Elon Musk, o multimilionário e presidente executivo de empresas como a Tesla e a SpaceX, pode encontrar dificuldades em registar o nome que, juntamente com a cantora Grimes, a mãe do bebé, escolheu para o seu filho. Os pais querem chamar a criança de X Æ A-12. Contudo, no estado da Califórnia as regras para se registar um nome podem impedir este passo.

X Æ A-12 é o nome do bebé de Elon Musk com a cantora Grimes. Parece estranho mas há uma explicação

Como conta a CNN, na Califórnia, o estado dos EUA onde Musk tem várias casas e supostamente vive, apenas permite registar nomes de crianças que utilizem as 26 letras do alfabeto inglês. Isto significa, por exemplo, que nomes como António, José ou Tomás não podem ser registado por causa do acento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ora, o nome X Æ A-12 não só tem um hífen, como algarismos e junção das vogais A e E (uma alusão a inteligência artificial e no que seria em linguagem élfica, explicou Grimes). Por causa disso, não será permitido registar na Califórnia a criança com esse nome.

O nome do filho de Grimes e Musk, cujo nascimento foi anunciado ao mundo através do Twitter, gerou bastante polémica nesta rede social. “Como se pronuncia?”, questionaram. “Por favor, mudem o nome”, pediram outros. Em resposta, Grimes justificou a peculiar escolha.

O “X” é uma referência à “variável desconhecida”. Depois há a ligação das letras “Æ”, que pretende associar-se a ideia de “AI”, uma referência à inteligência artificial que é também da palavra amor para algumas línguas isto numa escrita élfica segundo Grimes. Por último, A-12, que é o modelo de avião favorito do casal e precursor do SR-71 (a cantora fez uma gralha ao escrever, que assumiu), uma aeronave  “sem armas, sem defesa, sem velocidade” que é “excelente em batalha sem ser violenta”.

A estas referências junta-se ainda, explicou a cantora, o facto do “A” remeter à canção favorita da artista, que se chama “Archangel” [Arcanjo, em português] (não é especificado o autor), e o “12” representa o signo chinês do rato.

Este é o primeiro filho entre Grimes e Musk. O multimilionário já tinha cinco filhos de casamentos anteriores chamados de Griffin, Xavier, Damian, Saxon e Ka.