Título: A Paixão
Autor: Jeanette Winterson
Editora: Elsinore
Ano da Edição: março de 2020
Páginas: 216
Preço: 16,59€

O romance foi publicado originalmente em 2001, mas só agora chegou a Portugal, pela Elsinore

Nos primeiros anos da década de 1800, Henri, um jovem dos arredores pobres de Paris, alista-se no exército francês. Tal como o resto do país, Henri estava perdido de amores por Napoleão Bonaparte, “o corso, nascido em 1769, de signo Leão”. Com o seu mentor padre, que lhe tinha dito que talvez “Bonaparte fosse o Filho de Deus regressado à Terra”, tinha estudado as suas batalhas e campanhas em vez de história e geografia; com a ajuda de um velho mapa-múndi, tinha olhado “para os sítios onde ele tinha ido” e visto “as fronteiras da França a dilatar-se lentamente” enquanto ele somava conquista atrás de conquista.

Essa paixão só cresceu assim que chegou a Boulogne, de onde é possível ver o outro lado do Canal da Mancha. Henri queria ser tambor, mas a fraqueza das suas mãos fez com que acabasse a trabalhar nas cozinhas e a servir comida ao próprio Napoleão, que não comia outra coisa a não ser frango assado. Bonaparte queria conquistar Inglaterra, mas os seus soldados insistiam em ir viver com as sereias. À medida que o número de mortes aumentava e os soldados afogados eram substituídos por outros soldados que acabavam igualmente no fundo do mar, a paixão cega de Henri pelo imperador a quem os franceses tinham chamado imperador antes de o ser foi-se transformando em ódio e o ódio em obsessão.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.