A Câmara Municipal de Oeiras, o distrito de Lisboa, e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) ofereceram esta sexta-feira dois ventiladores e milhares de máscaras a Moçambique para o combate à pandemia de Covid-19.

No âmbito do apoio que tem vindo a ser dado pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa [PALOP], foi hoje entregue ao embaixador de Moçambique em Portugal dois ventiladores, 10 mil máscaras cirúrgicas e 12 mil máscaras reutilizáveis para o apoio ao combate à Covid-19″, afirmam as duas entidades num comunicado conjunto divulgado esta sexta-feira.

De acordo com o documento, as duas entidades doaram ainda três equipamentos de análise laboratorial e dois microscópios ao Hospital de Ibo, assim como cerca de 400 embalagens de complexos vitamínicos infantis destinados à província de Cabo Delgado, no norte do país, onde os conflitos na região têm provocado o deslocamento das populações.

A iniciativa contou também com o apoio da associação Kanimambo.

Esta doação insere-se num conjunto de ações que visaram vários PALOP, com o objetivo de dar resposta à crise sanitária provocada pela Covid-19, colmatando as necessidades sentidas no acesso a equipamento de tratamento médico e proteção individual”, acrescentam as duas instituições.

A iniciativa conjunta representa um investimento total superior a 700 mil euros.

O material foi entregue esta sexta-feira ao embaixador de Moçambique em Lisboa, Joaquim Bule, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, e pelo representante diplomático do Imamat Ismaili (Aga Khan), Nazim Ahmad, adianta a nota.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (3.071 casos e 51 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.654 casos e 24 mortos), Cabo Verde (1.384 casos e 15 mortos), Moçambique (939 casos e seis mortos), São Tomé e Príncipe (719 casos e 13 mortos) e Angola (328 infetados e 18 mortos).