra e Seixal. No resto do país, apenas via CTT.

Como se um Bolo Coração e tabletes decoradas não fossem açúcar suficiente, a Brigadeirando ainda fez uma pavlova especial para o Dia da Mãe

No Porto, a especialidade doceira mais desejada é sobretudo uma. Os éclairs da Leitaria da Quinta do Paço estão de volta, depois de, num primeiro momento, a pandemia ter deixado suspensas a produção e a venda destes bolos. Nada temam os gulosos, porque tal como previsto o take-away e as entregas através da Glovo e da Uber Eats garantem que ninguém fica sem os doces desta casa centenária, assim haja estômago. Os preços vão de 1,10 a 2,20 euros. Por enquanto, encomendá-los é uma opção apenas na zona do Porto, mas a gerência diz que Lisboa está para breve.

Na invicta, até os tradicionais chocolates ganham um toque especial por estes dias. Na Equador, famosa chocolataria da cidade, às tabletes, bombons, trufas e pirulitos junta-se a possibilidade de deixar uma mensagem personalizada, num postal tão ao mais inspirador do que as embalagens e rótulos dos doces. Os preços são a partir dos 2,80 euros.

Para um dia em beleza

O mundo da beleza foi dos primeiros a ver nascer serviços de subscrição. Hoje, as beauty boxes são autênticos fenómenos, sejam elas generalistas ou de elevado nível de especificidade. A Wonderlandbox é uma das caixas do momento, com mensalidades que vão dos 20,99 aos 37,99 euros, a diferença entre receber uma surpresa de quatro produtos em casa e desembrulhar nove produtos de beleza e maquilhagem. As subscrições podem ser de um, três, seis e 12 meses.

Por falar em caixas, na liga da cosmética orgânica, a portuguesa Unii acaba de lançar novidades a pensar no Dia da Mãe, precisamente. São quatro as seleções de produtos: peles sensíveis, hidratação, cabelo e para quem está agora a entrar no universo da beleza natural. Os preços vão dos 19,90 aos 28,50 euros e a Organii oferece os portes de envio.

Uma das caixas preparadas pela Organii para o Dia da Mãe

E porque cuidar das unhas em casa, às vezes, pode ser difícil. Fica a sugestão do conjunto de manicure Vernigel, novidade da linha de unhas Cristina. Vem com dois vernizes, base, top coat, removedor, lima, pão de laranjeira e um pequeno catalisador LED. Custa 49,90 euros e é um kit de sobrevivência para todas as fãs. De verniz gel e de Cristina Ferreira, vá.

Para aprender algo novo

Mais do que uma questão de idade, juntar novas habilidades ao currículo é mesmo uma questão de tempo. Em havendo, é escolher o novo objeto de estudo entre as dezenas de opções ao dispor, garantir o material necessário (se for o caso) e deixar que a vida em quarentena dite um novo ritmo de aprendizagem. E porque não começar pela cozinha? Eis o campeonato de Alessandra Lauria, uma siciliana cuja especialidade educativa lhe valeu o cognome de Pasta Queen. E está quase tudo dito — através das aulas Rustic, ensina a fazer pasta fresca e ainda dá dicas sobre as receitas que dela podem resultar. Esta licenciatura em pasta fica por 27 euros.

Alessandra Lauria é a Pasta Queen e está a dar aulas a partir de casa

Já a conhecida Escrever Escrever mudou-se de armas e bagagens para a grande sala de aulas que é a internet. A agenda de curso mantém-se ao rubro, apesar da distância. Destaque para os cursos de Escrita Criativa, de Técnicas de Storytelling e de Escrita de Viagens, todos eles com início marcado para a primeira semana de maio e com um preço de 138 euros (10 horas).

Enquanto isso, e porque explorar o vasto mundo da maquilhagem também exige tempo, a portuguesa Sparkl disponibiliza dois workshops virtuais — um de auto-maquilhagem, outro de sobrancelhas. Nenhuma aluna terá de dividir atenções. As sessões são individuais e têm uma duração de 90 minutos (entre 20 e 30 minutos, no caso das sobrancelhas). Custam 59 e 19 euros, respetivamente.

Para as mães mais dadas aos trabalhos manuais, tem sempre a opção de lhe fazer chegar uma aula devidamente encaixotada. Em tempos de pandemia, a portuguesa Workshoped disponibiliza oito opções: bombas de banho, encadernação, carimbos, caligrafia, pintura a óleo, sabonetes, stencil e velas aromáticas. As caixas já trazem o material necessário, só terá de seguir as instruções pôr mãos à obra.

Para provar as iguarias do chef

Também não é todos os dias que a mãe poderá degustar um jantar ou almoço preparado por um chef. De facto, foi preciso o mundo entrar em quarentena para que as cozinhas mais elaboradas se abrissem à comodidade das entregas ao domicílio. No Cookoo, empresa portuguesa com uma cozinha onde cabem oito restaurantes diferentes, já está tudo a postos para a grande maratona do Dia da Mãe. A receitas têm a curadoria do chef Manuel Perestrelo e vão dos sabores mexicanos italianos e japoneses às iguarias vegetarianas e à comida confortável. Sem taxa de entrega, os preços começam nos 7 euros.

E já que o ambiente vai ser sempre caseiro, Marlene Vieira decidiu recuperar receitas tipicamente portuguesas e dar-lhes o seu toque. O resultado é um menu com especialidades do dia (por 9,90 euros), disponível através da Uber Eats de terça-feira a domingo, entre as 12h às 22h. A francesinha à moda do Porto é sempre uma opção. No decorrer da semana, juntam-se as bochechas de porco, o bacalhau no forno com broa de milho e o rosbife de novilho à mirandesa, entre outras, sempre com a assinatura da chef. No domingo, o destaque vai para o arroz de pato tradicional.

Ainda em Lisboa, não esquecer o menu à base de sopas vietnamitas e frango frito do Phoi Cavalo & Chicken de Hugo Brito. Também a Tasca da Esquina ( e todos os outros restaurantes de Vítor Sobral) e o Tapisco (de Henrique Sá Pessoa) estão ligados à plataforma Uber Eats.

Cogumelo portobello, pesto e mozzarela gratinada. Uma receita do chef Frederico Azevedo, entregue porta a porta

No Porto, Frederico Azevedo pode ter visto o seu Reitoria fechar portas, mas nem por isso o chef baixou os braços. Em resposta à quarentena, criou o projeto Your Chef by Reitoria, com um menu bastante completo de base tradicional portuguesa. Os pratos do dia custam 9 euros, a la carte vão até aos 32 euros. Mas o chef dedicou ainda uma ala do menu às especialidade vermelhas — da posta da vazia à moda da casa ao txuleton, não é por estar em casa que lhe vai faltar carne.

OWish Restaurante & Sushi do chef António Vieira também está a garantir entregas com ementas fechadas ao fim de semana. A mãe gosta de picante? Talvez o Boteco Mexicano de Luís Américo seja a opção adequada.

Para juntar uma planta à coleção

Se a mãe já tiver dado provas de que é capaz de cuidar de um ser vivo composto por caule e folhas, então é seguro acionar este plano. Por vezes, onde se vendem flores também se podem encomendar plantas — é o caso da já mencionada Terrárea em Matosinhos, e da Bloom no Porto. Mas há clássicos que persistem e o Horto da Boavista é um deles. O espaço convida os clientes a encomendarem online, embora haja um horário reduzido para levantar pedidos na própria lojas. Ainda assim, são feitas entregas ao domicílio. A partir de 50 euros e num raio de cinco quilómetros, são gratuitas.

A Generosa é uma plataforma portuguesa que adapta as várias espécies de plantas a cada espaço da casa

Em Lisboa, o Horto do Campo Grande parece não ter tido grandes dificuldades em adaptar-se a este período adverso. Além da loja online, nas redes sociais, estes espaço disponibiliza números de telefone para quem estiver disposto a substituir uma visitante convencional por uma detalhada videochamada. Feitas as encomendas, o maior horto da capital deixa-lhe as plantas à porta. Desta lista faz também parte a Generosa. Plataforma online que reúne mais de 20 espécies e ainda acompanha os clientes na (por vezes) árdua tarefa de cuidar de uma planta.

Para brindar, mesmo à distância

O brinde é uma espécie de unidade mínima e indivisível de toda e qualquer celebração, logo, ninguém, em nenhuma circunstância, deverá ser privado destes instantes de gáudio, sozinho ou acompanhado. O que dizer de uma mãe, então, esse ser que já padeceu o suficiente para se poder dar ao luxo de brindar vitaliciamente sem ter de se preocupar com mais nada. É por isso que nada lhe pode faltar. O Machimbombo, restaurante e bar lisboeta que mistura cocktails, néones, dim sum e DJs, está a entregar em casa as suas mais populares receitas, à base de espirituosas, ervas aromáticas e especiarias improváveis. Falamos de cocktails, claro, porém no aconchego do lar. Os preços variam entre 8 e 14 euros.

O Machimbombo está a entregar os mui apreciados cocktails entre quinta-feira e domingo

A cerveja artesanal também pode muito bem aprender o caminho para casa — a Musa entrega gratuitamente em todo o país. O vinho segue o mesmo exemplo e com um número ainda maior de opções. Escolha em função do gosto e, caso a dúvida persista, ceda à bebida mais festiva de todas, o espumante. A garrafeira Wines 9297 tem loja online e dedo para escolher néctares da Bairrada.

Para uma joia de mãe

E se a sugestão final for uma peça de joalharia aparentemente simples, mas com um detalhe suficientemente especial para causar uma ponta de comoção. A portuguesa Mel Jewel levou o desafio a sério e, mesmo à distância, permite que qualquer filho ou filha bem intencionada possam gravar a própria impressão digital numa medalha de prata. As fundadoras da marca explicam tudo no Instagram, e se não for muito dado a presentes personalizados, pode sempre dar uma vista de olhos nas restantes coleções. A edição Fingerprints custa 90 euros (55 apenas a medalha).

Mesmo à distância, vai poder gravar a sua impressão digital numa medalha de prata