A Universidade de Aveiro (UA) vai abrir no próximo ano letivo 12 novos cursos, incluindo uma licenciatura em Eletrónica e Mecânica Industrial, que procura dar resposta às necessidades inerentes ao conceito de Indústria 4.0, informou esta terça-feira fonte académica.

Segundo um comunicado da UA, esta nova licenciatura, disponibilizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), visa formar profissionais para o exercício de funções técnicas na indústria, integrando as áreas da eletrónica, mecânica e automação de modo a proporcionar uma visão abrangente, resultante de uma formação multidisciplinar, complementada por uma visão sistémica e integrada dos processos industriais.

O perfil profissional foi definido procurando dar resposta às necessidades inerentes ao conceito de Indústria 4.0, o qual engloba a integração das tecnologias digitais nos processos de fabrico”, refere a mesma nota.

A UA realça ainda que o modelo de ensino baseado em projetos, estará igualmente presente neste novo ciclo de estudos, adiantando que desde o 1.º ano, os estudantes serão desafiados a desenvolver projetos e a propor soluções com aplicação no mundo empresarial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além de uma sólida formação científica e técnica, este modelo promove um conjunto de competências transversais cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, como a liderança, o trabalho em equipa e a capacidade de tomar decisões”, refere a UA.

No próximo ano letivo, a UA terá ainda cinco novos mestrados: Gestão da Qualidade Total, Manufatura Aditiva, Produto e Tecnologia Digital, Cibersegurança e Ciência de Dados para Ciências Sociais.

Seis programas doutorais complementam as novas propostas de formação da UA para o ano letivo de 2020/2021: em Bioquímica, em Biotecnologia, Engenharia Química, em Química, em Nanociências e Nanotecnologia e em Inovação em Empresas – Doctorate in Business Innovation (DBI).

O período de candidaturas a pós-graduações decorre de 20 de julho a 21 de agosto. O concurso geral de acesso ao ensino superior (licenciaturas e mestrados integrados) decorre de 7 a 23 de agosto.