Uma série com um ponto ganho em 21 possíveis, entre a segunda semana de novembro e meio de dezembro. Uma sequência de de cinco derrotas seguidas antes e depois da pandemia, quebrada por um empate frente ao Friburgo. Olhando para os resultados e para o que joga o Eintracht Frankfurt, chegar à 31.ª jornada ainda a tentar garantir os pontos necessários para a permanência sabe a pouco – mas foi nesta mesma 31.ª jornada que esse objetivo ficou fechado e com a equipa a mostrar em 45 minutos que pode fazer mais. Por culpa de André Silva, mais uma vez.

Um, dois, três, quatro. O meu nome é Silva, André Silva. E sou um goleador (e não moeda de troca)

Frente a um Hertha Berlim com posição consolidada a meio da tabela classificativa, o conjunto de Frankfurt até saiu para o intervalo na frente com um golo de Piatek, avançado polaco que se alguém dissesse que no mercado de janeiro seria transferido para a equipa de Bruno Labbadia e não para outra qualquer formação com metas mais ambiciosas poucos ou nenhuns acreditariam. No entanto, já no primeiro minuto de descontos antes do intervalo, Boyata teve uma falta em cima do limite da área e viu o vermelho direto, no lance que mudaria o encontro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com mais uma unidade em campo, Adi Hutter, que este sábado apostou em Sow, Kamada e Dost como elementos mais ofensivos do Eintracht, abdicou de Lucas Torró e lançou André Silva. Mais um jogador na frente, uma outra liberdade para Sow e Kamada, a goleada que se tornou inevitável no decorrer do segundo tempo.

Apenas seis minutos depois de ter entrado, e num lance que nasceu num cruzamento largo da direita, o avançado português conseguiu o desvio de cabeça na área para o remate certeiro de Bas Dost (51′). E a pouco menos de meia hora do final do encontro já estava feita a reviravolta, desta vez na sequência de uma fantástica jogada de Kamada a fintar adversários de um lado para o outro até entrar na área e assistir para André Silva fazer o 2-1 de calcanhar (62′), num golo com nota artística mas que era o único recurso para o dianteiro desviar para a baliza.

O encontro tinha mudado em definitivo mas a goleada ainda estava para chegar, com Evan N’Dicka a fazer o 3-1 aos 68′ que quebrou de vez o Hertha Berlim antes de André Silva, lançado nas costas da defesa contrária, avançar no terreno e rematar forte de pé direito sem hipóteses para Jarnstein, fechando as contas em 4-1 (86′).

Com mais dois golos neste regresso da Bundesliga, André Silva tornou-se o melhor marcador da prova depois da paragem com um total de seis golos em sete jogos, contribuindo de forma direta para três vitórias nos últimos quatro jogos do Eintracht Frankfurt que subiu assim ao nono lugar do Campeonato na semana em que perdeu a possibilidade de chegar à final da Taça da Alemanha após perder com o Bayern em Munique por 2-1. Em paralelo, esta é também a época com mais golos (14) do português desde que saiu do FC Porto em 2016/17.