Jahirul Islam, de 29 anos, é a primeira morte por Covid-19 na faixa etária abaixo dos 30 anos. Natural do Bangladesh, mas com autorização de residência em Portugal, era hipertenso e tinha ainda mais outra patologia que, no entanto, não foi revelada, segundo noticiou a SIC.

O empresário, da zona do Martim Moniz, em Lisboa, deu entrada no hospital Curry Cabral a 4 de abril com a mãe, ambos infetados com o novo coronavírus. Jahirul Islam morreu segunda-feira e foi já a enterrar, esta terça-feira, no Cemitério do Lumiar, avançou o presidente do Centro Islâmico do Bangladesh, Rana Taslim, ao Jornal de Notícias. A mãe já se encontra bem, a recuperar em casa, segundo ainda Rana Taslim.

A viver em Lisboa desde 2011, Jahirul Islam era um empresário, proprietário de um restaurante, de alguns hostels e de uma loja de artesanato em Lisboa. Vivia com a mulher, uma filha, a mãe e a irmã.
A notícia chega no dia em foi registada a subida mais baixa do número de mortos desde o dia 25 de Março.
O boletim epidemiológico da Direção Geral de Saúde dá conta de onze mortes por Covid-19. Até agora, a faixa etária mais baixa a registar a ocorrência de óbitos tinha sido entre os 40 e os 49 anos de idade.

Na conferência de imprensa, quando questionado sobre esta vítima mortal em questão, uma vez que se trata do primeiro óbito em Portugal abaixo dos 30 anos, Diogo Cruz, subdiretor da Direção-Geral da Saúde, lamentou a morte do jovem mas não quis adiantar pormenores. “Existe a lamentar, de facto, uma morte entre os 20 e os 29 anos. Transmitimos os nossos sentimentos aos amigos e família”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR