Um surto de Covid-19 no Hospital de Egas Moniz levou ao condicionamento dos serviços de Radiologia e Neurorradiologia. Em causa estará o número de casos positivos para o novo coronavírus entre os profissionais de saúde, o que deixou o serviço sem técnicos para realizar os exames.

Ao Observador, fontes no hospital tinham dado conta do encerramento daqueles serviços, com muitos dos exames a serem desmarcados. Na reação, porém, a administração do Egas Moniz confirma a existência de infetados, mas nega que isso tenha levado a encerrar qualquer serviço.

O Observador conseguiu confirmar que, de facto, os serviços não estão encerrados, mas só funcionam parcialmente: só aceitam doentes urgentes internado. Todos os exames em ambulatório, de doentes não internados, foram desmarcados, segundo as fontes ouvidas pelo Observador. Neste momento, não há previsão para retomar o funcionamento normal.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental confirmou que, “no final da semana passada, foram detetados casos positivos para SARS-CoV-2” no hospital, mas sem identificar o serviço. No serviço de Radiologia e Neurorradiologia, as pessoas que mostraram sintomas foram testadas e confirmou-se estarem infetadas. Outras pessoas do serviço foram testadas, estando várias positivas, umas sintomáticas outras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Grande parte dos profissionais está em quarentena ou isolamento profilático, por estar infetado ou ter tido contacto com infetados. As pessoas que testaram negativo e não apresentam sintomas continuam a trabalhar, diz uma fonte do serviço.

O Observador soube também que foram registados casos de infeção por SARS-CoV-2 em médicos e doentes da Medicina Interna, embora não tenha conseguido confirmar se os dois surtos estão relacionados.

O Observador contactou também a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Ministério da Saúde, mas nenhuma das entidades prestou, até ao momento, esclarecimentos sobre a situação.

No final de junho, tinha sido registado um surto no Serviço de Medicina Interna do hospital com, pelo menos, seis doentes e 11 profissionais de saúde infetados.

Surto no Hospital Egas Moniz. Já há seis doentes e 11 profissionais infetados

[Notícia atualizada às 16h35, com a resposta da administração do Hospital de Egas Moniz]
[Notícia atualizada às 19 horas, com informação sobre que tipo de serviços estão a ser prestados e quando se identificaram os primeiros casos]