O Hospital de Vila Franca de Xira, com mais de 40 pessoas infetadas com Covid-19, pediu esta quarta-feira o encaminhamento temporário de doentes que chegam às urgências desta unidade através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes para outros hospitais.

O Hospital Vila Franca de Xira [distrito de Lisboa] solicitou […] o encaminhamento dos doentes orientados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para serviços de urgência de outras unidades hospitalares”, explicita a informação enviada à agência Lusa pela unidade hospitalar.

A mesma informação acrescenta que a medida é “temporária” e “decorre da necessidade de garantir resposta nos serviços de internamento que, atualmente, se encontram com capacidade limitada”. Contudo, o serviço de urgência do hospital “mantém-se disponível aos utentes que se desloquem pelos próprios meios”.

O Hospital de Vila Franca de Xira registou esta quarta-feira 19 doentes e 23 trabalhadores contagiados com o SARS-CoV-2, disse à Lusa fonte hospitalar. A existência deste surto foi divulgada na terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Covid-19: uma morte e 42 infetados no Hospital em Vila Franca de Xira

“O Hospital Vila Franca de Xira informa que realizou um total de 290 testes de despistagem à covid-19 à população hospitalar, destes registaram-se 238 resultados negativos, entre colaboradores e doentes. Com teste positivo foram identificados 19 doentes internados e 23 profissionais”, adianta fonte hospitalar, em nota enviada à Lusa.