O Batman e o Super Homem já foram. Os super-heróis são agora outros. Numa nova obra de arte criada por Banksy e doada pelo artista anónimo de Bristol a um hospital britânico, uma criança brinca com a sua nova figura de eleição. Desta feita os super-heróis do passado estão no “caixote” de lixo, porque quem tem super poderes é agora uma boneca vestida com uma capa, de máscara de proteção colocada na cara, com o símbolo da Cruz Vermelha e com uma bata de profissional de saúde.

New Banksy artwork pays tribute to NHS heroes

@ Andrew Matthews/PA Images via Getty Images

A obra chama-se “Game Changer”, expressão idiomática em inglês que se refere a uma espécie de momento que alterou por completo o paradigma das coisas, que mudou tudo. Com referência óbvia à pandemia do novo coronavírus, que deixou pelo menos em algum tipo de confinamento um terço da população mundial, esta nova obra de Banksy que homenageia as enfermeiras e os profissionais de saúde foi doada a um hospital de Southampton, refere a estação CNN.

O próprio Banksy, talvez o mais famoso artista e ativista de arte urbana no mundo, decidiu partilhar uma imagem da nova obra na sua conta oficial na rede social Instagram, apenas com o título (“Game Changer”) como legenda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

New Banksy artwork pays tribute to NHS heroes

@ Andrew Matthews/PA Images via Getty Images

A figura que se é a mais famosa da sua área, é também a mais enigmática — há anos que parte do mundo tenta, sem sucesso, descobrir-lhe a identidade —, terá enviado ainda uma nota ao hospital a que doou a obra, segundo a estação britânica BBC. Nesta nota, Banksy terá escrito: “Obrigado por tudo o que estão a fazer. Espero que isto ilumine um pouco o espaço, mesmo que seja apenas a preto e branco”.

Trata-se de uma obra quase toda monocromática, de cerca de um metro quadrado, que está agora afixada junto a um corredor do hospital de Southampton, como se percebe pelas imagens. Segundo a BBC, vai ficar pendurada neste hospital até ao outono, altura em que será vendida em leilão solidário, para angariar dinheiro para o serviço público de saúde britânico (NHS).

Andrew Lilley, colecionador de Banksy. “Ele é como o Pai Natal: quem é que quer estragar tudo e contar a verdade?”