Alunos da Universidade Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, produziram um curioso veículo mono-roda, capaz de se deslocar pelos seus meios e equipado com o que parecem ser os comandos habituais. Mas não querem ficar por aí: pretendem conquistar um lugar no Livro dos Recordes do Guinness.
A Duke Monowheel, concebida pelo Team EV360, foi projectada para atingir uma velocidade de 70 milhas por hora, cerca de 112,6 km/h. Caso alcance esta fasquia, será capaz de bater o actual recorde para este tipo de veículo, de momento fixado em 98,464 km/h, entrando assim por direito próprio para o Guinness.
https://www.facebook.com/467077926809676/videos/2206190496146489
O vídeo regista uma fase já bastante avançada dos testes, com a mono-roda a revelar alguma instabilidade, que deverá ter já provocado várias quedas ao piloto, uma das quais capturada para a posteridade. Tudo seria mais fácil caso o modelo recorresse a giroscópios que mantivessem a moto direita, como acontece com as Segway, mas isso faria disparar os custos e, provavelmente, sairia do âmbito do curso (e do orçamento) dos jovens.
https://www.youtube.com/watch?v=ifHBpXr6A5Q&feature=emb_logo
Com apenas uma roda de um raio muito generoso, o veículo de Duke permite uma posição de condução tradicional, recorrendo também ao mesmo tipo de comandos. O motor é eléctrico, transmitindo a força à parte exterior do aro, uma vez que a parte interior é estrutural e faz parte integrante do quadro do veículo. O equilíbrio parece mais problemático mas, à medida que a velocidade aumenta, deverá tornar-se mais fácil. Aumenta o equilíbrio, mas também a probabilidade de o condutor se aleijar se algo correr mal…