Lembra-se do Meyers Manx da década de 60? Está como que de volta numa edição limitada, feita sob encomenda e de preço não divulgado. O motivo de tamanho secretismo prende-se com a exclusividade do veículo, ou não tivesse este buggy a assinatura da marca de luxo francesa Berluti, conhecida pelas suas linhas de vestuário, calçado e acessórios que, essencialmente, não estão ao alcance de todas as carteiras.

Denominada Berluti Dune Buggy, esta reinterpretação do modelo que o engenheiro californiano Bruce F. Meyers popularizou – sobretudo quando começou a bater recordes e a bater-se pelo estatuto de melhor veículo para circular na areia tendo apenas tracção traseira – inspira-se nessa nostalgia do passado, mas acrescenta-lhe muitos detalhes de requinte. Tantos que se assume como uma espécie de Rolls-Royce dos areais, partindo, tal como o original de 1964, do chassi e motor do Volkswagen Carocha.

O bloco é um quatro cilindros refrigerado a ar com 1600 cc e duplo carburador, preparado para debitar 90 cv. A potência até pode parecer “curta”, mas como o buggy pesa apenas 500 kg, estão reunidas as condições para o Berluti se revelar expedito – a caminho da praia ou nela.

Montado à mão, sobre um chassi tubular especialmente trabalhado para digerir impactos sem queixumes, o Berluti Dune Buggy troca a original carroçaria em fibra de vidro por poliéster e ostenta os mais elevados padrões, em matéria de construção artesanal e escolha de materiais. A selecção, digna de levar o carimbo da Berluti, recai sobre revestimentos a pele – ou não fosse este material dos que mais contribui para a reputação da marca francesa. Por isso, há pele praticamente por todo o lado: volante, bancos, tablier e até a alavanca da caixa de velocidades recebem a protecção do couro. E a capota em lona, com o logótipo da griffe, condiz com a bagageira. Todo o conjunto, proposto pelo chefe de design da Berluti Kris Van Assche, casa com requintada perfeição com a linha de acessórios de viagem lançada recentemente em parceria com a Globe-Trotter.

Mas como há sempre quem queira mais, melhor ou (simplesmente) diferente, o Berluti Dune Buggy presta-se à máxima personalização. Certamente, porque quem compra um buggy cujo preço está no segredo dos deuses não quer que ele se confunda com outros buggies que andam por aí…

https://www.facebook.com/Berluti/videos/187246549184177/

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR