Christian Senger é o responsável máximo de tudo o que é software nos veículos VW mas, de acordo com o jornal alemão Handelsblatt, tem os dias contados. Tudo indica que os danos económicos devidos aos atrasos provocados pelos VW Golf e VW ID.3, relacionados com problemas de software, foram a gota de água que fez transbordar o copo da administração da marca alemã, já para não falar nos prejuízos. Isso e os danos de imagem, pois durante meses não se falou noutra coisa que não fossem os problemas de programação que a marca alemã não conseguia ultrapassar.

Senger foi contratado à BMW pelo CEO da VW e do Grupo Volkswagen AG, Herbert Diess, sendo que também ele é oriundo da marca bávara. Face à necessidade de electrificar a plataforma MEB, destinada exclusivamente a veículos eléctricos, Diess achou por bem ir buscar o homem que tratou do assunto quando a BMW teve necessidade de conceber o i3.

Além de Christian Senger, a VW optou por adquirir uma série de startups especializadas em software, para se munir do know-how necessário para vender novos serviços aos condutores de veículos eléctricos, como por exemplo o incremento de capacidade da bateria, ou de potência, além das actualizações over-the-air, como é habitual na Tesla. Porém, tudo indica que, apesar do imenso potencial e do generoso número de técnicos contratados, sobressaíram diversos problemas que tardaram em ser resolvidos.

Mas a dança de cadeiras dentro da VW não se limita apenas à divisão de software, dado que atacou igualmente alguns CEO, respectivamente o da Skoda, da VW Veículos Comerciais e da Traton, a divisão de veículos pesados do grupo (MAN, Scania). O CEO da Traton, Andreas Renschler, cede o seu lugar a Matthias Gründler, até aqui o CFO, um pouco à semelhança do que aconteceu com o CEO da VW Veículos Comerciais, Thomas Sedran, que abandona o cargo em favor de Carsten Intra. Já a substituição do CEO da Skoda é a que causa maior estranheza, uma vez que o actual CEO, Bernhard Maier, dirigiu a empresa checa durante um período de grande crescimento. O seu substituto será nomeado em Agosto, durante a próxima reunião da administração da Skoda, de acordo com a lei da República Checa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR