Passar 90 minutos de um jogo sem marcar qualquer golo não era propriamente uma grande notícia em relação a André Silva. Não era até à paragem, não era até à retoma. A partir daí, tornou-se “estranho” e foi essa a sensação com que se chegou ao final do empate do Eintracht em Colónia, na penúltima jornada. Antes, e ao longo de novo encontros que passaram a equipa de Frankfurt da luta pela permanência para uma posição estável a meio da tabela, o português tinha marcado sete golos em oito jogos, chegando assim à melhor temporada no estrangeiro, com mais remates certeiros e assistências do que conseguira no AC Milan e no Sevilha. E acabou com chave de ouro.

Na receção ao Paderborn, último classificado da Bundesliga já sem hipóteses de fugir à despromoção, o Eintracht chegou à vantagem ainda no quarto de hora inicial com um golo de Sebastien Rode (9′) e aumentou o avanço antes do intervalo por André Silva, que fez o 2-0 após assistência de Danny da Costa na pequena área (32′). O antigo avançado do Sporting Bas Dost aumentou para 3-0 logo aos 52′ e o máximo que os visitantes conseguiram foi reduzir com dois golos de Dräger (55′) e Sven Michel (75′), que permitiu ao conjunto de Adi Hutter acabar a época com cinco vitórias e dois empates em oito jogos no dia em que Gonçalo Paciência regressou aos relvados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao todo, André Silva, de 24 anos, terminou a Bundesliga com 12 golos (e três assistências), dos quais oito apenas nos últimos dez jogos (segundo melhor marcador da “retoma”, apenas atrás do polaco Lewandowski, goleador do Bayern que voltou a marcar de penálti), e fez 16 golos em 35 encontros entre Campeonato, Taça da Alemanha e Liga Europa, numa média bem superior aos dez golos em 40 jogos no AC Milan em 2017/18 e aos 11 golos em 40 jogos no Sevilha em 2018/19. Isto numa altura em que se continua a falar na possibilidade de Ante Rebic ficar em definitivo em Milão, onde está por empréstimo, permanecendo o português no conjunto germânico.

Uma jogada a três toques, o sétimo golo em oito jogos: André Silva continua “on fire” e é o avançado da retoma

Nos outros encontros da última jornada, destaque para as duas decisões que estavam ainda por tomar: ao ganhar em casa ao Hertha Berlim, o B. Mönchenglabach garantiu a participação na próxima edição da Liga dos Campeões, ficando no quarto lugar à frente do Bayer Leverkusen (que ganhou ao Mainz); e o Werder Bremen assegurou a presença no playoff de permanência após golear o Colónia por 6-1, aproveitando a derrota do Fortuna Düsseldorf frente ao Union Berlin que fez com que o conjunto descesse desde já à Segunda Liga alemã.

Nos dois encontros dos primeiros classificados, o Bayern goleou fora o Wolfsburgo por 4-0 com golos de Coman, Cuisance, Robert Lewandowski e Thomas Müller, ao passo que o B. Dortmund terminou a competição a ser goleado em casa pelo Hoffenheim por 4-0 com quatro golos do avançado croata Kramaric.