J.K. Rowling, a escritora por detrás dos livros de Harry Potter — que, como disse recentemente no Twitter, não teve inspiração na histórica Livraria Lello, no Porto — anunciou que vai lançar um novo livro. A história é direcionada ao público infantil, chama-se The Ickabog e vai ser lançada gratuitamente online a partir desta terça-feira, “um ou dois capítulos” de cada vez.

De acordo com um comunicado da autora britânica, a ideia para o livro surgiu quando ainda estava a escrever a saga do jovem feiticeiro e o objetivo era lançá-lo após Harry Potter e os Talismãs da Morte, o último volume, chegar ao mercado. Contudo, acabou por decidir fazer “uma pausa” na literatura infanto-juvenil. Lançou dois livros para adultos sob o pseudónimo Robert Galbraith e “o rascunho de The Ickabog ficou no sótão durante uma década”.

Apesar de o lançamento oficial do livro ser só em novembro, a partir das 15h desta terça-feira, o primeiro capítulo passou a estar disponível (apenas em inglês) na página oficial da obra. Durante as próximas sete semanas, vão sendo lançados outros. A autora espera que a história mantenha as crianças entretidas durante a pandemia de Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao mesmo tempo que anunciou este novo livro, Rowling disse estar recetiva a sugestões de ilustração para a história. As que gostar mais vão ser incluídas na versão física do livro.

Os direitos de autor de The Ickabog vão ser doados a organizações e projetos afetados pelo novo coronavírus.

Contactada pelo Observador, a Editorial Presença, responsável pela publicação das obras de J.K. Rowling em Portugal, admitiu estar já “a avaliar a publicação deste novo livro”.

Artigo atualizado às 10h11 de 27 de maio de 2020 com a resposta da Presença